Você já parou para pensar sobre o impacto das transformações impulsionadas pela pandemia? Embora prever o futuro ainda seja uma tarefa difícil, algumas pesquisas já identificaram possíveis comportamentos do mercado de trabalho pós-pandemia, incluindo tendências que foram fortemente impulsionadas devido às restrições adotadas para evitar a propagação do vírus.
Nesse sentido, temas como home office, automação de processos e transformação digital, que estavam previstos para acontecer ao longo dos próximos anos foram incorporados à realidade em dias ou semanas, e se tornaram uma questão de sobrevivência para as empresas, já que a capacidade de se adaptar com facilidade é uma habilidade fundamental para se manter relevante nesse cenário.
Home office chegou para ficar
Com a imposição do distanciamento social e a rápida migração para o home office, as empresas precisaram revisar as políticas de trabalho remoto e garantirem uma infraestrutura mínima para os colaboradores. Essa modalidade agrega diversas vantagens, como a possibilidade de contratar colaboradores de qualquer localização, redução dos custos do escritório, ganho em qualidade de vida sem o tempo gasto no deslocamento e maior flexibilidade de horários.
A tendência é que mesmo após o retorno aos escritórios, o modelo de trabalho híbrido, realizado parte em casa e parte presencial, seja adotado por muitas empresas. O que também será benéfico, já que ajudará a resolver pontos gerados pelo home office, como ruídos de comunicação, redução do engajamento e a falta de estímulos à interação.
Aprendizagem continuada
Com tantas transformações ocorrendo ao mesmo tempo, os profissionais devem se dedicar ao aprimoramento do conhecimento para se adaptar a esse novo cenário. Assim, o profissional que tiver como característica a aprendizagem continuada, também conhecida como lifelong learning, será cada vez mais valorizado pelas empresas.
Esse conceito é baseado na ideia de continuar aprendendo durante toda a vida, realizando cursos e buscando novas habilidades. Por isso, os profissionais que estão utilizando o tempo da quarentena para estudar, se aprofundar em alguns assuntos e desenvolver novos conhecimentos e competências tendem a ser mais procurados pelas empresas em 2021.
Novas habilidades
Não é surpresa nenhuma que, com o passar dos anos, o mercado de trabalho vem ficando cada vez mais saturado e competitivo. É nesse ponto que as soft skills fazem toda diferença nos processos seletivos. Comunicação, empatia, flexibilidade e inteligência emocional são algumas das habilidades que terão um peso ainda maior após a transformação digital das empresas.
As habilidades comportamentais e socioemocionais serão tão valorizadas quanto as hard skills, ou até mais, dependendo da empresa. Por isso, é importante fazer uma análise crítica do seu perfil, entendendo quais habilidades você deve desenvolver e aprimorar cada vez mais.
Transformação digital
Se antes ainda existiam empresas em dúvida sobre a importância da transformação digital dos negócios, a pandemia mostrou que o único caminho para se manter competitivo está no ambiente online.
A quarentena também trouxe impactos significativos na relação entre consumidor e empresas, aumentando as compras online significativamente, comportamento que deve continuar nos próximos anos.
Nesse contexto, o conhecimento sobre tecnologia deve ser cada vez mais valorizado pelas empresas. Acredita-se que o investimento em aplicativos e ferramentas voltadas ao consumidor, como segurança digital, e-commerce e experiência do usuário.
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