Quem faz Arquitetura e Urbanismo aprende a planejar, projetar, construir e organizar os espaços. Além disso, podem ser tanto locais internos quanto externos.
Essa habilidade é essencial para a criação, implantação e manutenção de espaços funcionais, agradáveis e acessíveis, tanto para uso individual quanto coletivo.
Profissionais da área devem ter foco na funcionalidade de seus projetos, incorporando conhecimentos de áreas correlatas, como engenharia de materiais, recursos hidráulicos e meio-ambiente.
Mas a Arquitetura também abre espaço para uma visão estética desses projetos. O arquiteto ou urbanista é o profissional responsável por não apenas garantir que algo seja funcional e sim inclua beleza, estilo pessoal, conforto e compatibilidade com a visão do(s) cliente(s).
Um arquiteto ou arquiteta têm muitas opções de área para seguir no ramo. Como por exemplo paisagismo e urbanismo, restauração e retrofit, projetos de edifícios, projetos interiores e iniciativas de urbanismo.
Levando isso em conta, a graduação de Arquitetura e Urbanismo tem como proposta pedagógica e social a formação de profissionais que entendam a criação, o acompanhamento e a manutenção de projetos arquitetônicos em todas as suas facetas.
Inclui disciplinas práticas e teóricas, além de atividades de extensão e pesquisa sobre o impacto socioeconômico da Arquitetura.
Quer saber mais sobre a profissão de Arquiteto e como começar? Continue a leitura para entender melhor o que o curso exige e quais áreas de atuação podem fazer parte de sua trajetória de carreira!
- 1 Como é cursar Arquitetura e Urbanismo?
- 1.1 Projetos arquitetônicos
- 1.2 Construção civil e estruturas arquitetônicas
- 1.3 Conforto ambiental e acessibilidade
- 1.4 Arquitetura contemporânea
- 1.5 Arquitetura de interiores
- 1.6 Urbanismo e planejamento urbano
- 1.7 Paisagismo e paisagem urbana
- 1.8 Arquitetura sustentável
- 1.9 Cidades inteligentes e sustentabilidade urbana
- 1.10 Restauração de patrimônio histórico
- 1.11 Tecnologia na arquitetura
- 1.12 A abordagem social da arquitetura
- 2 Quais os tipos de graduação em Arquitetura e Urbanismo?
- 3 É bom estudar Arquitetura e Urbanismo?
- 4 Como estudar Arquitetura e Urbanismo?
- 5 Quanto tempo dura o curso de Arquitetura e Urbanismo?
- 6 Grade curricular de Arquitetura e Urbanismo
- 7 Quais são as áreas da Arquitetura e Urbanismo?
- 8 Como é o mercado de Arquitetura e Urbanismo?
- 9 O que preciso para atuar em Arquitetura e Urbanismo?
- 10 Qual o perfil do aluno de Arquitetura e Urbanismo?
- 11 Quanto custa estudar Arquitetura e Urbanismo?
- 12 Como começar a estudar Arquitetura e Urbanismo?
- 13 O que preciso para me formar em Arquitetura e Urbanismo?
- 14 O curso de Arquitetura e Urbanismo vale a pena?
- 15 Como se especializar em Arquitetura e Urbanismo?
- 16 Por que escolher Arquitetura e Urbanismo na Unopar?
Como é cursar Arquitetura e Urbanismo?
A graduação em Arquitetura e Urbanismo é uma formação multidisciplinar que integra conhecimentos artísticos, técnicos e sociais para preparar profissionais capazes de projetar e planejar espaços.
Entre as temáticas vistas durante a graduação estão:
Projetos arquitetônicos
Os projetos arquitetônicos fazem parte do núcleo prático do curso. Ao longo dos semestres, os alunos estudam e aplicam propostas de projeto que integrem os conhecimentos teóricos e técnicos adquiridos durante as disciplinas. Essa prática inclui planejar edifícios residenciais, comerciais e institucionais, espaços urbanos e paisagísticos, focando tanto na funcionalidade quanto na adequação à proposta.
Construção civil e estruturas arquitetônicas
A engenharia civil e a arquitetura são áreas em constante colaboração, ponto que é destacado no curso de Arquitetura. As áreas trabalham juntas na execução de projetos e, por isso, os alunos aprendem conceitos fundamentais de engenharia, como cálculos estruturais, sistemas hidráulicos e elétricos, funcionalidade dos materiais, entre outros aspectos técnicos essenciais para garantir a segurança e funcionalidade das construções.
Conforto ambiental e acessibilidade
O conforto ambiental é um elemento chave para o bem-estar das pessoas ao utilizar os espaços. Por isso, a formação em Arquitetura inclui o estudo de aspectos como acústica, iluminação e ventilação natural. Com isso, são capazes de criar projetos que proporcionem conforto térmico e visual.
Outro ponto essencial é a acessibilidade. Na graduação, os futuros arquitetos aprendem a criar espaços inclusivos que atendam às necessidades de pessoas com mobilidade reduzida ou deficiências, além de estudar as normas e legislações relacionadas à acessibilidade.
Arquitetura contemporânea
Um dos aspectos teóricos do curso é o estudo da arquitetura contemporânea, que envolve as tendências e inovações do mercado arquitetônico atual. Os alunos aprendem a identificar a aplicar conceitos em alta e analisar a influência de arquitetos renomados no mercado, levando em consideração as necessidades do contexto urbano e cultural em que atuarão.
Além disso, estudam as relações entre arquitetura, sociedade e cultura, buscando entender melhor como cada tendência se aplica à utilização atual dos espaços e como sua profissão está ligada às transformações.
Arquitetura de interiores
O curso aborda também a concepção de ambientes internos, ensinando os alunos a planejar espaços que unem forma e função. O arquiteto de interiores deve compreender o efeito de cores, texturas, iluminação e mobiliário na criação de criar ambientes confortáveis e práticos. Além disso, é essencial, durante a graduação em Arquitetura, aprender a interpretar a visão do cliente e suas necessidades personalizadas, para criar um projeto único, respeitando aspectos culturais e econômicos.
Urbanismo e planejamento urbano
A formação em urbanismo faz com que os alunos sejam aptos a planejar o desenvolvimento das cidades de maneira mais eficiente e prática. O curso inclui o estudo de fatores como mobilidade urbana, leis de zoneamento, infraestrutura e impacto ambiental das construções.
O planejamento urbano é, assim, um componente central do curso, trazendo à tona, entre futuros arquitetos, discussões sobre os desafios enfrentados pelas cidades, como o crescimento populacional, a desigualdade social e a poluição.
Paisagismo e paisagem urbana
O paisagismo também faz parte das residências, dos edifícios e das cidades.
Ou seja, o estudo de Paisagismo é essencial no curso de Arquitetura. Ele ensina os alunos a planejar espaços ao ar livre, como jardins, praças e parques, integrando a estética e a funcionalidade aos ambientes individuais e coletivos.
Arquitetura sustentável
A sustentabilidade está ligada a múltiplas áreas da graduação de Arquitetura. Os alunos aprendem, por exemplo, a projetar edifícios e cidades com impactos ambientais reduzidos e utilizar recursos de forma eficiente.
A arquitetura sustentável inclui temas como materiais de construção ecológicos, aproveitamento de iluminação e ventilação natural, sistemas de reutilização de água, energia renovável, etc.
Cidades inteligentes e sustentabilidade urbana
Com o avanço da tecnologia, as cidades inteligentes têm ganhado espaço no currículo dos cursos de Arquitetura e Urbanismo.
Os sistemas de serviços urbanos, como transporte, energia e gestão de resíduos são estudados sob o olhar de preservação de recursos e eficiência ambiental, além de acessibilidade e minimização de vulnerabilidades sociais.
Restauração de patrimônio histórico
A preservação do patrimônio histórico é uma área que envolve a análise e restauração de edifícios e monumentos de valor cultural. Para isso, os alunos estudam técnicas de conservação de estruturas antigas, registro e arquivo. Esse conhecimento é essencial para a memória cultural e histórica das cidades.
Tecnologia na arquitetura
A incorporação de tecnologia é cada vez mais importante na profissão do arquiteto, incluindo recursos como modelagem 3D, softwares de renderização e sistemas BIM (Building Information Modeling).
Os alunos aprendem, durante o curso, a usar essas tecnologias para criar projetos detalhados e precisos, otimizando a comunicação entre as partes envolvidas e a gestão de recursos durante sua implementação.
A abordagem social da arquitetura
O curso de Arquitetura e Urbanismo também incentiva uma visão social da profissão. Levando em conta que o uso de espaços individuais e coletivos está diretamente ligado às tendências sociais, os alunos são incentivados a considerar o impacto de seus projetos na vida das pessoas e na dinâmica das cidades.
Os estudos incluem pontos como habitação social, revitalização de áreas abandonadas, criação de espaços de lazer e cultura e planejamento de comunidades urbanas para promover equidade e inclusão por meio da arquitetura.
Os alunos saem preparados para enfrentar os desafios de um mercado dinâmico, com habilidades técnicas para atuar em áreas como arquitetura residencial e comercial, urbanismo, paisagismo e conservação.
Ao integrar uma visão ampla, criativa e ética ao currículo, o curso de Arquitetura proporciona profissionais que desempenham um papel essencial na construção de espaços que melhoram a qualidade de vida da população.
Quais os tipos de graduação em Arquitetura e Urbanismo?
Bacharelado
O bacharelado é a modalidade tradicional de estudos no nível superior. Ela inclui um ciclo básico, que introduz temáticas-chave para a continuidade da formação. A partir daí, as disciplinas se tornam mais específicas ao futuro profissional, englobando teoria e prática.
No caso da Arquitetura e Urbanismo, o bacharelado é a modalidade ideal, já que incorpora tanto temas básicos, como História da Arte e Estudos Sociais, como disciplinas de alta especificidade, como Atelier de Projeto de Arquitetura.
Licenciatura
A licenciatura, por outro lado, é uma formação voltada para formação de professores do Ensino Básico. Aqui, as disciplinas incluem Metodologias de Ensino e Pedagogia, por exemplo. Não se aplica à Arquitetura, sendo restrita a áreas como Matemática ou Língua Portuguesa.
Tecnólogo
O tecnólogo é um curso superior de menor duração, de dois a três anos, que facilita a entrada no mercado de trabalho. Se aplica a áreas de conhecimento mais flexíveis e práticas e não conta com tantas disciplinas introdutórias.
Não é o caso da Arquitetura e Urbanismo, já que esse setor exige um tempo maior para cumprimento das disciplinas.
Uma opção interessante para quem busca uma formação mais curta no setor de estética e funcionalidade dos ambientes é o tecnólogo em Design de Interiores, por exemplo.
É bom estudar Arquitetura e Urbanismo?
A faculdade de Arquitetura e Urbanismo é aprovada pelo MEC?
Para garantir que a faculdade de Arquitetura seja aprovada pelo MEC, é preciso acessar o portal eMEC. Lá, os candidatos interessados podem conferir a documentação e a nota de cada curso no órgão, contribuindo para uma escolha mais acertada.
Como estudar Arquitetura e Urbanismo?
Existe Arquitetura e Urbanismo presencial?
Em algumas instituições de ensino, principalmente as públicas, o curso é oferecido somente na modalidade presencial. A Arquitetura presencial tem como vantagem o acesso à infraestrutura da instituição, como laboratórios, ateliês e bibliotecas.
Por outro lado, alunos que moram longe de polos acadêmicos são limitados pelo deslocamento e/ou custos de vida em caso de mudança.
Posso estudar Arquitetura e Urbanismo semipresencial?
Sim, a Unopar, por exemplo, oferece Arquitetura e Urbanismo semipresencial. Nesse caso, as aulas teóricas podem ocorrer na plataforma dedicada de aprendizagem, com apoio de materiais didáticos e bibliotecas virtuais.
Já disciplinas de ateliê e atividades multidisciplinares contam com encontros periódicos em polos de ensino, para garantir que todos os alunos participem de momentos ao vivo sem prejudicar seu orçamento ou rotina.
Dá para fazer Arquitetura e Urbanismo EAD?
Por ser um curso com alta carga de disciplinas práticas, ele não é oferecido na modalidade EAD.
Quanto tempo dura o curso de Arquitetura e Urbanismo?
Para cumprir com as exigências técnicas e proposta pedagógica, o curso de Arquitetura e Urbanismo tem duração média de dez semestres ou cinco anos. A duração pode variar conforme a IES escolhida e a grade curricular.
Grade curricular de Arquitetura e Urbanismo
O curso de Arquitetura e Urbanismo tem 53 disciplinas, divididas entre teoria, prática, atividades internas e externas. São elas:
1º semestre
- Fundamentos de Topografia
- Optativa I
- Desenho de Arquitetura e Urbanismo
- Geometria Descritiva Aplicada à Arquitetura
2º semestre
- Maquetes
- Optativa II
- Atelier de Projeto de Arquitetura Residencial de Baixa Complexidade
- Expressão e Representação – Oficinas
3º semestre
- Conforto Ambiental – Térmico
- Estudos Sociais e Econômicos
- Projeto de Extensão I
- Atelier de Projeto de Arquitetura Cultural
- Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo – Projeções Ortogonais
4º semestre
- Estética e História da Arte
- Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo – Perspectivas
- História e Teoria da Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo
- Atelier de Projeto de Arquitetura Residencial de Alta Complexidade
- Fundamentos de Resistência dos Materiais
5º semestre
- Conforto Ambiental – Acústico e Lumínico
- História e Teoria da Arquitetura – do Pré-Modernismo ao Desconstrutivismo
- Projeto de Extensão II
- Atelier de Projeto de Arquitetura Educacional
- Urbanismo de Baixa Complexidade
6º semestre
- Arquitetura Brasileira
- Técnicas Retrospectivas, Restauração de Patrimônio Histórico
- Instalações Elétricas de Baixa Tensão
- Sociedade Brasileira e Cidadania
- Atelier de Projeto de Arquitetura para Espaços Terciários
7º semestre
- Ecologia Urbana
- Projeto de Extensão III
- Atelier de Projeto de Arquitetura Hospitalar
- Atelier de Projeto de Paisagismo
- Sistemas Estruturais – Concreto
8º semestre
- Infraestrutura Urbana
- Estágio Curricular Supervisionado I
- Sistemas Estruturais – Madeira e Aço
- Instalações Hidrossanitárias
- Atelier de Projeto de Arquitetura – Estação Rodoviária
- Urbanismo de Alta Complexidade
9º semestre
- Estágio Curricular Supervisionado II
- Trabalho Final da Graduação I
- Planejamento Urbano e Regional
- Atelier de Projeto de Arquitetura de Interiores
- Atelier de Projeto de Arquitetura de Uso Misto em Modelagem BIM
- Tecnologia da Construção Civil
- Projeto de Extensão IV
10º semestre
- Trabalho Final de Graduação II
- Optativa III
- Optativa IV
- Optativa V
- Optativa VI
- Optativa VII
Quais são as áreas da Arquitetura e Urbanismo?
A área de Arquitetura e Urbanismo é bastante ampla, favorecendo profissionais multifacetados e com criatividade. Ainda assim, existem algumas áreas que se destacam nesse setor.
Construção civil e projetos
O arquiteto pode atuar na elaboração e acompanhamento de projetos da construção civil. Isso inclui edifícios, residências, espaços comerciais, espaços terciários, instituições de ensino, saúde e muito mais.
Aqui, é importante trabalhar em equipe com engenheiros, mestres de obras e fornecedores para garantir a continuidade e adequação do projeto. É preciso fazer a ponte da ideia do cliente com a realização correta, levando em conta pontos como viabilidade do espaço, materiais e orçamento.
Design de interiores
Os arquitetos que trabalham em projetos de interiores devem atuar na mescla de funcionalidade e estética. Aqui, utilizam conceitos como iluminação, ventilação, uso de mobília, cores e texturas para criar ambientes adequados para cada projeto.
Paisagismo
No caso do paisagismo, o trabalho está do lado de fora. Além de atuar em projetos de paisagismo residenciais em casas e condomínios, os arquitetos podem criar projetos para espaços como shoppings, escolas, clínicas, etc.
É preciso dominar conceitos ambientais, como vegetação e clima, para utilizar recursos de forma sustentável e que gere um espaço agradável para o cliente.
Preservação de patrimônio arquitetônico
Na área de conservação, os arquitetos são fundamentais. São eles, por exemplo, que participam de iniciativas de recuperação e projetos de retrofit de edifícios históricos. Além disso, trabalham na escolha de materiais e intervenções para garantir a durabilidade e adequação de obras de preservação.
Urbanismo
O urbanismo e desenvolvimento adequado das cidades também é uma opção de área para formados em Arquitetura e Urbanismo. Aqui, se trabalha em pontos como zoneamento, criação de espaços urbanos adequados para circulação, otimização e ambientação de praças e parques, etc.
Arquitetura sustentável
O futuro da Arquitetura, tanto individual quanto coletiva, é outra área interessante. O profissional pode se especializar em materiais e formas de construção sustentáveis, focando em diminuir o impacto ambiental das obras.
Além disso, a sustentabilidade social, como habitação em zonas de risco e urbanismo adequado para a população também fazem parte desse segmento em crescimento.
Como é o mercado de Arquitetura e Urbanismo?
Além de englobar uma variedade de áreas de estudo, o mercado de Arquitetura e Urbanismo conta com múltiplos caminhos para crescimento na carreira. Entre eles estão:
Escritórios de arquitetura e urbanismo
Uma opção é trabalhar diretamente em escritórios de Arquitetura e Urbanismo. Aqui, é possível focar em diferentes etapas do projeto, desde sua elaboração até o acompanhamento de obras de clientes.
Autônomos
Já o arquiteto autônomo é o profissional freelancer que atua em diferentes projetos simultâneos. Também pode fazer parte da elaboração de um conceito arquitetônico ou ser contratado especificamente para acompanhar o desenvolvimento de obras, conforme a necessidade de cada cliente.
OSCs
As organizações da sociedade civil precisam de arquitetos em suas equipes para viabilizar projetos relevantes em arquitetura e urbanismo. Propostas de intervenção em acesso à moradia, reforma de espaços públicos ou urbanismo comunitário ganham mais espaço com projetos adequados, utilizando todo o conhecimento adquirido durante uma formação em Arquitetura e Urbanismo.
Governos locais
Paralelamente, os governos municipais também contratam arquitetos para elaboração e viabilização de projetos. Nesse cargo, o profissional pode ficar responsável, por exemplo, por desenvolver estratégias para espaços comunitários, centros de lazer e manutenção de recursos municipais.
Instituições de conservação
Museus, bibliotecas e instituições de preservação e memória contam com a presença de arquitetos especializados na área para garantir a viabilidade e boa utilização de recursos em projetos de registro e conservação de patrimônio arquitetônico.
Universidades
Outra opção para formados em Arquitetura e Urbanismo é dar continuidade aos estudos e iniciar uma carreira acadêmica. A produção cultural e científica dos pesquisadores e docentes contribui em grande volume para iniciativas de urbanismo, preservação e revitalização.
O que preciso para atuar em Arquitetura e Urbanismo?
A atuação no campo da arquitetura é regulamentada pela lei 5194, de 1966. Segundo o texto, existem duas exigências fundamentais a serem cumpridas. O Artigo 2º determina que o exercício da profissão de arquiteto(a), assim como de engenheiros(as) e agrônomos(as), é assegurado “aos que possuam, devidamente registrado, diploma de faculdade ou escola superior de engenharia, arquitetura ou agronomia, oficiais ou reconhecidas, existentes no País”, além de incluir disposições para estrangeiros e revalidação de diplomas.
Outro ponto importante também está descrito no Artigo 55:
“Os profissionais habilitados na forma estabelecida nesta lei só poderão exercer a profissão após o registro no Conselho Regional, sob cuja jurisdição se achar o local de sua atividade.”
Ou seja, após a conclusão da graduação, o futuro profissional deve fazer o registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) de seu estado.
Qual o perfil do aluno de Arquitetura e Urbanismo?
Para saber se você se encaixa na área, é necessário entender o perfil ideal do arquiteto e como as habilidades desenvolvidas durante o curso complementam o conhecimento técnico. Em linhas gerais, a área de Arquitetura e Urbanismo exige profissionais que tenham:
- Criatividade
- Capacidade de observação
- Diálogo com uma variedade de clientes e fornecedores
- Organização e responsabilidade
- Olhar multifatorial para suas atividades
- Perfil colaborativo
- Interesse por inovação
Isso acontece porque o arquiteto não trabalha de forma individual e não apenas em uma etapa do processo arquitetônico. Por exemplo, ao elaborar projetos de construção civil para residências, deve haver um diálogo constante com os clientes. Também é fundamental saber analisar diferentes perfis de pessoas e projetos para encaixar as ferramentas necessárias. Um bom arquiteto, por exemplo, sabe adaptar o interesse individual ou coletivo ao espaço em que o projeto é realizado, levando em conta pontos como custo, impacto ambiental e funcionalidade.
Já durante a realização, deve ter boa comunicação com fornecedores, outros profissionais da obra e boa gestão de recursos, além de compromisso com prazos e orçamento.
Como as tendências sociais e econômicas mudam como as pessoas utilizam os espaços, os arquitetos devem ter um perfil curioso, criativo e interessado em novas ferramentas e tecnologias. Assim, podem entender melhor os desafios de seus clientes e oferecer soluções efetivas durante os projetos;
Quanto custa estudar Arquitetura e Urbanismo?
A mensalidade do curso superior de Arquitetura e Urbanismo varia de acordo com a universidade e a modalidade de estudos escolhida. Na Unopar, por exemplo, o bacharelado em Arquitetura Semipresencial custa R$299/mês.
Existe bolsa de estudos para Arquitetura e Urbanismo?
Cada IES conta com seus programas de bolsa e parcerias acadêmicas individuais. Caso o aluno se interesse por Arquitetura, é importante se atentar aos critérios de seleção de cada bolsa.
Posso tentar financiamento para estudar Arquitetura e Urbanismo?
Outra opção é buscar financiamento estudantil. Além do FIES, programa do governo federal que engloba alunos de baixa renda, existem alternativas privadas em instituições financeiras, que também trazem taxas atrativas para os alunos de graduação em geral.
Outra opção é olhar diretamente na IES escolhida. A Unopar, por exemplo, conta com o programa Pague Fácil, que parcela as primeiras mensalidades da graduação em Arquitetura para facilitar o processo de começar os estudos.
Faculdade Pública ou Privada é melhor para Arquitetura e Urbanismo?
A resposta é: depende! As universidade públicas são gratuitas, o que pode torná-las mais atrativas e não pesar no orçamento. Por outro lado, elas contam com processos seletivos altamente concorridos e exigem dedicação em tempo integral, o que prejudica alunos que trabalham.
Já o curso de Arquitetura em uma universidade privada tem acesso facilitado e conta com opções semipresenciais, para viabilizar uma graduação mesmo que o aluno trabalhe em tempo integral e tenha uma rotina mais corrida.
Como começar a estudar Arquitetura e Urbanismo?
Os processos seletivos para o curso de Arquitetura e Urbanismo dependem da IES que o aluno está interessado.
Sisu
Para cursar Arquitetura em uma universidade federal, é preciso passar pelo Sisu. Esse sistema unificado utiliza as notas do ENEM para classificar os candidatos nos cursos escolhidos.
Cada aluno pode se candidatar a dois cursos, ou seja, pode escolher Arquitetura e Urbanismo em universidades diferentes. Se não for classificado na primeira chamada, também pode concorrer na lista de espera do Sisu.
Apesar da alta concorrência, o Sisu facilita o processo para os alunos, já que apenas uma prova é necessária para começar uma graduação.
ENEM
O ENEM não se limita ao Sisu. Outras universidades também utilizam os relatórios de desempenho como forma de facilitar a seleção para cursos de graduação. No vestibular da Unopar, por exemplo, o candidato pode usar a nota do ENEM para garantir sua vaga e bolsas de até 100%.
Vestibular para Arquitetura e Urbanismo
Existem universidades que contam com vestibulares próprios para o curso de Arquitetura e Urbanismo. Nesse caso, é fundamental ler o manual do candidato para estudar corretamente, se inscrever no portal para realizar a prova segundo as regras documentadas.
Vale lembrar que, no caso do curso de Arquitetura e Urbanismo, alguns processos seletivos exigem também provas práticas de desenho geométrico e artístico.
O que preciso para me formar em Arquitetura e Urbanismo?
Arquitetura e Urbanismo tem estágio obrigatório?
Sim, durante a graduação em Arquitetura, o aluno deve realizar dois semestres de estágios supervisionados. Muitas IES realizam feiras de estágios para aproximar seus alunos de oportunidades em potencial, mas também é possível pesquisar outras vagas.
Em linhas gerais, o trabalho do estagiário deve ser compatível com os interesses educacionais e autorizado pelo docente responsável pelo programa de estágios do curso. Para garantir o aproveitamento, os alunos devem realizar relatórios de atividades e entregá-los à instituição.
E o Enade?
O Enade é a prova de avaliação do MEC do cumprimento das IES com a proposta pedagógica da graduação. Anualmente, o órgão convoca uma lista de cursos a serem avaliados que podem incluir Arquitetura. A realização da prova é obrigatória a todos os concluintes.
Tem TCC no curso de Arquitetura e Urbanismo?
Sim, a grade curricular de Arquitetura inclui dois semestres para a realização de um TCC. Os critérios variam de acordo com a instituição, mas a ideia geral é que o aluno faça um projeto prático e um documento teórico que envolve múltiplos temas estudados durante o curso.
O curso de Arquitetura e Urbanismo vale a pena?
Uma graduação em Arquitetura e Urbanismo é um pré-requisito para atuar legalmente na área, seja em projetos ou em cargos de coordenação. Sendo assim, para quem se interessa em trabalhar com essa temática, vale a pena começar a trajetória acadêmica.
Salários de formados em Arquitetura e Urbanismo
Segundo o GlassDoor, a média salarial nacional para arquitetos é R$5100, mas há muitos fatores que afetam a remuneração.
Por exemplo, um projetista, que pode atuar em escritórios de arquitetura ou empresas de engenharia, recebe uma média de R$2800 mensais, segundo dados do portal salario.com.br. Por outro lado, a plataforma indica que Urbanistas e Arquitetos de Edificações têm renda mensal de R$7000.
Por ser uma área com possibilidade de atuação autônoma, muitos arquitetos recebem por projetos, não mensalmente, o que abre margem para rendimentos maiores, mas exige controle financeiro.
Como se especializar em Arquitetura e Urbanismo?
A graduação em Arquitetura e Urbanismo é o começo da trajetória de estudos e profissional. Mas, para se manter a par da inovação na área, é essencial continuar buscando conhecimentos.
Cursos livres
Os cursos livres são uma ótima oportunidade para dialogar com outros profissionais e entender melhor aspectos introdutórios de um tema vinculado ao trabalho em arquitetura. Por exemplo, um curso livre em Avaliação e Perícia de Imóveis é um conhecimento indispensável para quem trabalha na construção civil, na preservação e no urbanismo.
Pós-graduação
Alguns alunos de Arquitetura e profissionais estabelecidos optam pela pós-graduação como forma de ampliar seu repertório e buscar mais oportunidade de crescimento pessoal e profissional. O curso de Cidades Inteligentes, por exemplo, oferece uma formação em tecnologia, urbanismo e sustentabilidade para o futuro. Já uma pós-graduação em BIM e Projetos Aplicados à Construção Civil capacita os alunos para utilizar recursos de modelagem e desenvolver projetos eficientes.
Veja também! Guia de profissões Unopar – Arquitetura e Urbanismo:
Por que escolher Arquitetura e Urbanismo na Unopar?
O curso de Arquitetura e Urbanismo é baseado em teoria, prática e desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico para criação de projetos inovadores e relevantes.
Ou seja, para serem capacitados na área, os alunos devem estudar conceitos-chaves e a história da Arquitetura em si, além de sua aplicação em projetos contemporâneos, Além disso, porém, é essencial ter compreensão de ética, sociedade em que o projeto se insere, sustentabilidade e preservação de memória, temas fundamentais na arquitetura atual.
Para isso, o aluno deve buscar uma instituição que se preocupa em oferecer toda a infraestrutura necessária para sua formação. Na Unopar, os alunos têm uma plataforma especializada para ensino remoto, que pode ser usada no curso de Arquitetura semipresencial. Além disso, a Unopar tem polos educacionais com laboratórios preparados para todas as demandas do curso, bibliotecas e espaços de troca de conhecimento. E, claro, docentes que fortalecem um currículo preparado para os desafios do mercado contemporâneo.
Quer trabalhar em projetos residenciais, de paisagismo ou de urbanismo? Essa graduação pode ser perfeita para você! Confira os detalhes do curso de Arquitetura e inscreva-se no processo seletivo da Unopar para começar já sua carreira!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 9
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?