Pesquisar

A adequação do jovem ao futuro do mercado de trabalho

Desconto nota do Enem

O futuro do mercado de trabalho vem sendo representado em filmes e séries produzidos ao longo dos anos. Essa não é, necessariamente, uma representação fictícia. Afinal, buscar por uma vaga de emprego é se deparar com as palavras mágicas “remoto” e “trabalho flexível”.

No entanto, essas vagas também exigem conhecimento e experiência, o que é um entrave para quem é muito novo. Nesse sentido, como é possível trabalhar a adequação do jovem ao futuro do mercado de trabalho? Continue a leitura e entenda.

Qual o futuro do jovem no mercado de trabalho?

Toda vaga de emprego possui requisitos, sendo os estudos e a experiência o básico. Para os mais jovens, pode ser desanimador.

A verdade é que a adequação do jovem ao futuro do mercado de trabalho realmente depende de estudos e qualificação.

Chegamos a um patamar onde os mais jovens precisam entender a necessidade dos estudos e do aprendizado ao longo da vida, mas existe uma boa notícia.

O perfil dos profissionais mudou, e, hoje, as empresas dão uma pitada a mais de importância para características que não se aprendem nos bancos da faculdade.¹ Assim, mentes criativas e inovadoras podem garantir uma oportunidade em cargos de assistente em organizações com bons planos de carreira.

Dessa forma, a experiência adquirida na rotina de trabalho e o tão sonhado diploma são o passaporte para decolar na vida profissional e subir na hierarquia.

Sendo assim, o futuro do jovem no mercado de trabalho depende do seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Quais as perspectivas para os jovens em relação ao futuro do trabalho?

Como mencionamos, o mercado de trabalho já valoriza a personalidade do profissional. Isso significa que, ao fazer uma seleção para ocupar uma vaga, não é só o currículo que conta.

Este cenário está totalmente conectado com a tecnologia. Em um mundo onde tudo é movido a máquinas e inteligência artificial, as habilidades humanas, impossíveis de serem recriadas por máquinas são cada vez mais valorizadas.

Por isso, o mercado de trabalho espera que os jovens reconheçam e desenvolvam habilidades chamadas de soft skills.

As soft skills apontadas como as mais requisitadas para o futuro² envolvem, entre outras:

  • capacidade analítica — aptidão para analisar cenários, dados e possibilidades;
  • autonomia e proatividade — para aprender além daquilo que é ensinado na faculdade;
  • criatividade — o mercado espera que os profissionais sejam capazes de buscar soluções originais para os problemas. 

Essas características devem ser combinadas à capacitação técnica para exercer as profissões do futuro.

O mercado espera absorver bons profissionais de T.I., agricultura e saúde³, e que o jovem tenha capacidade para desenvolver soft skills e investir na formação certa para ocupar cargos relevantes nestes setores.

Entre os cursos que podem ser uma boa escolha para o futuro, destacamos:

  • Administração;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Economia;
  • Engenharia da Computação;
  • Gestão Ambiental;
  • Gestão Financeira;
  • Gestão Hospitalar;
  • Logística;
  • Processos Gerenciais.

Qual o objetivo do jovem no mercado de trabalho?

Dos nascidos entre 1985 e 1999 e a partir do ano 2000, não é apenas o salário que determina se vão continuar a trabalhar para uma empresa. O objetivo dos jovens no mercado de trabalho é garantir a qualidade de vida em uma carreira de sucesso acima do dinheiro que podem ganhar.4

Nesse caso, qualidade de vida significa uma relação de trabalho flexível. O jovem deseja ter autonomia no cargo que ocupa, trabalhar visando prazos e metas.

Ele quer encerrar o expediente mais cedo e ir embora após executar suas tarefas diárias e não ser obrigado a bater ponto às 8 horas da manhã.

Se for para trabalhar em jornada remota, melhor ainda. Quando entende a importância dos estudos, esse intervalo entre o horário de trabalho e as aulas se torna fundamental para que se mantenham produtivos e engajados.

Tour pela prova do Enem

Cargos de liderança também precisam ser transformados. Não existe vez para figura do chefe controlador.

É o momento de lideranças humanizadas assumirem equipes e lutarem para que os jovens consigam, de fato, estabelecer essa relação tranquila e flexível com o empregador.

Quais são as principais dificuldades dos jovens no mercado de trabalho?

Diante de tudo o que falamos até agora, a falta de maturidade, de experiência e do diploma continuam sendo uma pedra no sapato para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho.

Ainda que entendam a importância dos estudos, não podemos ignorar que esse é um investimento que exige tempo e dinheiro.

Pessoas mais novas podem entrar no ciclo no qual precisam trabalhar para estudar, mas a jornada exaustiva torna o processo desanimador.

Como ainda estão chegando ao mercado, não há muito poder de escolha e pode ser difícil conquistar uma vaga em empresas mais flexíveis. 

O que é preciso para se capacitar e estar preparado?

O mercado de trabalho é competitivo e pode ser tentador parar de estudar para fisgar uma oportunidade. Algumas pessoas até podem ter a intenção de continuar estudando, entretanto, a rotina corrida e cansativa dificulta esse caminho.

É preciso ter em mente que a adequação do jovem ao futuro do mercado de trabalho depende do investimento na educação continuada.

Como falamos, só um diploma não basta. Uma carreira de sucesso deve ser moldada pela capacitação contínua. 

Os cursos EAD são uma ótima solução para se manter atual no mercado de trabalho. Como é possível estudar integralmente online ou indo à faculdade poucas vezes na semana, fica mais tranquilo manter o desenvolvimento e se tornar uma opção interessante de colaborador pelas empresas.

Flexibilidade de horário e o baixo custo estão entre as principais vantagens do ensino EAD. Somado a faculdade e pós-graduação, acompanhar as tendências para o futuro é fundamental para fazer as escolhas certeiras em cursos.

Somos a sua ponte para o futuro!

Não tem jeito, a adequação do jovem ao futuro do mercado de trabalho depende do aprendizado constante. Tanto aquele que é adquirido pela experiência como a capacitação contínua em programas de treinamento, desenvolvimento e nos cursos de graduação e pós.

Conte com a Unopar para entrar e se manter atual no mercado. Escolha o curso ideal para o seu futuro e inscreva-se no vestibular online hoje mesmo!

Referências

¹Revista Exame

²Jornal Tribuna de Minas

³Forbes

4Jornal Zero Hora Edição Digital

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade