Quantos anos dura o curso de Agronomia?

agronomia quantos anos

Como as graduações são bastante diferentes entre si, precisamos conhecer as formações e planejar de acordo com as características de cada faculdade. Uma dúvida recorrente, nesse sentido, é a seguinte: preciso fazer o curso de Agronomia por quantos anos para me formar?

Essa graduação é muito bem-vista no mercado. Sem contar que, devido à estabilidade do setor, há uma demanda crescente por profissionais qualificados para atuar na área. Logo, vale a pena entender o tempo de graduação e as competências desenvolvidas durante a faculdade.

Logo abaixo, explicamos a duração do curso de Agronomia para você se planejar e conhecer uma pouco mais sobre a área. Não deixe de conferir!

Quantos anos para me formar n o curso de Agronomia ?

A faculdade de Agronomia dura 5 anos e confere o título de bacharel. Assim, para obter o diploma de nível superior, são necessárias 3.600 horas de formação ao longo de 10 semestres, divididas entre atividades teóricas, práticas e complementares.

Aqui na Unopar, a carga horária é distribuída da seguinte maneira:

  • atividades acadêmicas curriculares (aulas teóricas, práticas e atividades)— 2.940 horas;
  • estágio supervisionado curricular obrigatório — 360 h;
  • trabalho de Conclusão de Curso (TCC) — 120 h;
  • atividades complementares (AC): estudos dirigidos 100 h e atividades complementares 80h.

Vale ressaltar que, além do estágio obrigatório, muitos alunos conseguem estágios facultativos no mercado de trabalho. Enquanto o curricular é condição para obter o diploma, o facultativo é uma oportunidade remunerada, que concede horas de atividades complementares.

Os alunos da Unopar podem encontrar as oportunidades de estágio e emprego no Canal Conecta, que é um benefício exclusivo. Lá empresas parceiras abrem processos seletivos, e você conta com ferramentas para fazer e enviar o currículo profissional.

O que é abordado em cada semestre?

Além de responder à dúvida sobre fazer Agronomia por quantos anos para se formar, é importante saber o motivo do alto nível de exigência da graduação. Nesse sentido, os porquês ficam mais evidências quando olhamos a grade curricular mais de perto.

Primeiro ano

Inicialmente, o calouro precisa fazer a transição do ensino médio para o superior e readaptar-se ao estudo se ficou algum tempo parado. Para isso, as matérias contextualizam a pessoa na graduação com disciplinas introdutórias: Agronomia, Ciência e Profissão, Física Geral, Química geral, Zoologia Geral, entre outras.

Segundo ano

No ano seguinte, o aluno se aprofunda um pouco mais na parte específica da Agronomia, especialmente nos conhecimentos ligados às Ciências Biológicas. Morfologia e Fisiologia Vegetal, Bioquímica, Química Orgânica e Ciência do Solo são exemplos do que se aprende nessa etapa.

Terceiro ano

Posteriormente, além de continuar os estudos ligados ao solo e biologia, as disciplinas começam a abordar as técnicas e métodos de trabalho da Agronomia. Os exemplos desse ano são os seguintes: Genética e Melhoramento de Plantas e Animais, Controle de Plantas Daninhas.

Quarto ano

Já o quarto ano se destaca pela introdução aos conhecimentos sobre tecnologia e gestão dos empreendimentos rurais. Os novos assuntos se refletem nas disciplinas: Máquinas e Mecanização Agrícola, Economia e Administração Rural, Irrigação e Drenagem, Hidráulica e Controle de Qualidade de Produtos Vegetais e Animais.

Quinto ano

O último ano é marcado principalmente por aplicar o que foi aprendido em disciplinas específicas e atividades práticas. Assim, o aluno vê as diferentes áreas de aplicação da Agronomia: Suinocultura e Avicultura, Bovinocultura, Olericultura, Manejo e Produção Florestal e Fitotecnia (Soja e Milho, Algodão e Mandioca, Cana-de-açúcar e Café), entre outras.

Também é o momento de realizar os estágios obrigatórios e o trabalho de conclusão de curso. O primeiro caso aplica os conhecimentos e métodos da Agronomia, enquanto o segundo incentiva a pesquisa científica do aluno.

Viu só? A grade curricular mostra que você faz Agronomia por quantos anos forem necessários para adquirir todas as competências profissionais e inserir-se nessa área com disciplinas tão diversas, que vão das Ciências Biológicas à Administração.

Caso você tenha alguma dúvida a respeito do curso ou mercado de trabalho, temos um conteúdo com tudo sobre Agronomia para responder as principais questões dessa área do ensino superior.

🧑‍🌾 Qual área de atuação da Agronomia é melhor para mim? Faça o nosso teste e descubra!

Por que fazer faculdade de Agronomia na Unopar?

O tempo no curso de Agronomia da Unopar é aproveitado não apenas com um ensino de qualidade, mas com experiências que complementam a formação. Além do acesso ao Canal Conecta, que mencionamos anteriormente, os alunos contam com os seguintes diferenciais.

Aula Destaque

Os alunos de Agronomia têm aulas gratuitas e online com profissionais conceituados da área de gestão, como Ricardo Amorim, Paulo Cunha e Marcelo Castelli. Assim, o profissional sai com uma visão mais profunda do mercado e das tendências dessa área, que, como visto, tem grande importância ao longo do curso.

Certificação de Parceiros

Além dos diferenciais como gestor, o aluno pode realizar cursos de certificação de parceiros, como HUAWEI ICT Academy, AWS Academy, AWS Educate e CISCO, para desenvolver competências digitais. Logo, sai mais completo para o mercado de trabalho.

Flexibilidade para estudar

A flexibilidade para trabalhar e estudar é outro fator decisivo. Na Unopar, existe a opção inovadora de fazer Agronomia EAD, na modalidade semipresencial. Portanto, caso você não tenha a disponibilidade para todos os dias, pode escolher o modelo em que é preciso comparecer 1 vez por semana e ver o restante do conteúdo online.

Diploma reconhecido

O diploma da Unopar é reconhecido nacionalmente, e os cursos contam com boas avaliações do MEC. Portanto, considerando o valor da faculdade de Agronomia, você tem a oportunidade de transformar o seu currículo profissional, com um excelente custo-benefício.

Para você ter uma ideia, a média salarial do Agrônomo é de R$ 6.423,12*. Logo, a faculdade abre o caminho para que um novo degrau de remuneração e empregabilidade, em comparação com quem ainda não se formou.

Estude na Unopar!

Lembre-se, por fim, que a duração da faculdade não varia muito entre instituições de ensino. Por isso, mais importante do que se perguntar “preciso fazer o curso de Agronomia por quantos anos para me formar?” é buscar uma formação de qualidade, que desenvolva as competências exigidas pelo mercado nesse período.

Para ter acesso a um ensino de qualidade, inscreva-se no vestibular da Unopar e faça a prova online!

* Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content