Quantos anos dura o curso de Agronomia?

agronomia quantos anos

Desconto nota do Enem

Como as graduações são bastante diferentes entre si, precisamos conhecer as formações e planejar de acordo com as características de cada faculdade. Uma dúvida recorrente, nesse sentido, é a seguinte: preciso fazer o curso de Agronomia por quantos anos para me formar?

Essa graduação é muito bem-vista no mercado. Sem contar que, devido à estabilidade do setor, há uma demanda crescente por profissionais qualificados para atuar na área. Logo, vale a pena entender o tempo de graduação e as competências desenvolvidas durante a faculdade.

Logo abaixo, explicamos a duração do curso de Agronomia para você se planejar e conhecer uma pouco mais sobre a área. Não deixe de conferir!

Quantos anos para me formar n o curso de Agronomia ?

A faculdade de Agronomia dura 5 anos e confere o título de bacharel. Assim, para obter o diploma de nível superior, são necessárias 3.600 horas de formação ao longo de 10 semestres, divididas entre atividades teóricas, práticas e complementares.

Aqui na Unopar, a carga horária é distribuída da seguinte maneira:

  • atividades acadêmicas curriculares (aulas teóricas, práticas e atividades)— 2.940 horas;
  • estágio supervisionado curricular obrigatório — 360 h;
  • trabalho de Conclusão de Curso (TCC) — 120 h;
  • atividades complementares (AC): estudos dirigidos 100 h e atividades complementares 80h.

Vale ressaltar que, além do estágio obrigatório, muitos alunos conseguem estágios facultativos no mercado de trabalho. Enquanto o curricular é condição para obter o diploma, o facultativo é uma oportunidade remunerada, que concede horas de atividades complementares.

Os alunos da Unopar podem encontrar as oportunidades de estágio e emprego no Canal Conecta, que é um benefício exclusivo. Lá empresas parceiras abrem processos seletivos, e você conta com ferramentas para fazer e enviar o currículo profissional.

O que é abordado em cada semestre?

Além de responder à dúvida sobre fazer Agronomia por quantos anos para se formar, é importante saber o motivo do alto nível de exigência da graduação. Nesse sentido, os porquês ficam mais evidências quando olhamos a grade curricular mais de perto.

Primeiro ano

Inicialmente, o calouro precisa fazer a transição do ensino médio para o superior e readaptar-se ao estudo se ficou algum tempo parado. Para isso, as matérias contextualizam a pessoa na graduação com disciplinas introdutórias: Agronomia, Ciência e Profissão, Física Geral, Química geral, Zoologia Geral, entre outras.

Segundo ano

No ano seguinte, o aluno se aprofunda um pouco mais na parte específica da Agronomia, especialmente nos conhecimentos ligados às Ciências Biológicas. Morfologia e Fisiologia Vegetal, Bioquímica, Química Orgânica e Ciência do Solo são exemplos do que se aprende nessa etapa.

Terceiro ano

Posteriormente, além de continuar os estudos ligados ao solo e biologia, as disciplinas começam a abordar as técnicas e métodos de trabalho da Agronomia. Os exemplos desse ano são os seguintes: Genética e Melhoramento de Plantas e Animais, Controle de Plantas Daninhas.

Quarto ano

Já o quarto ano se destaca pela introdução aos conhecimentos sobre tecnologia e gestão dos empreendimentos rurais. Os novos assuntos se refletem nas disciplinas: Máquinas e Mecanização Agrícola, Economia e Administração Rural, Irrigação e Drenagem, Hidráulica e Controle de Qualidade de Produtos Vegetais e Animais.

Tour pela prova do Enem

Quinto ano

O último ano é marcado principalmente por aplicar o que foi aprendido em disciplinas específicas e atividades práticas. Assim, o aluno vê as diferentes áreas de aplicação da Agronomia: Suinocultura e Avicultura, Bovinocultura, Olericultura, Manejo e Produção Florestal e Fitotecnia (Soja e Milho, Algodão e Mandioca, Cana-de-açúcar e Café), entre outras.

Também é o momento de realizar os estágios obrigatórios e o trabalho de conclusão de curso. O primeiro caso aplica os conhecimentos e métodos da Agronomia, enquanto o segundo incentiva a pesquisa científica do aluno.

Viu só? A grade curricular mostra que você faz Agronomia por quantos anos forem necessários para adquirir todas as competências profissionais e inserir-se nessa área com disciplinas tão diversas, que vão das Ciências Biológicas à Administração.

Caso você tenha alguma dúvida a respeito do curso ou mercado de trabalho, temos um conteúdo com tudo sobre Agronomia para responder as principais questões dessa área do ensino superior.

?‍? Qual área de atuação da Agronomia é melhor para mim? Faça o nosso teste e descubra!

Por que fazer faculdade de Agronomia na Unopar?

O tempo no curso de Agronomia da Unopar é aproveitado não apenas com um ensino de qualidade, mas com experiências que complementam a formação. Além do acesso ao Canal Conecta, que mencionamos anteriormente, os alunos contam com os seguintes diferenciais.

Aula Destaque

Os alunos de Agronomia têm aulas gratuitas e online com profissionais conceituados da área de gestão, como Ricardo Amorim, Paulo Cunha e Marcelo Castelli. Assim, o profissional sai com uma visão mais profunda do mercado e das tendências dessa área, que, como visto, tem grande importância ao longo do curso.

Certificação de Parceiros

Além dos diferenciais como gestor, o aluno pode realizar cursos de certificação de parceiros, como HUAWEI ICT Academy, AWS Academy, AWS Educate e CISCO, para desenvolver competências digitais. Logo, sai mais completo para o mercado de trabalho.

Flexibilidade para estudar

A flexibilidade para trabalhar e estudar é outro fator decisivo. Na Unopar, existe a opção inovadora de fazer Agronomia EAD, na modalidade semipresencial. Portanto, caso você não tenha a disponibilidade para todos os dias, pode escolher o modelo em que é preciso comparecer 1 vez por semana e ver o restante do conteúdo online.

Diploma reconhecido

O diploma da Unopar é reconhecido nacionalmente, e os cursos contam com boas avaliações do MEC. Portanto, considerando o valor da faculdade de Agronomia, você tem a oportunidade de transformar o seu currículo profissional, com um excelente custo-benefício.

Para você ter uma ideia, a média salarial do Agrônomo é de R$ 6.423,12*. Logo, a faculdade abre o caminho para que um novo degrau de remuneração e empregabilidade, em comparação com quem ainda não se formou.

Estude na Unopar!

Lembre-se, por fim, que a duração da faculdade não varia muito entre instituições de ensino. Por isso, mais importante do que se perguntar “preciso fazer o curso de Agronomia por quantos anos para me formar?” é buscar uma formação de qualidade, que desenvolva as competências exigidas pelo mercado nesse período.

Para ter acesso a um ensino de qualidade, inscreva-se no vestibular da Unopar e faça a prova online!

* Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 59

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados