Como funciona o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD?

análise e desenvolvimento de sistemas ead

Tem interesse por assuntos relacionados à tecnologia e precisa de um curso mais prático, que permita conciliar os estudos com outras obrigações? Considerar a possibilidade de estudar na modalidade EAD é uma saída para facilitar a rotina. E o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD tem tudo a ver com um perfil de estudante mais dinâmico e futurista, como os amantes de recursos inovadores!

A união desses quesitos ainda oferece outras vantagens: com o ritmo cada vez mais acelerado na vida de todos, a tendência é que os afazeres profissionais e educacionais se tornem ainda mais automatizados e remotos. Assim, quem já está ambientado com essas condições desfrutará de mais oportunidades futuras.

Quer conhecer melhor como funciona o curso? Então, acompanhe a leitura!

Como é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem o objetivo de formar profissionais capazes de projetar, analisar, desenvolver, implementar e atualizar sistemas de informação. Algumas das matérias estudadas ao longo dele são:

  • Segurança da Informação;
  • Sistemas de Computação e Informação;
  • Lógica e Técnicas de Programação;
  • Linguagens de Programação e Estrutura de Dados.
  • Programação para Web;
  • Engenharia e Projeto de Software.

Com a graduação, é possível atuar em uma infinidade de setores, já que o aluno adquire os conhecimentos necessários para criar sistemas informatizados dos mais diversos tipos de linguagens operacionais. Trabalhar em órgãos públicos, desenvolver softwares para e-commerce e otimizar plataformas para melhorar a experiência do consumidor são apenas alguns dos exemplos.

O curso é de Tecnólogo, o que permite uma graduação mais rápida, em até 3 anos. A média salarial do analista de sistemas está em torno de R$ 5.116,00, sendo maior que a maioria das profissões. A possibilidade de crescimento na área e de aumento do rendimento é grande, já que a profissão tem se tornado uma das mais importantes e promissoras do mercado.

Só para você ter uma ideia, veja a seguir alguns campos de atuação que estão com tudo!

Startups

Conhecidas como empresas com entrega de serviços e produtos inovadores, elas vêm amadurecendo. As oportunidades são imensas, pois sistemas informatizados são essenciais para que os empreendimentos cresçam e atinjam toda a população.

Internet das Coisas

A interação da internet com os objetos ao nosso redor se tornará mais comum. Quem souber desenvolver e implementar softwares apropriados terá oportunidades únicas de trabalho. Por ser um serviço diferenciado, o salário tem tudo para se tornar mais auspicioso.

Inteligência Artificial

Bancos digitalizados, carros autônomos e aplicativos que conversam com o usuário são algumas possibilidades de atuação para o profissional que atua com Inteligência Artificial. A área também tem grandes perspectivas de desenvolvimento.

Como ele funciona na modalidade EAD?

A modalidade EAD faz uso da tecnologia da educação, permitindo um ensino a distância de alta qualidade. Na Unopar, você encontra a possibilidade do curso 100% online ou semipresencial. Independentemente da forma, o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e permite mais flexibilidade na rotina do aluno, pelo fato de os estudos permitirem o acompanhamento pela internet.

Quando 100% online, as matérias são ministradas com videoaulas gravadas e materiais didáticos, disponibilizados por uma plataforma — também chamada de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) ou sala de aula virtual. Nela, é possível interagir com outros colegas, fazer perguntas ao professor e contar com a ajuda de tutores.

Na forma semipresencial, você acompanha parte do curso em um polo de apoio presencial na sua cidade. Lá, você assiste às aulas ao vivo, em videoconferência, podendo interagir em tempo real com o professor. Também é nesse local que provas e trabalhos em grupos são realizados. Com isso, além de dispor da flexibilidade, é possível aproveitar o convívio mais próximo com os colegas. 

A grade curricular é a mesma da de um curso totalmente presencial. Além disso, nessas modalidades, são disponibilizadas aos alunos bibliotecas digitais e virtuais, nas quais é permitido consultar livros, periódicos, revistas, artigos científicos, monografias, entre outros, para complementar o ensino e ajudar na realização de trabalhos. Os diplomas dispõem de validade, desde que, claro, a instituição seja reconhecida e credenciada pelo MEC

Por que investir em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD?

Bem, até aqui, já deu para entender como o curso funciona e para ter uma noção das vantagens de estudar a distância, certo? Mas para que fique mais claro, veja alguns benefícios que separamos.

Possibilidade de fazer o próprio horário de estudos

Tanto a modalidade 100% online quanto a semipresencial possibilitam mais flexibilidade no trabalho e no acompanhamento do curso. As aulas disponibilizadas pela plataforma podem ser assistidas no momento mais propício e quantas vezes forem necessárias. Para quem tem a rotina puxada isso é um diferencial, já que a graduação no ensino superior se torna mais viável.

Menos custos

O estudo a distância permite mais economia. Além de não serem necessários gastos com transporte público diariamente, alimentação e xerox, os cursos EAD costumam ter a mensalidade mais em conta. Dessa forma, o aluno tem condições de fazer a tão sonhada graduação, sem custos excessivos. 

Praticidade de estar em casa

Poder aprender em casa, fazer as pausas e o lanche na hora desejada e dispor de mais conforto e privacidade contribuem para a nossa qualidade de vida, concorda? Quem tem filhos desfruta ainda mais dessa facilidade, já que não há a preocupação em ter de deixá-los com alguém. 

Alinhamento com o futuro da educação e do trabalho

A cada ano, o mercado de trabalho exige competências profissionais diferentes. A afinidade com a tecnologia e a habilidade de gerir a própria produtividade são algumas delas. 

É preciso ter em mente que os cursos online e as prestações de serviços a distância serão ainda mais comuns em um futuro próximo. As inovações, da mesma forma, estão cada vez mais em alta e atingem todas as profissões. O estudo EAD permite a aquisição dessas e de outras habilidades fundamentais — e quem as tiver sairá na frente.

Cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD, então, é uma escolha promissora, já que a graduação torna o aluno mais bem preparado para enfrentar os desafios do futuro do trabalho e oferece todos os conhecimentos necessários para a atuação em variadas áreas, desde pequenas a grandes empresas. Caso seja sua opção, não se esqueça de investir em uma faculdade que propicie ensino de qualidade e que seja condizente com tais exigências, está bem?

Gostou do artigo? Já tomou a sua decisão e quer começar a estudar logo? Então, veja quais são as formas de ingresso no curso e faça seus sonhos acontecerem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.