Conheça as áreas da Engenharia de Produção em alta!

áreas da Engenharia de Produção

As áreas da Engenharia de Produção oferecem diversas opções de carreira. Isso acontece por causa das diferentes disciplinas dadas no curso. Por isso, após a formação nessa graduação, é importante saber em qual setor investir. Então, fique por dentro dos ramos mais bem pagos e buscados no mercado de trabalho hoje em dia. 

Conheça as áreas de atuação da Engenharia de Produção

A Revolução Industrial gerou a necessidade da criação da Engenharia de Produção. Assim, esse movimento teve início na Inglaterra, por volta do século XVIII e chegou ao Brasil em 1930. Juntamente com essa onda de evolução no campo de indústrias, o curso ganhou espaço. Nos dias de hoje, os destinos em alta são os seguintes setores:

  • Logística;
  • Engenharia econômica;
  • Desenvolvimento de produtos;
  • Organização de negócios;
  • Gerenciamento de qualidade;
  • Pesquisa operacional;
  • Estudos sustentáveis.

A seguir, veja tudo sobre os setores mais promissores dentro das áreas da Engenharia de Produção.

Logística

Esse é o setor mais conhecido e buscado pelos engenheiros de produção, pois o curso tem como base principal essa área. Assim, as funções de um profissional que escolhe o ramo da Logística, são transportar, manusear, armazenar e estocar produtos. Junto a isso, é preciso administrar os itens de forma que sempre estejam disponíveis para a venda.

Engenharia econômica

Atuar nessa profissão da área da Engenharia de Produção é ideal para quem gosta de projetar cenários financeiros. Pois o trabalho principal é calcular ganhos e gastos, a fim de buscar o melhor percentual econômico para uma empresa. Afinal, toda corporação precisa de uma estratégia financeira, a fim de conquistar melhores resultados.

Desenvolvimento de produtos

O objetivo principal de um engenheiro de produção é criar produtos que sejam atrativos para o público, de forma que atendam às necessidades do consumidor. Assim, esse setor busca pessoas capazes de desenvolver tudo o que a empresa oferece. Então, é essencial atuar de forma dinâmica e criativa, em prol do desejo do cliente e da corporação.

Organização de negócios na Unopar

A Unopar te incentiva a buscar um dos setores mais bem pagos das áreas de Engenharia de Produção. Com a graduação semipresencial ou presencial, o estudante pode ajustar a sua rotina de estudos, trabalho e atividades extracurriculares. Assim, quem escolhe essa instituição de renome, aprende a organização dos negócios de forma prática:

  • Criar estratégias de vendas;
  • Analisar os produtos mais consumidos;
  • Retirar de prateleira aqueles que não são atrativos;
  • Inovar em itens com poucas vendas.

De forma geral, o estudante utiliza sistemas virtuais para fazer análises profundas sobre o processo e a administração de uma empresa e seus produtos. Assim, ele se acostuma com o ritmo diário de um Engenheiro de Produção, antes mesmo de concluir a graduação.

Gerenciamento da qualidade

Dentre as áreas de Engenharia de Produção, esse é o setor que mais utiliza cálculos matemáticos, então, é ideal para quem gosta do assunto. O principal objetivo do profissional que escolhe esse segmento, é fazer o uso de ferramentas que mostram bons resultados em relação a qualidade e quantidade dos produtos. 

Assim, o engenheiro pode averiguar se os materiais que chegam ao consumidor são satisfatórios. Com isso, é possível tornar um produto cada vez mais próximo do gosto do cliente e criar um vínculo de confiança entre ele e a empresa. Portanto, o profissional torna os processos de compra mais simples e lucrativos.

Pesquisa operacional nas áreas da Engenharia de Produção

A pesquisa operacional consiste em realizar uma análise dos problemas reais de um produto, a fim de torná-lo mais agradável e atender à necessidade de quem o consome.

Junto a isso, outro objetivo desse ramo é tornar a empresa cada vez mais moderna e tecnológica, a fim de melhorar as suas operações.

Estudos sustentáveis

Dentro das áreas de Engenharia de Produção, a sustentabilidade, sem dúvida, deve ser levada em conta. Afinal, toda corporação deve firmar um compromisso com a preservação do meio ambiente, antes de produzir os seus materiais. Isso também se deve ao fato de que alguns produtos são criados por meio de matéria-prima natural.

Então, é essencial que haja um profissional para realizar o gerenciamento ambiental nesses processos. Essa é uma das áreas mais bem pagas, devido à sua importância. Assim, o engenheiro pode atuar desde a criação do produto até o descarte ou consumo do mesmo. 

Escolha a Unopar para o seu futuro

A Unopar é uma instituição reconhecida pelo MEC, um fator básico para que seja considerada uma boa unidade de ensino. Assim, os campus dessa universidade possuem uma infraestrutura confortável e segura, que entrega salas multimídia, conteúdos didáticos de qualidade e um espaço tranquilo de aprendizagem. 

Além disso, a Unopar possui um corpo docente de alto nível, que se dedica a oferecer os melhores conhecimentos aos seus alunos. Da mesma forma, a flexibilidade de horários permite que o estudante organize sua rotina da forma desejada. Ou seja, há muitas vantagens em escolher essa instituição de ensino para investir no seu futuro. Inscreva-se!Inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.