Conheça 5 dos principais benefícios da leitura constante

benefícios da leitura

Desconto nota do Enem

Você pode nem perceber, mas está lendo a todo momento: durante os filmes legendados, em uma notícia do jornal, nas mensagens recebidas nas redes sociais etc. Essa prática é muito importante e incentivada durante a infância, quando desenvolvemos as habilidades de ler.

Mas você conhece os benefícios da leitura? Esse hábito é muito enriquecedor na vida profissional, acadêmica ou pessoal. Então, quer saber quais são as vantagens e como isso contribui para o seu sucesso? Continue com a gente!

Aumenta o foco e a concentração

Enquanto lemos livros digitais ou físicos, as funções cognitivas, como a concentração e o foco são trabalhadas. Ler é um bom treino de atenção e um método eficaz para se concentrar e aprender, principalmente quando a leitura acontece em locais movimentados, onde é necessário se esforçar para se manter focado sem se distrair com estímulos externos.

Fortalece o pensamento crítico

Perguntas como “por que eu penso desse jeito?” ou “por que o mundo é como é?” são comuns quando questionamos a sociedade ou a vida –– ao desenvolvemos o senso crítico.

Um dos grandes benefícios da leitura no desenvolvimento é que, quando as pessoas são introduzidas a épocas e realidades diferentes, elas acabam estimulando reflexões. Então, lembre-se que ler livros online ou físicos abre a mente, o que nos torna indivíduos melhores.

Exercita o cérebro

Os benefícios da leitura ao cérebro são muitos. Enquanto a pessoa lê, ela realiza uma grande quantidade de sinapses, que são as conexões neurais. Isso quer dizer que esse hábito é como uma ginástica ao cérebro e, com isso, a função cerebral é favorecida.

Estimula a criatividade

A leitura é uma prática enriquecedora que traz muitas vantagens e aprimora habilidades do leitor, como a criatividade. As histórias apresentadas, como em livros de desenvolvimento pessoal, terror e fantasia, exploram vários cenários.

Tour pela prova do Enem

Para ingressar nesse outro mundo, o leitor cria as cenas e imagens em sua mente e se conecta com a narrativa. Assim, quanto maior for sua imaginação, melhor será a experiência de ler — interessante, não é mesmo?

Aprimora a escrita

Uma grande vantagem de ler constantemente é o aprimoramento da escrita. A capacidade de expressão por meio de textos se amplia a partir do momento em que você desbloqueia novas palavras.

A sua produção de texto — importante para a prova de redação do Enem e outros vestibulares –– ficará ainda mais fluida quando você aprende novos termos, já que é capaz de ser coeso e claro, além de eliminar as repetições. Isso se reflete nos benefícios da leitura na carreira, pois essa capacidade também será exigida durante a sua rotina profissional.

Sabia que a leitura também ajuda a relaxar e a dormir melhor? Pois é! Essa vantagem é fundamental para quem está se preparando para o vestibular. Por isso, não deixe de adotar esse hábito no seu dia a dia e lembre-se que os benefícios da leitura na vida acadêmica ajudam na concentração e no foco dos estudos.

Além disso, no momento de escolher uma faculdade para realizar o sonho de ingressar em um curso superior, opte por aquela que seja de qualidade e reconhecida no mercado. Aqui na Unopar, você encontrará vários diferenciais, como formas de ingresso facilitadas, bolsa de estudos, infraestrutura completa e laboratórios de ponta para a realização das aulas práticas.

Não deixe de ler!

Agora que você já conhece os benefícios da leitura, não deixe de adotar esse hábito para obter todas as vantagens. Lembre-se que ler ajuda a relaxar, melhorar o foco e a atenção e exercita o cérebro.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, entenda a importância da língua inglesa para sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 203

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados