6 benefícios do EAD para os estudantes da modalidade

beneficios do ead

Desconto nota do Enem

Já pensou em estudar pela internet e conquistar o diploma com facilidade, excelente qualidade de ensino e pagando mensalidades mais em conta? Com o ensino a distância, isso é possível! Nesse formato, estão disponíveis duas opções de estudos, o 100% online e o semipresencial, que apresentam diferenças práticas.

Mas você conhece os benefícios do EAD? Além de praticidade e flexibilidade, o mercado de trabalho enxerga com bons olhos quem se forma nessa modalidade. É uma opção e tanto para quem não consegue frequentar a instituição de ensino todos os dias. Se quer conhecer os principais benefícios do EAD, não perca o post. Boa leitura!

O que é a modalidade EAD e como funciona?

Na modalidade de ensino EAD, os alunos não frequentam a unidade física da faculdade para assistir às aulas, ou, dependendo da graduação escolhida, deve comparecer ao campus de uma a três vezes por semana.

Logo, em um curso a distância, você se torna o protagonista do seu próprio estudo, já que é responsável por montar o cronograma e estudar de acordo com o tempo que tem disponível. Para isso, basta ter um computador, tablet ou celular conectado à internet para acessar videoaulas e outros materiais, como exercícios, livros, apostilas e provas.

As aulas acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e é nessa sala de aula virtual que os alunos assistem aos conteúdos em vídeo, realizam exercícios e diferentes tipos de tarefas. Ela também conta com diversas ferramentas como videoconferências, chats e fóruns de discussão que possibilitam a interação entre tutores, professores e demais alunos.

Caso opte pela modalidade de ensino semipresencial, saiba que precisará comparecer ao polo de ensino algumas vezes na semana para fazer atividades práticas e provas. Já quem escolhe o formato 100% online só deve ir ao campus duas vezes por semestre para realizar testes presenciais.

Quais são os benefícios do EAD?

Agora, chegou a hora de conhecer as principais vantagens de escolher a modalidade de ensino EAD. Confira!

Comodidade

No ensino EAD, você pode “carregar o curso” para onde quiser! Como as aulas ficam disponíveis online durante todos os dias, os alunos podem acompanhar os conteúdos em viagens a trabalho, de férias ou onde estiver. Basta ter um computador ou smartphone conectado à internet.

Economia de tempo

O fato de não precisar se deslocar ao polo de ensino todos os dias é um dos grandes benefícios do EAD. Os estudantes podem acessar os conteúdos nos horários mais convenientes para a sua rotina.

Trabalhos finais, provas e atividades práticas são feitos de modo presencial e apresentam as datas no calendário do curso.

Economia de dinheiro

Nos cursos da modalidade EAD, as mensalidades são bem mais acessíveis do que as opções presenciais. Além disso, os estudantes gastam menos com alimentação, deslocamentos e até mesmo com materiais, já que grande parte da bibliografia pode ser conferida de maneira online.

Método de ensino inovador

O ensino em que os professores só transmitem seus conhecimentos enquanto os estudantes observam tem mudado aos poucos. O educador encontrou novos modos de fixar os conteúdos e engajar os graduandos, principalmente com metodologias que envolvem a tecnologia em sala de aula.

Nem precisamos mencionar que o ensino semipresencial ou a distância já conta com isso, não é? A interatividade traz um bom resultado para o aprendizado, aproximando ainda mais alunos e professores.

Inclusão

O ensino a distância é um importante fator de inclusão de pessoas que, por algum motivo, não conseguem se deslocar até a faculdade. É o caso de quem mora longe de centros urbanos.

Tour pela prova do Enem

Por meio do EAD, o estudante fica a apenas um clique de distância de instituições e professores qualificados de várias partes do país.

Reconhecimento

As faculdades que oferecem o ensino EAD passam por um controle rigoroso do MEC (Ministério da Educação). São avaliadas questões como infraestrutura, recurso didático-pedagógico, titulação dos professores e matriz curricular.

Logo, ao obter um diploma de ensino a distância, os alunos têm a garantia de que o documento é válido em todo o Brasil — para prestar concurso público, procurar um emprego ou continuar os estudos.

Como estudar EAD?

Viu só como existem vários benefícios do EAD? Então, que tal aprender a como estudar nessa modalidade de ensino para se dar bem durante o curso de graduação? Confira as nossas dicas!

Tenha um ambiente organizado

O primeiro passo para se dar bem no ensino a distância é separar um local para os estudos que seja confortável e que possibilite deixar seus materiais organizados. Logo, fica mais simples estabelecer uma rotina de estudos e fazer o tempo render mais, pois você não precisará ficar procurando textos, cadernos, etc.

Seja organizado

Além de disciplina, é necessário ter bastante organização. Portanto, crie um cronograma de estudos para a semana com o horário em que você se dedicará às aulas EAD.

Se possível, respeite seu relógio biológico: caso se sinta mais produtivo durante a manhã, tente se dedicar aos estudos nesse horário, beleza?

Treine a sua disciplina

Apesar da flexibilidade e benefícios do ead, é fundamental ter disciplina, pois a complexidade do curso de graduação é a mesma da modalidade presencial. Por isso, tente não procrastinar: estude um pouco por dia para que os conteúdos não fiquem acumulados.

Com isso, é possível evitar o estresse e a ansiedade, podendo aproveitar melhor os conteúdos.

Como escolher a melhor faculdade EAD?

A escolha da faculdade precisa ser feita com bastante zelo e atenção. Afinal, o investimento no ensino superior deve ser de alto retorno, pois é um marco na vida de todos. Algumas características que devem ser observadas no momento de fazer a melhor escolha são:

  • programa de bolsas;
  • parceria com empresas;
  • formas de ingresso facilitadas;
  • corpo docente;
  • avaliação do MEC.

A Unopar oferece vários cursos de graduação EAD em diferentes campos do conhecimento. Para acessar às aulas, basta fazer o login em nosso portal e, em seguida, acessar o AVA. Por lá, você encontrará todos os materiais didáticos para estudo!

Estude EAD!

Agora que já conhece os benefícios do EAD, saiba que é importante estudar em uma instituição de ensino qualificada. Por isso, venha para a Unopar e mude o rumo do seu futuro!

Gostou do conteúdo e quer estudar em uma das melhores instituições de ensino a distância do país? Então, inscreva-se no vestibular online da Unopar e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.