Como é a carga horária de um curso tecnólogo?

Desconto nota do Enem

Ao longo do processo de escolha uma faculdade, é comum que os estudantes se deparem com algumas informações importantes sobre as opções pretendidas, como a modalidade de ensino ofertada, o turno, a duração total e o tipo de formação. Se você está em busca de uma graduação mais rápida e de qualidade, precisa conhecer a carga horária de curso Tecnólogo.

Nesse momento, várias dúvidas surgem. Por exemplo: por que essa opção tem uma duração mais curta? Como saber se a carga horária da faculdade que vai cursar é realmente adequada à formação? Esclarecer essas questões é essencial para quem vai ingressar no ensino superior.

Esse é o seu caso? Então, não se preocupe! Neste post, vamos explicar como funciona a carga horária de Tecnólogo. Confira!

Como funciona a carga horária de curso Tecnólogo e quanto tempo ele dura?

Os cursos Tecnólogos, que apresentam uma duração mais curta se comparada ao Bacharelado e à Licenciatura, por exemplo, podem ser concluídos em 2 ou 3 anos, com carga horária de 2.400 horas. Alguns são ainda mais rápidos, durando entre 1.600 a 2.000 horas.

Esse tempo é determinado pelo MEC (Ministério da Educação) e a faculdade tem liberdade para distribuir as horas de acordo com aulas teóricas, práticas, exercícios, provas, etc.

Muita gente ainda se pergunta se existem diferenças na duração de um curso Tecnólogo presencial para o EAD. De modo geral, uma mesma graduação ofertada em ambas as modalidades precisa ter, obrigatoriamente, a mesma carga horária.

Nesse sentido, é bom notar que, embora o ensino EAD e o presencial sejam dois formatos diferentes, os cursos devem ser equivalentes no que se refere não apenas à carga horária, mas também à grade curricular. Desse modo, o aluno obtém a mesma formação, ainda que os formatos das aulas tenham sido diferentes.

Agora, você vai conhecer a carga horária dos principais cursos Tecnólogos oferecidos pela Unopar. Confira:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas: 2.190 horas (2 anos e meio);
  • Automação Industrial: 2.600 horas (3 anos);
  • Design de Moda: 1.740 horas (2 anos);
  • Eletrotécnica Industrial: 2.600 horas (3 anos);
  • Gastronomia: 1.720 horas (2 anos);
  • Gestão Comercial: 1.740 horas (2 anos);
  • Gestão da Produção Industrial: 2.600 horas (3 anos);
  • Gestão de Recursos Humanos: 1.740 horas (2 anos);
  • Gestão da Tecnologia da Informação: 2.150 horas (2 anos e meio);
  • Gestão Financeira: 1.740 horas (2 anos);
  • Logística: 1.740 horas (2 anos).

Por que esse tipo de curso é mais curto?

Os cursos do tipo Tecnólogo foram criados com o objetivo de suprir com mais rapidez as demandas do mercado de trabalho. Eles existem há muito tempo, mas só ficaram populares após os anos 2000, com o desenvolvimento da internet e a oportunidade de estudar a distância.

De modo geral, essa formação tem como foco principal o mercado de trabalho. Por essa razão, você consegue se formar em um tempo menor do que se fizesse uma Licenciatura ou um Bacharelado.

Assim, independentemente da faculdade escolhida para estudar, a matriz curricular conta com uma carga horária mais enxuta, além de matérias teóricas fundamentais ao exercício da profissão, assim como muitas disciplinas de caráter prático. Isso permite que o profissional recém-formado consiga ingressar rapidamente no mercado.

Quais são as vantagens de fazer esse curso?

Se você está se perguntando quais são as vantagens de fazer um curso superior mais rápido, saiba que existem muitos benefícios! Quer saber quais são? Confira abaixo!

Tour pela prova do Enem

Facilidade de conciliar com outras obrigações

Caso escolha uma faculdade tecnológica nas modalidades EAD ou semipresencial, pode conciliar os estudos com outras obrigações do dia a dia. Afinal, a maioria das atividades são feitas no ambiente digital.

Ou seja, além de fazerem com que você conclua o ensino superior mais rápido, também possibilitam que o estudante alie o curso com outras funções da rotina, seja pessoal, seja profissional.

Isso ocorre porque as atividades presenciais apresentam horários e dias programados, como provas, apresentações e trabalhos presenciais, que são feitos no polo da faculdade.

Foco na atuação prática

Os cursos Tecnólogos apresentam conteúdos mais específicos e dinâmicos para o respectivo campo de atuação, sendo a vivência em sala de aula muito prática. Logo, você sai da graduação pronto para colocar em prática os conhecimentos adquiridos, sem ter que fazer estágios, pois no caso de uma faculdade tecnológica eles não são exigidos por lei.

As matérias de cursos convencionais são abrangentes e levam em conta a possibilidade de o estudante querer atuar na área acadêmica, com foco na pesquisa ou Licenciatura. Já no caso do Tecnólogo, o objetivo é apresentar as ferramentas e as práticas específicas para a atuação no mercado de trabalho.

Oportunidade para quem quer mudar de carreira

Para quem já trabalha e está insatisfeito com o emprego atual, o curso Tecnólogo é uma opção e tanto. Por causa da duração mais curta, não demanda muito tempo de mudança.

Logo, as graduações vão auxiliar a descobrir as oportunidades que uma nova profissão pode oferecer, fazer com que adquira conhecimentos a curto prazo e possa encontrar ofertas de trabalho. Afinal, a Unopar conta com uma parceria com empresas para divulgação de vagas de emprego e estágio nas áreas do seu curso.

É o caso do Canal Conecta. Nele, você se conecta com diversas empresas que estão com vagas disponíveis, fazendo com que consiga se preparar para as oportunidades.

Como a Unopar ajuda você a conquistar o sonho da faculdade?

A Unopar é uma instituição de ensino que está presente no mercado há muitos anos, e conta com vários cursos Tecnólogos nas áreas da Saúde, Ciências Exatas, Humanas e Tecnologia. Além de professores renomados e experientes, você estudará com uma grade curricular atualizada e que apresenta todas as novidades do setor.

Também é possível conciliar os estudos com a rotina, já que a maioria dos tecnólogos são ofertados nas modalidades semipresencial e 100% online — maravilha, não é mesmo?

Agora é com você!

Agora que já sabe como funciona a carga horária de curso Tecnólogo, saiba que investir nesse tipo de formação pode proporcionar muitas vantagens. Por isso, faça a sua graduação na Unopar e saia preparado para atuar no mercado de trabalho!

Invista no seu futuro e faça um curso Tecnólogo. Inscreva-se no vestibular online da Unopar e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados