Carreira no mundo dos jogos digitais: como alcançar o sucesso?

carreira no mundo dos jogos digitais

Desconto nota do Enem

Você sonha com uma carreira no mundo dos jogos digitais? Então é hora de aprender a tirar esse plano do papel e começar a colocá-lo em prática. Para isso, preparamos este post com dicas essenciais para o seu sucesso.

Sinônimo de diversão para muitas pessoas, o videogame pode reservar grandes oportunidades profissionais. O setor é um dos poucos que não foram afetados pela pandemia, o que demonstra que esse é o momento certo para correr atrás de seus objetivos.

Quer saber como se destacar na indústria dos games? Continue a leitura!

Qual o atual cenário do mercado de jogos digitais?

Você sabia que o mercado de jogos digitais é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo? O mais interessante é que a crise gerada pela pandemia de Covid-19 não afetou esse setor. Pelo contrário, ele foi impulsionado e ostenta números animadores.

O último Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais, realizado em 2018, descobriu que o país conta com 375 empresas desenvolvedoras de jogos. Com o isolamento social, a demanda por esse tipo de entretenimento cresceu e, certamente, novos negócios e startups estão surgindo.

No mundo, há uma previsão de crescimento a longo prazo. A consultoria Newzoo afirma que, até 2023, o faturamento do mercado de jogos deve chegar a US$ 200 bilhões. Com perspectivas tão favoráveis, empresários, investidores e profissionais precisam estar prontos para as oportunidades –– fazendo o salário do Dev Back-End e outros envolvidos na produção crescer ainda mais.

Como alcançar o sucesso em uma carreira no mundo dos jogos digitais?

Para muitas pessoas, jogar videogame é apenas diversão. Mas já pensou em ganhar dinheiro trabalhando na área? Ter uma carreira no mundo dos jogos digitais é possível, mas depende de alguns passos.

Ficou curioso? Então preste bastante atenção nas dicas que preparamos para você!

Programe em várias linguagens

A programação é uma das etapas mais complexas e importantes do desenvolvimento de games. Sendo assim, para alcançar o sucesso na carreira na área de jogos digitais, é importante conhecer diversas linguagens e tipos de games.

Uma dica para tornar isso possível, é estudar bastante. Invista em cursos para programador e vá atrás de experiências, programando jogos do início ao fim.

Participe de eventos e competições na área

Você sabe o que é networking? É uma estratégia muito usada no mundo empresarial que consiste em formar redes de contato. A boa notícia é que você pode (e deve) aproveitar essa ideia para impulsionar sua carreira.

Para isso, é interessante participar de eventos e competições na área. Nesses locais, você poderá conhecer novas pessoas, interagir com empresários do setor, trocar experiências, se atualizar e formar relacionamentos comerciais e profissionais.

Seja ativo em fóruns de jogos digitais

Quem não é visto não é lembrado, certo? Portanto, seja um usuário ativo de fóruns sobre jogos digitais, compartilhando seus conhecimentos e experiências.

Essa é uma maneira de se colocar como expert na área e atrair a atenção de outros profissionais, empresas e investidores. Além disso, há sempre algo novo para se aprender.

Diversifique o formato de jogos desenvolvidos

Outra dica valiosa é diversificar o formato dos jogos desenvolvidos. Afinal, quanto mais experiência e habilidades você adquirir, melhor para sua carreira em jogos.

Tour pela prova do Enem

Vale lembrar que um curso de Desenvolvimento é essencial. Isso porque, o profissional da área precisa estudar e se atualizar constantemente para garantir jogos adequados à demanda do mercado.

Busque muita inspiração para os enredos

O universo dos jogos precisa ser muito atrativo. Afinal, o usuário deve se encantar pela história e ficar realmente engajado em cumprir com as fases do game. Para isso, você precisa ser criativo na hora de criar o seu enredo.

Buscar inspirações em situações do cotidiano, livros e história em quadrinhos, por exemplo, é uma excelente estratégia.

Crie um portfólio virtual diferenciado

Criar um portfólio virtual diferenciado e completo é mais um passo para o sucesso de sua carreira em jogos digitais. Mas atenção! É preciso se dedicar a essa tarefa e torná-lo atrativo não apenas para quem entende de programação.

A ideia é provar suas habilidades e experiências. Mas você deve se lembrar de que as empresas de games são compostas por profissionais de diversas áreas.

Aprenda sempre sobre novas tecnologias

Jogos e tecnologia são conceitos que caminham lado a lado. Portanto, é seu dever estar atualizado sobre tendências tecnológicas e aprender a incorporá-las aos seus projetos.

Nesse caso, a participação em feiras para o setor e o investimento em uma graduação na área fazem toda a diferença!

Acompanhe as tendências de consumo

Entender os padrões de consumo de quem compra jogos é outro passo essencial para quem deseja alcançar o sucesso nesse universo. Afinal, são essas pessoas que você precisa atrair e conquistar.

Aproveite todas as oportunidades para se informar e conhecer os lançamentos para o setor. Converse com colegas de trabalho e, claro, observe com atenção o que os consumidores falam e pensam.

Invista em formação de alta qualidade

Por último, mas não menos importante, é preciso investir em formação de alta qualidade. Em um mercado tão competitivo, o sucesso vem para aqueles que buscam sempre o que há de melhor, inclusive nos estudos.

Se você quer se destacar, precisa estar pronto para os desafios da profissão. Ou seja, precisa dominar técnicas, linguagens e aprender o máximo sobre matrizes, vetores, estrutura de dados, programação e desenvolvimento.

Para isso, você pode contar com a Unopar, principalmente com o Academia Tech. Temos cursos focados nas necessidades do mercado, com professores e tutores altamente qualificados e com experiência na área. Ou seja, você aprende com os melhores a se tornar um profissional de sucesso.

Além disso, nossos alunos têm acesso ao Canal Conecta, um portal que os ajuda a ingressar no mercado de trabalho, simplificando sua jornada. Portanto, não faltam motivos para se matricular!

Agora é com você!

Está pronto para dar início à sua carreira no mundo dos jogos digitais? Ao longo do post, apresentamos dicas infalíveis para quem sonha alto e quer se destacar nesse mercado. Agora que você já sabe de tudo isso, não fique parado e corra atrás dos seus objetivos.

Está esperando o que para investir no seu futuro? Inscreva-se agora mesmo no vestibular da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados