Qual a diferença entre diploma e certificado de conclusão de curso?

certificado de conclusão de curso

Desconto nota do Enem

Depois de apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e terminar as últimas matérias da faculdade, chega a hora de emitir o documento que atestará suas habilidades no mercado de trabalho. Mas, nesse momento, você deve solicitar o certificado de conclusão de curso ou o diploma? Para que serve cada um? São dúvidas importantes de quem está prestes a terminar uma graduação.

Se quer agilizar seu processo de conclusão de um curso superior, será preciso entender exatamente a diferença entre certificado de conclusão de curso e diploma. Neste artigo, nós da Unopar, vamos ajudar a tirar essa dúvida. Continue a leitura para entender o que é um diploma, o que é um certificado de conclusão e as diferenças entre esses documentos.

O que é o diploma?

Diploma é o documento reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) que formaliza a conclusão de um curso. Na graduação, o diploma só pode ser emitido por uma faculdade reconhecida pelo MEC — a instituição também deve ter seus cursos reconhecidos pelo Ministério.

O estudante que recebe o diploma está apto a exercer uma profissão ou as habilidades adquiridas ao longo da graduação em todo o território nacional.

Normalmente, a emissão do diploma é a última etapa para a realização de um curso de graduação. Ela acontece quando o estudante já foi aprovado em todas as matérias, inclusive o TCC e estágios, cumpriu a carga horária, as horas complementares e demais exigências do curso de graduação.

O que substitui o diploma?

O certificado de conclusão de curso é o único documento capaz de substituir um diploma de graduação, ainda que apenas de forma provisória.

Afinal, na prática, o intervalo entre ter finalizado as exigências da graduação e obter o diploma pode levar meses para terminar. Para que o estudante consiga comprovar o término do curso superior durante esse período, a instituição emite, justamente, o certificado de conclusão de curso.

certificado de conclusão de curso

O que é o certificado de conclusão de graduação?

O certificado de conclusão de graduação, como o nome já diz, também é um documento que atesta a conclusão de um curso superior.

Ele é emitido pela instituição de ensino quando o estudante já cumpriu todas as exigências do seu curso: realizou todas as matérias, inclusive TCC e estágios, cumpriu a carga horária mínima e as atividades complementares.

Para que ele serve?

O documento serve para atestar a conclusão de um curso até que o estudante consiga obter o diploma emitido pela instituição de ensino superior. Assim, é muito comum que o certificado de conclusão tenha uma validade temporária. Em determinados casos, o próprio documento traz um “prazo de validade”, que geralmente é de alguns meses.

Enquanto a faculdade atende a solicitação de vários estudantes para a emissão do diploma oficial, ela emite de antemão o certificado de conclusão para cada um deles.

Muita gente ignora o certificado de conclusão de curso por achar que ele é um documento de menor relevância em comparação com o diploma, mas isso não é verdade. Diploma e certificado são documentos diferentes, mas igualmente importantes, pois você pode precisar muito de um certificado de conclusão até que o seu diploma seja emitido pela faculdade.

Digamos que você tenha conseguido, no final da graduação em Direito, uma oportunidade de emprego em um escritório de advocacia. Porém, um dos critérios para obter a vaga é a conclusão do curso superior de Direito.

Se você ainda não tem o diploma do curso em mãos, mas já tem o certificado provisório emitido pela faculdade, poderá usar esse documento na seleção e, assim, não perder a oportunidade de emprego.

Tour pela prova do Enem

Percebeu o quão importante é o certificado de conclusão de curso? A emissão desse documento é uma etapa fundamental no final de qualquer graduação.

Quais são as diferenças entre o diploma e esse certificado?

Apesar de os dois documentos servirem como porta para o mercado de trabalho, existem diferenças fundamentais entre eles. A seguir, entenda quais são elas.

Período de emissão

Tanto o diploma quanto o certificado são emitidos no final da graduação, quando o estudante já cumpriu todas as exigências do curso superior ao qual está matriculado. No entanto, o certificado é emitido pela faculdade antes do diploma e mais rapidamente.

Enquanto o diploma pode demorar meses para ficar pronto, o certificado geralmente demora algumas semanas ou até alguns dias após a solicitação feita para a faculdade.

Reconhecimento do MEC

Para emitir o diploma oficial, a instituição de ensino superior precisa ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). No entanto, para emitir o certificado de conclusão do curso, a instituição não precisa ser reconhecida pelo MEC.

Uma faculdade que ainda não tem o reconhecimento do MEC pode levar um tempo maior do que o normal para emitir o diploma, uma vez que a emissão desse documento depende, em primeiro lugar, do reconhecimento da instituição e do curso pelo Ministério.

E a Unopar é reconhecida pelo MEC? Se você quer se tornar aluno da Unopar, pode ficar tranquilo! A nossa faculdade, além de ser reconhecida pelo MEC, vem se tornando referência no ensino superior em todo o território nacional. Então, vamos garantir o seu diploma oficial no tempo certo!

certificado de conclusão de curso

Formalidade

Por ser um documento reconhecido pelo MEC, o diploma tem um nível de formalidade maior do que o certificado de conclusão. Como consequência, o diploma demanda mais etapas e um rigor maior para sua emissão.

Finalidade

O diploma tem a finalidade de habilitar um profissional a exercer determinada profissão ou colocar em prática determinadas habilidades no mercado de trabalho.

O certificado de conclusão de graduação, por outro lado, tem como finalidade principal atestar que o estudante cumpriu todas as exigências de um curso superior.

Período de validade

O diploma tem uma validade permanente após a sua emissão pela faculdade. Já o certificado de conclusão, como comentamos, é um documento provisório, e, geralmente, tem duração apenas de alguns meses.

Chegou a hora de obter sua graduação!

Ingressar em um curso superior é mais difícil do que sair. Mas, ao longo do processo de conclusão de uma graduação, você ainda terá que lidar com certas etapas. Algumas delas são a emissão do certificado de conclusão de curso (provisório) e, posteriormente, do diploma (permanente) que atestará suas habilidades para empresas e terceiros.

Ainda não se inscreveu no vestibular? Aproveite para fazer sua inscrição no vestibular online da Unopar e garanta sua vaga na faculdade dos sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 100

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados