Quantos anos dura Ciências Contábeis? Veja a duração média dessa Faculdade!

ciências contábeis quantos anos

Desconto nota do Enem

Sem dúvidas, a faculdade de Ciência Contábil abre muitas portas para o profissional que se qualifica e se capacita no ramo. Por isso, é comum que interessados na carreira busquem saber quantos anos dura o curso de Ciências Contábeis para obter o diploma e ingressar no mercado de trabalho.

Pensando nisso, e buscando esclarecer dúvidas comuns sobre a formação, elencamos tópicos explicativos sobre quantos anos dura a faculdade. Acompanhe o conteúdo!

A faculdade de Ciências Contábeis tem 4 anos em média

A duração de Ciências Contábeis gira em torno de 4 anos, divididos em 8 semestres. Durante este período, o estudante cumprirá um número mínimo de 3.000 horas de formação para concluir a grade curricular do curso.

Esse período de duração da faculdade de Ciências contábeis pode variar de acordo com alguns fatores, a exemplo da própria instituição de ensino escolhida pelo aluno e o seu desempenho nas matérias do curso.

Veja a carga horária do curso de Ciências Contábeis por semestre na Unopar

Confira agora quanto tempo dura a Faculdade de Contabilidade por semestre na Unopar:

  • 1.º semestre: 340 horas
  • 2.º semestre: 380 horas
  • 3.º semestre: 380 horas
  • 4.º semestre: 380 horas
  • 5.º semestre: 360 horas
  • 6.º semestre: 360 horas
  • 7.º semestre: 230 horas
  • 8.º semestre: 470 horas

Veja como funciona a duração de um curso superior

Ao contrário do que muitos pensam, não só as atividades curriculares são determinantes para a duração do curso de Ciências Contábeis.

Para além da carga horária distribuída entre os semestres, que corresponde a um certo número de créditos que o estudante deve cumprir para se formar, existem outros aspectos que interferem em quanto tempo dura a faculdade de Contabilidade.

Confira:

  • DPs: trata-se das disciplinas nas quais o estudante não obteve aprovação. Por essa razão, precisará repeti-las no semestre posterior, o que pode interferir na duração final do curso;
  • Disciplinas Optativas: outro fator que interfere no tempo da graduação é a opção do aluno por realizar disciplinas não obrigatórias no curso, como a de LIBRAS, sugerida para Ciências Contábeis;
  • Atividades Complementares: correspondem às palestras, aos estudos dirigidos, às pesquisas científicas, entre outras atividades extracurriculares que podem ser exigidas para a obtenção do diploma;
  • Estágio: na matriz curricular do curso de Ciências Contábeis da Unopar, já está previsto o estágio. No entanto, o estudante ainda pode buscar a realização do estágio não obrigatório para aprimorar o aprendizado prático;
  • Segunda Graduação: para aqueles que buscam uma segunda graduação cuja matriz curricular é, em parte, correspondente à primeira, é possível aproveitar créditos acadêmicos.

Diferença entre curso técnico e curso superior

Entenda agora as diferenças entre um curso técnico e superior e como isso interfere no tempo de duração de cada um deles. Para esclarecer demais dúvidas e descobrir qual é a escolha ideal para você, confira a seguir!

Curso técnicoCurso superior
Formação de nível médio de natureza técnica;Curso de nível superior que capacita bacharéis e licenciados;
Conclusão rápida com foco em ingresso no mercado;Formação abrangente e aprofundada para diversas profissões na área;
Disponível em profissões específicas;Grade curricular mais ampla e voltada à formação global;
Grade curricular focada em aspectos práticos da profissão;Presença de maior quantidade de disciplinas teóricas em comparação ao técnico;
empo médio de duração de poucos meses até 3 anos;Tempo médio de duração entre 3 e 6 anos;
Custo normalmente reduzido em razão do tempo médio.Custo maior em relação ao curso técnico, porém com boa remuneração no mercado.

Curso técnico

Em geral, o curso técnico é uma formação de nível médio que tem por objetivo central oferecer formação profissional rápida ao estudante que quer ingressar no mercado de trabalho.

Por essa razão, os cursos têm duração reduzida, assim como os custos, e são voltados ao aprendizado prático dentro do segmento de interesse. Sendo assim, costuma ser uma boa opção para aqueles que buscam atuar imediatamente no setor produtivo.

Tour pela prova do Enem

Curso Superior

Como o nome já indica, trata-se de uma formação de nível superior e que, portanto, demanda a conclusão prévia do ensino médio.

O objetivo central desse tipo de formação é oferecer uma formação abrangente sobre determinada área do conhecimento.

Sendo assim, capacita o aluno para atuar em diversos segmentos e profissões, tanto no mercado de trabalho quanto no ambiente da pesquisa.

Saiba como a Unopar te ajuda a realizar o sonho da Faculdade

Para aqueles que se interessam pelo curso de Ciências Contábeis e querem investir nessa carreira, é importante buscar uma instituição de ensino com credibilidade e experiência no mercado.

Saiba que Unopar é uma ótima parceira nessa jornada! Com um corpo docente altamente qualificado, a instituição assegura aos alunos o conhecimento e as habilidades necessárias para ter sucesso na vida profissional.

Isso sem contar a excelente infraestrutura, o amplo apoio dos docentes e colaboradores para ingressar no mercado de trabalho e a flexibilidade de horários para o aprendizado. Não é demais?

O curso de Ciências Contábeis abre muitas portas para o mercado de trabalho e traz o tão sonhado reconhecimento profissional. Se você se identifica com a área, não deixe de ficar por dentro de tudo sobre Ciências Contábeis, quantos anos dura o curso e as possibilidades de carreira na Contabilidade.

Faça Contabilidade na Unopar!

Além disso, dedique-se na escolha da melhor faculdade para realizar o curso. É por meio dela, afinal, que você terá todo o necessário para se tornar um profissional de sucesso.

E aí, curtiu o conteúdo? Agora que você já sabe quantos anos dura Ciências Contábeis, garanta sua vaga no curso por meio do vestibular da Unopar!

**Conteúdo para tabela.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados