Descubra tudo sobre a área de Ciências Políticas!

estudantes de políticas públicas

O curso de Ciência Política oferece ao profissional uma ampla área de atuação, seja no setor público, seja no privado. Por isso, se está em dúvida sobre a formação superior, saiba mais sobre o que faz o cientista político.

Para quem é o curso de Ciência Política?

Caso goste de estudar fatos históricos, bem como ter uma visão crítica sobre o que ocorre no mundo, este é o curso ideal. Isso porque cabe ao graduado fazer análise de fatos e dados com base na realidade brasileira e mundial.

O estudo das ocorrências na política não fica restrito apenas à noção de governos. Ao contrário, ela está no dia a dia das pessoas, bem como em órgãos como sindicatos, movimentos sociais e associações.

A Ciência Política como área própria

Este ramo de estudo era tratado como parte das Ciências Sociais. No entanto, a crescente demanda na área levou ao status de um curso de ensino superior. Hoje, diversas faculdades tem o curso em suas grades.

Sem esquecer da relação da matéria com as demais áreas de conhecimento, é certo que as Ciências Políticas são um ramo autônomo. Afinal, muito antes de qualquer estrutura de Estado, o homem já era um ser político em suas relações mais primitivas.

Conheça as matérias do curso de Ciência Política

Por ser um curso da área de Humanas, o aluno tem uma base teórica da sociologia, antropologia e história. Além disso, a grade da formação conta com matérias que trazem para o ramo conceitos do direito e economia. Desta forma, veja algumas disciplinas abaixo: 

  • Geografia política;
  • Partidos políticos no Brasil;
  • Direito político, eleitoral, bem como teoria da Constituição;
  • Ética e Filosofia;
  • Técnicas de negociação de conflitos.

O curso de Ciência Política tem, portanto, um viés interdisciplinar. Desse modo, o aluno é capaz de entender e resolver os conflitos que se apresentam no dia a dia. Para isso, é essencial entender como se estrutura o poder Estatal e a sociedade. 

Quanto tempo dura um curso de Ciência Política?

Na graduação, o curso tem a duração média de quatro anos, para obter o título de bacharel. Após isso, o profissional está apto a trabalhar na área. Por outro lado, caso queira seguir na carreira acadêmica, pode ingressar no mestrado na área. 

Vale lembrar que as relações políticas mudam a cada dia. Dessa maneira, o profissional das Ciências Políticas deve estar sempre atualizado com os fatos recentes. Por isso, o estudo nesse ramo é constante.

Afinal, em que áreas um cientista político atua?

Este profissional pode optar por trabalhar no ramo público ou privado. Assim, há uma gama de atividades e serviços a serem prestados. Sejam em formato de assessoria, ou no apoio técnico a outras áreas. 

Também é comum que o expert no ramo seja convidado para entrevistas a fim de informar os espectadores. Desta forma, o profissional pode tornar a política mais acessível às pessoas, e conscientizar sobre a sua relevância.

Como é o dia a dia do profissional no setor público?

Nesse ramo, o cientista político pode atuar em prefeituras, como assessor de governo, bem como em sindicatos e partidos. Nesse sentido, pode auxiliar na edição de textos de projetos de lei e políticas públicas. 

Em anos de eleições, o profissional pode ajudar nas campanhas, por meio da análise de pesquisas de intenção de votos. A partir dos dados coletados, o especialista pode prever com algum percentual de certeza as chances de êxito.

De que forma o graduado em Ciência Política atua em empresas privadas?

Já na iniciativa privada, o expert pode representar os interesses das empresas perante o governo. Também na esfera da economia, o cientista pode emitir pareceres sobre como eventos políticos podem impactar a operação das empresas. 

A profissão de cientista político é regulamentada? 

Essa área ainda não possui uma regulação, ou seja, não há a exigência de formação superior para atuação. No entanto, o assunto tem sido alvo de debates, uma vez que hoje existem diversas pessoas sem formação em Ciência Política atuando no ramo.

Cabe dizer que a criação de uma lei que define a profissão, não significa uma restrição para atuar nesta área. Esse ramo tem uma conexão com outras matérias, além de estar na rotina de todos. Desta forma, os pontos sugeridos por experts para regular a área seriam:

  • Definição do que é um cientista político profissional;
  • Elencar os requisitos mínimos de formação para exercer a profissão;
  • Funções e responsabilidade profissional.

Sem conselho de classe

A regulação de uma área não exige a criação de um Conselho de Classe, pois é uma opção do legislador caso haja interesse no ramo. Por exemplo, a profissão de historiador foi criada sem a criação de um órgão da categoria.

Saiba qual a média de salários de um cientista político

De acordo com dados apurados, a média salarial na área fica em torno de 7 mil reais. No entanto, esse valor depende da região, e claro, do grau de formação do profissional. 

São Paulo foi o Estado com maior registro de vagas, no entanto, há demanda para todas as regiões. Logo, em locais onde há escassez de pessoas formadas, os salários ofertados podem ser maiores.

Quais as áreas de atuação com maiores salários?

Os cargos com maior remuneração estão no setor público. Mas, a maioria exige que o candidato preste concurso, além de investir na formação após a graduação. Confira abaixo algumas posições e os salários:

  • Professor em instituição federal, com dedicação exclusiva, cerca de R$ 8.500,00;
  • Por sua vez, um professor titular, pode chegar ao salário de R$ 17.000,00.

São diversas carreiras em concursos que o cientista político pode concorrer. Desta forma, é uma boa chance para quem deseja uma posição com maior estabilidade. 

Como escolher o melhor curso de Ciência Política?

Antes de ingressar no curso, busque conhecer a faculdade e os recursos que ela oferece aos alunos. Na Unopar, a graduação em Ciência Política conta com uma grade curricular que visa preparar o aluno para o dia a dia. Veja abaixo alguns diferenciais: 

  • Curso 100% online, ou seja, você define o melhor horário para estudar;
  • Abordagem de temas atuais nas situações problema resolvidas;
  • Conteúdo digital para complementar as aulas;
  • Acesso a um portal com vagas de emprego.

Unopar é a melhor opção

Escolher a carreira é um grande passo na vida de qualquer pessoa. Por isso, é essencial ter ao seu lado uma instituição de ensino com a melhor estrutura de ensino. Além disso, ter uma formação voltada à realidade do mercado faz toda a diferença.

Não perca tempo, invista no seu futuro e seja um cientista político de sucesso. Por fim, se você prestou o ENEM, pode usar a nota da prova, por isso, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.