Passo a passo: como estudar para prova de faculdade ead

Desconto nota do Enem

Os trabalhos de final de semestre e as provas estão entre as etapas mais desafiadoras da vida academia. Há muito o que aprender, manter organizado e lembrar nos dias que antecedem a data da avaliação. No entanto, para quem faz uma faculdade EAD, a preparação para a prova ainda pode envolver cuidados extras.

Algumas avaliações de um curso EAD são realizadas online, na plataforma da faculdade, enquanto outras avaliações são feitas presencialmente, no polo presencial escolhido pelo estudante no momento da matrícula. Pensando nisso, preparamos um guia prático de como estudar para prova de faculdade EAD.

Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto!

O que é EAD?

EAD é uma sigla para Ensino a Distância. Trata-se de uma modalidade de ensino ocorrida no ambiente digital. As aulas (ao vivo ou gravadas) e os materiais didáticos são enviados para os alunos por meio de uma plataforma, que pode ser acessada por um computador ou dispositivo móvel conectado à internet.

Há muitos benefícios no estudo a distância. Os cursos de nível superior oferecidos nesse formato são mais baratos do que cursos presenciais, embora a qualidade das aulas e a validade do diploma sejam as mesmas.

Outro benefício do EAD é que o acesso dos alunos ao ensino não fica limitado pela localização geográfica. Então, por exemplo, você pode estar nos Estados Unidos e, mesmo assim, ter aulas em uma faculdade localizada no Brasil por meio do EAD.

Como funciona uma prova EAD, na prática?

Uma faculdade EAD pode avaliar os conhecimentos dos estudantes por meio de avaliações online e presenciais. A maioria das provas do EAD acontece em um polo presencial da faculdade, enquanto apenas algumas atividades pontuadas são feitas remotamente.

Um aluno matriculado em Administração EAD na Unopar, por exemplo, deverá agendar um horário pelo sistema da faculdade e comparecer no polo presencial para fazer as provas. São raras as faculdades EAD que não exigem provas presenciais ao longo do curso.

Quando a avaliação acontece a distância, o estudante deve fazer login na plataforma online da faculdade, conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os professores e tutores EAD podem fornecer todas as instruções de como o aluno deve preencher as respostas e enviá-las online.

Assim como acontece no presencial, a prova EAD tem um horário de início e fim. O estudante deve enviar todas as respostas dentro do período estabelecido pela faculdade. Contudo, ao contrário do que acontece no presencial, o estudante geralmente tem autonomia para agendar o dia para fazer a prova EAD conforme seu próprio calendário.

Como estudar para prova de faculdade EAD?

Agora que você sabe como funciona uma prova EAD, que tal começar a planejar sua preparação para as avaliações? Tanto as provas presenciais quanto as provas online demandam uma rotina de preparação com dias ou semanas de antecedência. Abaixo, confira 3 passos para começar a estudar do jeito certo para as provas!

1. Planeje um cronograma de estudos

Tenha certeza de que você estudará tudo que precisa a tempo com um cronograma de estudo realista. O cronograma ajudará você a saber por onde começar e o que pretende alcançar em cada dia da semana. Com isso em prática, você estará menos inclinado a procrastinar, pois saberá como usar seu tempo entre cada assunto da prova.

Estude no mesmo horário todos os dias para criar uma rotina e planeje estudar os assuntos mais difíceis em horários nos quais você tem mais foco. Da mesma forma, deixe tarefas mais fáceis para quando estiver menos alerta (no período da noite, por exemplo).

Tour pela prova do Enem

E, o mais importante: seja flexível com os horários. Não precisa jogar fora seu cronograma se ele não for cumprido 100% conforme o planejado. Faça alguns ajustes e siga em frente.

2. Saiba gerenciar o tempo

Você pode utilizar a técnica Pomodoro para gerir melhor o seu tempo de estudo. Ela consiste em dedicar 25 minutos seguidos de estudo e uma pausa de 5 minutos. Em seguida, repita a mesma sequência de tempo. Na próxima sequência de 25 minutos, você pode estudar outro assunto ou uma parte diferente do mesmo tema.

Por exemplo, na primeira sequência, você pode estudar conceitos e teorias; na segunda, dedique-se a responder questões de prova. O Pomodoro pode ser útil se você estiver se sentindo sobrecarregado, mas ainda precisa se esforçar para manter o foco.

3. Revise o conteúdo com frequência

A mente de todas as pessoas, estudantes ou não, é programada para armazenar apenas aquilo que considera importante e esquecer uma parte dos assuntos com o tempo. Sabendo disso, para assegurar que os assuntos importantes que você gastou energia aprendendo não se percam na memória, a revisão é uma parte essencial. 

Existem várias formas de revisão, como resumos, mapas mentais, flashcards, videoaulas, releitura do conteúdo e questões. Encontre a forma que mais funciona para você.

Como se preparar para esse momento?

À medida que a data de prova se aproxima, você pode começar a ficar um pouco enjoado. Talvez seu coração bata um pouco mais rápido ou suas palmas comecem a suar. Você pode até se sentir sobrecarregado com todo o material que precisará lembrar, e isso é normal.

Para lidar com essas situações, existem algumas coisas práticas que você pode fazer. Confira algumas dicas a seguir.

Saiba lidar com a ansiedade

Caso a prova da faculdade for realizada online, não precisa entrar em pânico. Fazer testes online, sozinho, é um grande desafio para todos os estudantes. Não há problema em sentir ansiedade por isso. O que você pode fazer é gerenciar as preocupações.

Tente minimizar o estresse criando um espaço para fazer a prova separado da sua zona de estudo convencional. Sente-se em uma mesa da sala ou na mesa da cozinha, por exemplo, em vez de ficar no seu quarto.

Busque orientações com a faculdade caso necessário

Em caso de prova online, verifique se a sua faculdade tem orientações para os estudantes EAD. Ela geralmente tem um documento que explica como será o processo, desde o login até o upload das respostas. Tente baixar o documento, fazer login na plataforma e praticar o uso de qualquer funcionalidade recomendada com antecedência.

E se você estiver preocupado por não ter conexão com a internet durante a prova, busque uma rede mais estável para que nada atrapalhe. Para provas presenciais, certifique-se com antecedência do horário e local de prova. Afinal, se deixar para a última hora, corre o risco de errar as informações e perder o horário.

Agora é com você!

Neste guia, você aprendeu algumas estratégias de como estudar para prova de faculdade EAD. Como vimos, dedicar bastante tempo para estudar, revisar o conteúdo e gerenciar seu tempo pode aliviar a ansiedade e ajudar você a dar seu melhor na prova.

Ainda não se escreveu para o vestibular? Aproveite para fazer sua inscrição online e gratuita no vestibular da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados