Como funciona uma plataforma EAD na prática?

Desconto nota do Enem

Entender como funciona a chamada EAD plataforma, ou plataforma de Educação a Distância é importante para quem está interessado em descobrir mais sobre essa modalidade de ensino. Ainda mais se você deseja cursar uma graduação nesse formato, a fim de atualizar os conhecimentos, migrar de campo de atuação, abrir um negócio ou para atender a outro objetivo pessoal ou profissional.

Caso esteja nessa situação, saiba que selecionamos informações que vão ajudar a entender melhor as principais características que tanto um sistema comum quanto a melhor plataforma EAD costumam compartilhar. Portanto, continue lendo e confira!

Como funciona uma plataforma EAD?

Para que uma plataforma EAD possibilite a interação entre aluno e professor no ambiente online, ela agrega uma série de características importantes. Por exemplo, canais de comunicação, salas virtuais para as vídeo-aulas e área para provas e exercícios.

Nesse caso, temos funcionalidades importantes para que professores, alunos, monitores e funcionários em geral consigam interagir nesse tipo de sistema. Normalmente, fazem parte do chamado Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), isto é, um local digital que simula uma sala física real.

Esse sistema permite a realização e a visualização de aulas online, bem como o compartilhamento de materiais e de conteúdos de ensino que colaboram com elas. Nele, os professores ainda conseguem acompanhar seus alunos, verificar como anda o aprendizado e manter interações, ou seja, enviar e responder mensagens de estudantes.

O AVA também permite uma aprendizagem personalizada. Para isso, conta com boa flexibilidade e funcionalidades que facilitam o estudo dos alunos, como aulas gravadas que podem ser reassistidas e recursos interativos. Dependendo do sistema, também há a possibilidade de desenvolver as chamadas trilhas de aprendizagem. Para tanto, são usados áudios (como podcasts), vídeos, ebooks, etc.

A distribuição de materiais didáticos é feita de maneira simples, rápida e direta. Também há recursos comunicacionais importantes, como chats e fóruns de discussões. Esses, por sinal,são ambientes virtuais em que se pode compartilhar sugestões, perguntar sobre assuntos da aula e debater com outros estudantes. Ainda dá colaborar com colegas que precisam de ajuda e trabalhar em equipe para fazer atividades.

Há outros recursos na chamada EAD plataforma?

Além das áreas e funcionalidades de ensino e aprendizado, temos os ambientes de acompanhamento acadêmico e financeiro. No primeiro, o estudante acessa as suas notas e faltas, a fim de poder verificar a sua evolução durante o curso. No segundo, por sua vez, dá para monitorar faturas, gerar boletos, verificar pendências econômicas, entre outras atividades.

Os professores também contam com áreas virtuais próprias, em que podem lançar notas, interagir com os alunos, planejar aulas, entre outras ações relacionadas à atividade de lecionar. Gestores, funcionários da faculdade e outros usuários administrativos geralmente também contam com painéis, dashboards e áreas virtuais próprias — em especial, aqueles que interagem diretamente com estudantes.

Como funciona a educação a distância (EAD)?

No EAD, o conteúdo de ensino é disponibilizado no ambiente online, ou seja, vídeo-aulas, materiais de estudo, exercícios e provas, entre outros recursos, são acessados pelos alunos em uma plataforma digital. As vídeo-aulas podem ser ao vivo, isto é, em tempo real — como acontece em uma aula presencial, ou gravadas.

Tour pela prova do Enem

Além disso, normalmente, há outros recursos interativos voltados a favorecer o aprendizado e o estudo, como chats, fóruns de discussão, webinars, etc. Dessa forma, o aluno pode se organizar para assistir aos conteúdos necessários conforme as possibilidades de sua rotina, de modo a selecionar os horários e os dias mais propícios para estudar e acompanhar vídeo-aulas (no caso das gravadas). Basicamente, torna-se mais responsável por gerir seu tempo de estudo.

Como é estudar na EAD plataforma?

Estudar em uma plataforma EAD demanda conhecimentos básicos de acesso e uso de ferramentas tecnológicas. Mas se você não tiver tanto conhecimento nessa área, ou não entende bem o que é uma plataforma EAD, saiba que conceitos de User Experience (UX) — ou experiência do usuário —, responsividade e intuitividade costumam ser empregados nesse tipo de sistema. Tudo para facilitar o manuseio e o acesso aos seus recursos!

Vale ressaltar algumas vantagens do EAD, como a possibilidade de selecionar e organizar seus horários de estudo, bem como conseguir acessar às aulas de qualquer local em que haja conexão à internet. Isso sem falar na chance de interagir no ambiente online e nos vários recursos que contribuem ou até facilitam a aprendizagem.

Qual a diferença entre online e EAD?

Embora grande parte da EAD esteja amparada por sistemas virtuais e equipamentos conectados por meio da Internet, o aprendizado ou estudo online não é o mesmo que EAD. Isso porque o ensino online compreende qualquer modelo ou formato de educação que se utiliza de processos, recursos ou instrumentos virtuais amparados pela web.

Dessa forma, cursos, transmissões ao vivo, aulas gravadas, entre outras formas de transmitir conhecimento pela Internet podem fazer parte do ensino online. Isso também vale para webinars, videoconferências grupais, videochamadas entre dois participantes etc. O E-learning (Ensino Eletrônico) faz parte da educação online.

Por outro lado, Educação a Distância normalmente se refere a cursos, graduações, faculdades e outras formações feitas no ambiente online, de maneira estruturada e mais ampla. O ensino não presencial é quase um sinônimo de EAD, inclusive, o antigo ensino por correspondência (correio) é uma forma de educação a distância.

Estudar na modalidade a distância pode ser vantajoso para quem dispõe de pouco tempo em sua rotina, pois os sistemas usados contam com uma boa flexibilidade. Muitos dos cursos de graduação a distância atuais costumam considerar esse aspecto quando são projetados e estruturados, como os de Administração, de Logística, de Gestão em diferentes campos, etc.

Faça sua graduação EAD na Unopar e conheça nosso AVA!

A chamada EAD plataforma é um importante instrumento de ensino e aprendizado virtual, sendo o ambiente online em que professores, alunos, tutores e outros agentes se encontram. Portanto, na hora de buscar uma graduação a distância, lembre-se de verificar se o sistema da instituição de ensino é de alto nível.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é uma plataforma EAD, aproveite para se inscrever no vestibular Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados