Como se planejar para estudar EAD? Confira aqui

Desconto nota do Enem

Fazer uma graduação a distância pode ser um pouco complicado no começo, principalmente porque, em muitos casos, é difícil desenvolver o hábito de estudo. Justamente por isso, é fundamental saber como se planejar para estudar EAD e se organizar para ser aprovado e conquistar o tão sonhado diploma.

Assim como ocorre com o trabalho, o estudante deve se comprometer com um horário de estudos e pode reservar turnos e dias específicos para isso. Criar uma rotina auxilia na organização e disciplina, permitindo mensurar o progresso com mais clareza.

Neste post, vamos apresentar algumas dicas práticas de como se planejar para estudar EAD. Confira!

O que é EAD?

Você já pensou que é possível concluir uma graduação de nível superior totalmente online? Essa é a vantagem proporcionada pela faculdade EAD! Tal modalidade de ensino é devidamente reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), possibilitando que os estudantes concluam seus estudos por meio da internet.

Também existe o formato semipresencial, em que algumas matérias são cursadas online e outras demandam a ida do aluno ao polo de ensino, mas com uma frequência menor do que a oferecida por um curso presencial.

Do mesmo modo que uma faculdade tradicional, é possível ingressar por meio de financiamentos estudantis, Enem e vestibular.

Como funciona o estudo EAD?

No EAD, boa parte da graduação acontece com a ajuda da internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É nessa sala de aula virtual que os alunos assistem às aulas em vídeo, realizam exercícios e acessam os conteúdos em texto.

Ela também conta com diferentes ferramentas, como videoconferências, chats e fóruns de discussão que possibilitam a interação com colegas e professores. No caso da modalidade semipresencial, existem algumas atividades presenciais como aulas em laboratórios e reuniões.

Os encontros variam de uma a três vezes por semana, realizados no polo de ensino.

Como se planejar para estudar EAD?

Agora, chegou a hora de conhecer algumas dicas de como manter um planejamento para estudar EAD. Confira!

Seja organizado

Manter a organização é essencial para o processo de adequação da rotina em relação aos estudos EAD. É fundamental que cada estudante encontre uma maneira de organizar os dias se quiser ser mais produtivo.

Antes de tudo, é importante anotar as tarefas para entender como as atividades da graduação podem ser encaixadas na agenda. Encontrar um tempo para estudar é fundamental para estruturar uma nova rotina.

Para isso, use uma planilha, calendário, gerenciador de tarefas ou uma folha de papel. O recomendado é que seja feito do seu jeito e que auxilie a cumprir suas obrigações.

Monte um cronograma de estudos

O próximo passo para estudar EAD consiste em montar um bom cronograma de estudos. Ele serve como um guia para você atingir os seus objetivos. Entre os itens que não podem faltar estão as pausas para o descanso e horários em que se dedicará às disciplinas.

Tour pela prova do Enem

É importante ter em mente que o cronograma de estudos não deve ser engessado. Mudanças de última hora e imprevistos podem surgir. Caso não cumpra o que propôs, é só rever a programação e ajustá-la para os próximos dias.

Use métodos de organização específicos

Agora que já conhece a importância do cronograma de estudos, vale a pena ficar por dentro de algumas técnicas de organização que potencializam seus planos. Eles são:

  • técnica Pomodoro — se o seu problema é foco, esse método é ideal. Com ele, você se dedica aos estudos por 25 minutos, tirando uma folga de 5 minutos em seguida. Após 4 “pomodoros”, faça um descanso de meia hora;
  • mapas mentais — para entender os conteúdos, fazer uma ligação lógica entre eles é importante. Nessa técnica, você escolhe a palava-chave do assunto e relaciona termos similares e que os justificam. É possível usar destaque visuais, como formas e cores, para favorecer o aprendizado.

Quantas horas por dia é preciso estudar a distância?

De modo geral, para que você consiga absorver todos os conteúdos das aulas e se dar bem no EAD, é possível estudar de 1 hora e meia a 4 horas por dia. No entanto, saiba que esse tempo é bastante relativo, já que cada estudante tem um ritmo de aprendizagem diferente.

Além disso, não é o tempo que faz diferença, mas a frequência nos estudos. Por essa razão, é importante analisar a sua rotina para descobrir quanto tempo você deve estudar por dia no ensino a distância.

Como manter o foco nos estudos EAD?

Abaixo, você vai conhecer algumas dicas práticas de como manter o foco nos estudos online. Veja!

Fuja das distrações

O primeiro passo consiste em fugir de qualquer possibilidade de distração. Televisão ligada, suas músicas favoritas tocando e notificações de celular acabam com todo o seu poder de concentração.

Nesses momentos, lembre-se de que você tem um objetivo maior e que nada pode afastá-lo dele. Perceba quais são suas fontes de distração e fuja delas!

Tenha um ambiente de estudos

Não adianta ter a intenção de estudar se não existe um lugar apropriado para isso. Pode até parecer bobagem, mas esse é um ponto decisivo para manter a sua concentração, resultando em um aprendizado eficaz.

Procure um local bem iluminado, tranquilo e no qual seja possível focar nos estudos. Além disso, ter um ambiente fixo ajuda a condicionar o seu cérebro a entender quais são os momentos de estudar e absorver os conteúdos.

Evite muito conforto

Seguindo a linha de pensamento de ter um bom local para estudar, outra dica fundamental para manter o foco nos estudos EAD é evitar o conforto em excesso. Logo, não é porque você está em casa que deve assistir às aulas deitado no sofá ou na cama.

A princípio, essas opções são muito agradáveis, mas não contribuem em nada para a sua produtividade. É importante ter uma mesa para apoiar os materiais e se sentar em uma cadeira adequada para favorecer a sua atenção.

Agora é com você!

Agora que já sabe como se planejar para estudar EAD, saiba que é importante escolher uma instituição de ensino que ofereça um aprendizado de qualidade. A Unopar conta com um ambiente virtual intuitivo e moderno, além de professores e tutores experientes para tirar todas as suas dúvidas!

Não perca mais tempo e estude em uma das melhores instituições de ensino a distância do país. Inscreva-se no vestibular online da Unopar!

{“@context”:”https://schema.org”,”@type”:”FAQPage”,”mainEntity”:[{“@type”:”Question”,”name”:”O que é EAD?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”Você já pensou que é possível concluir uma graduação de nível superior totalmente online? Essa é a vantagem proporcionada pela faculdade EAD! Tal modalidade de ensino é devidamente reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), possibilitando que os estudantes concluam seus estudos por meio da internet.”}},{“@type”:”Question”,”name”:”Como funciona o estudo EAD?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”No EAD, boa parte da graduação acontece com a ajuda da internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É nessa sala de aula virtual que os alunos assistem às aulas em vídeo, realizam exercícios e acessam os conteúdos em texto.”}},{“@type”:”Question”,”name”:”Como se planejar para estudar EAD?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”Seja organizado; Monte um cronograma de estudos; Use métodos de organização específicos. Saiba mais sobre cada uma dessas características!”}}]}

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 32

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados