Durante a faculdade se desenvolve o conhecimento intelectual?

conhecimento intelectual

Desconto nota do Enem

A gente queria começar esta nossa conversa com uma pergunta: na era digital, em que a resposta para qualquer questão está à distância de uma busca no Google, por que ainda é tão importante a formação tradicional de uma faculdade?

Isso tem a ver com um conceito muito importante para quem quer se destacar no mercado e na vida. Estamos falando do conhecimento intelectual.

Neste artigo sobre o assunto, veja o que é esse tipo de desenvolvimento lógico e filosófico e como todo mundo pode desenvolver por conta própria. Confira!

O que é formação intelectual?

A formação intelectual é aquela em que uma pessoa busca não apenas reter informação sobre um determinado assunto, mas ter as ferramentas lógicas, analíticas e de raciocínio para interpretar fatores e alcançar as próprias conclusões sobre qualquer tipo de problema prático ou teórico.

Em resumo, é o famoso “aprender a aprender”. É a capacidade de ir atrás das próprias respostas, sem depender da interpretação de outras pessoas para se posicionar sobre qualquer tema.

Por que o conhecimento intelectual é importante?

Antigamente, a capacidade de absorver e reter informação na memória era muito valorizada como sinônimo de inteligência. Se você não pegou essa época, seus pais com certeza sim, com o exemplo clássico no Brasil de ter que decorar os afluentes do rio Amazonas e outros dados do tipo.

Porém, nossa realidade mudou muito nos últimos anos. Esse tipo de questão pode ser respondida em uma busca rápida na internet. Foi a partir disso que a forma como enxergamos a educação mudou completamente.

Acesso à informação não é mais um diferencial de inteligência. Pelo contrário! Somos bombardeados com tantos dados e opiniões que o valor pessoal e profissional hoje está em saber quais deles são mais relevantes para você.

conhecimento intelectual

Esse é o conhecimento intelectual. É um processo de análise para desenvolvermos nosso ponto de vista sobre qualquer assunto a partir de investigações próprias sobre informações disponíveis.

Quando trazemos a ideia para o lado profissional, é a maneira que você tem hoje de oferecer valor às empresas com uma visão mais crítica que leva a pessoas proativas e com habilidades de liderança.

Portanto, investir no seu desenvolvimento intelectual é investir na sua carreira. Você cresce como pessoa, mas também ganha valor de mercado.

Qual é o papel da faculdade na construção do conhecimento?

Não é por acaso que as grandes inovações práticas e teóricas da humanidade aconteceram dentro das faculdades e universidades. Desde que foi criada, esse tipo de instituição prioriza o conhecimento intelectual para formar pessoas que contribuem para a sociedade de diversas formas.

A faculdade investe em quatro pilares para dar formação intelectual a seus alunos. São os seguintes.

Desafiar o raciocínio analítico

É papel da faculdade colocar alunos em contato com questões filosóficas desafiadoras, em que não haja uma resposta simples ou rápida.

Incentivando que busquem uma conclusão por conta própria, geram um hábito de raciocínio analítico que desenvolve o intelecto do futuro profissional em questões de trabalho e da vida.

Imergir na prática de uma área

A imersão prática em profissões é uma das melhores formas de desenvolver conhecimento intelectual voltado para a realização de um trabalho ou crescimento de um setor de mercado.

Quando a pessoa entra em contato com a realidade daquela área, é incentivada a entender seus processos sob seu próprio ponto de vista, muito mais do que apenas aprender como se faz ou como usar uma ferramenta. É aprender a fazer, mas entender também por que isso é feito.

Tour pela prova do Enem

Fomentar a discussão entre pares

Não é exagero falar que um dos pilares da faculdade é o networking. Conhecer pessoas que estão no mesmo estágio de desenvolvimento que você é um campo aberto para inovações e novos conhecimentos.

A faculdade promove não só esse contato, mas a discussão e a troca de ideias que levam a novas interpretações sobre uma profissão ou uma área. Essa interação hoje pode se tornar uma nova forma de ver o mundo no futuro.

Fomentar a produção de conhecimento

A maioria dos currículos de ensino superior valoriza muito a produção de conhecimento. Ao contrário de provar que você sabe de um assunto, como é feito na escola, os testes são elaborados para demonstrar que você entende o suficiente para gerar novas perguntas e buscar suas próprias respostas.

É por isso que, geralmente, o trabalho de conclusão de curso envolve tese, antítese e síntese. É um dos melhores processos para treinar o conhecimento intelectual em uma pessoa.

Como garantir o desenvolvimento do conhecimento intelectual?

Depois do que falamos no tópico anterior, podemos dizer que a primeira dica para formação intelectual é buscar uma faculdade que se importa com o seu desenvolvimento. Mas o que você pode fazer além disso para se destacar?

Veja algumas atitudes importantes que você deve praticar para aprimorar seu pensamento crítico e filosófico.

Aprenda a analisar fontes de informação

As fontes de informação hoje são inúmeras. Livros, internet, notícias, redes sociais. Mas quais delas são realmente confiáveis?

Aprender a separar dados por validade e confiabilidade é fundamental na era em que vivemos, principalmente quando você precisa dessas informações no ambiente de trabalho.

conhecimento intelectual

Desenvolva seu pensamento crítico

Mas como saber quando a informação é confiável para determinar as melhores fontes? Isso tem a ver com o seu pensamento crítico: que analisa e compara pontos de vista para determinar o que mais faz sentido para você.

Pensamento crítico se desenvolve com experiência. Leia mais, compare múltiplos lados de uma discussão, tire proveito do seu tempo de faculdade. Você vai naturalmente separar melhor as ideias e formar sua opinião própria.

Aumente sua rede de contatos

Como já citamos, o contato com pessoas discutindo sobre determinada profissão ou assunto ajuda a fazer com que todos cresçam juntos.

Além de buscar esse tipo de interação na faculdade, use as redes sociais para se aproximar de grupos que compartilham sua profissão e seus interesses. Quanto maior sua rede, mais oportunidades você tem de aprender e evoluir.

Experimente na área em que está estudando

Em muitas áreas profissionais hoje, você não precisa esperar a faculdade terminar para entrar em contato com a profissão. Ao fazer isso, você vê todas as discussões teóricas dos primeiros semestres se desenrolarem na prática. É um diferencial e tanto no mercado.

Nunca pare de aprender

Um dos desafios da formação intelectual é que ela nunca termina. A pessoa mais ignorante é sempre aquela que acha que sabe tudo.

Então, leve essa reflexão para a vida. Mesmo que você aprenda bastante sobre uma profissão, busque maneiras de fazer diferente, de mudar o ponto de vista sobre ideias estabelecidas.

É assim que pessoas se tornam inovadoras e criativas — duas coisas que não acontecem sem conhecimento intelectual. Com vontade de aprender e apoio, você tem tudo para crescer como pessoa e profissional!

Que tal então buscar uma faculdade e mudar sua maneira de ver o mundo? Inscreva-se agora mesmo nos cursos da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.