O que é um curso de extensão? Como ele funciona?

curso-de-extensao

Desconto nota do Enem

O universo do ensino superior é recheado de terminologias que podem confundir principalmente os estudantes que estão apenas começando sua jornada. Por exemplo, você sabe o que é e como funciona um curso de extensão?

Apesar de o termo ser bastante popular, é comum que as pessoas não saibam o que ele significa ou mesmo como acontece, para que serve e de que maneira se diferencia de outros tipos de curso, como a própria graduação e os cursos livres. Então, se você quer saber mais sobre esse assunto, é melhor acompanhar o post até o final. Aproveite!

O que é um curso de extensão?

Curso de extensão é um curso super-rápido, que oferece a você experiências práticas, exercícios, contato com outros profissionais da área e expansão do campo de visão e entendimento sobre um tema. Talvez você já tenha pensado em fazer um curso de extensão sem nem sequer saber!

Esse tipo de curso é oferecido por instituições de ensino reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) e servem justamente para compilar temas importantes sobre um assunto, tornando o aprendizado mais fácil e rápido. Ele pode se adaptar a diferentes contextos e cenários e feito por várias pessoas.

Um curso de extensão pode ser de dois tipos principais. O primeiro é destinado a todas as pessoas com interesse em um tema, ainda que elas não tenham formação na área.

Exemplos são cursos de “Introdução à X”. Já o segundo é vinculado a um curso superior e visa fornecer mais profundidade a um conhecimento específico da graduação, exigindo algum conhecimento prévio.

Como ele funciona?

A ideia principal de um curso de extensão é entregar ao aluno uma formação mais rápida, que sirva como uma espécie de complemento à graduação ou um conhecimento adicional para a sua carreira. Assim, esses assuntos não são obrigatórios dentro da grade curricular, mas podem ser aprendidos antes da finalização da faculdade, ou mesmo que você não tenha feito uma.

Além das aulas, os cursos de extensão também contam com várias atividades práticas, exercícios acadêmicos, propostas culturais e assim por diante. Eles podem ser feitos presencialmente ou a distância, tanto por quem já é graduado quanto por quem não possui nenhum diploma de nível superior. Tudo depende do tipo de conteúdo ministrado!

Qual é a diferença entre graduação e curso de extensão?

Mantenha-se atento ao fato de que um curso de extensão não é uma graduação, nem uma pós-graduação. Sua duração é, em média, de três meses e, nesse tempo, o estudante aperfeiçoa os seus conhecimentos sobre novas áreas, obtendo um certificado ao final do processo.

O curso de extensão pode ser uma espécie de aprofundamento para os conhecimentos obtidos na faculdade. Então, serve para tornar um estudante formado em uma área generalista um pouco mais entendido sobre algo pontual.

Caso você ainda não seja formado, ele pode ser uma excelente oportunidade de explorar mais uma área antes de investir em uma graduação. Ou, ainda, dá para fazer esse tipo de curso apenas para se atualizar profissionalmente.

Qual é a diferença entre curso livre e curso de extensão?

Antes de entender a principal diferença entre os cursos livres e de extensão, precisamos ter em mente que ambos os tipos não contam com uma regulamentação exigida. Porém, cursos de extensão só podem ser ofertados por aquelas instituições de ensino devidamente credenciadas ao MEC.

Imagine que os cursos de extensão são um guarda-chuva e, no contexto universitário, o curso livre está debaixo desse objeto. Os cursos livres são um tipo de oferta dentro da categoria de cursos de extensão.

Tour pela prova do Enem

Outra diferença importante é que os cursos livres podem ser oferecidos até mesmo por pessoas físicas, já que não precisam dessa regulamentação do MEC. Então, caso tenha interesse, é preciso verificar qual tipo de curso livre é mais interessante no seu caso.

Ter um certificado ligado a uma instituição de ensino reconhecida no mercado pode valer bem mais a pena!

Por que fazer um curso de extensão?

O curso de extensão é perfeito para quem quer continuar estudando, porém, ainda não decidiu a área em que vai fazer faculdade ou especialização. Assim, você segue ampliando seus conhecimentos e entendendo melhor quais temas fazer mais sentido para você.

Além dessa, existem várias outras razões pelas quais fazer um curso de extensão. Veja só!

Destaque no mercado de trabalho

Aquela ideia de que você só é valorizado no mercado se tiver várias pós-graduações é furada. Na verdade, você pode investir nos cursos de extensão como se diferenciar de outros candidatos nos processos seletivos ou tentar uma promoção ou aumento.

Mostrar que você se mantém interessado em novos conhecimentos e que segue estudando conta muitos pontos a favor do currículo. Então, pense nos cursos de extensão como uma oportunidade de estar em constante aperfeiçoamento.

Criação de networking

Outra vantagem interessante é que, nos cursos de extensão, você acaba fazendo contato com pessoas interessadas na mesma área. E a melhor parte é que cada uma delas estará atuando em um mercado diferente, o que torna esse contato perfeito para trocar experiências e oportunidades.

Conhecimento contínuo

Nem todo mundo quer sair de uma graduação e ingressar em uma pós-graduação ou em um mestrado, por exemplo. Nessas horas, muitas pessoas se veem em conflito, porque também não querem parar completamente de estudar. Assim, os cursos de extensão são a melhor maneira para continuar aprendendo de forma contínua.

Noções ampliadas sobre determinado tema

Se você deseja dominar uma área de conhecimento ou simplesmente se tornar excelente em algo que já faz, o curso de extensão também é uma alternativa atrativa.

Em muitos casos, ele pode servir como uma mola propulsora para conquistar o emprego dos sonhos, uma promoção há muito almejada ou um aumento significativo de salário. E isso tudo baseado na sua própria melhoria.

Já pensou em qual curso de extensão vai fazer?

Como você deve ter percebido, o curso de extensão é uma ótima estratégia para aprofundar os conhecimentos sem enrolação. Em pouco tempo, além de um novo certificado, você estará rodeado de novas descobertas, experiências e ensinamentos.

E isso tudo pode ser convertido em mudanças no dia a dia de trabalho, como mais produtividade, mais conhecimento técnico sobre um tema ou simplesmente uma visão mais estratégica sobre a sua função. A melhor parte é que você pode fazer a quantidade de curso de extensão que quiser e ir aprimorando as competências.

Cursos de extensão são importantes, mas nada se compara com o diploma de ensino superior. Não deu esse passo? Ainda dá tempo! Aproveite que está por aqui inscreva-se no vestibular online da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 32

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados