Como funcionam os desenhos na faculdade de Arquitetura?

desenhos de arquitetura

O trabalho do arquiteto envolve criatividade e técnica, o que significa aprender desenho de Arquitetura. É necessário o conhecimento de fórmulas matemáticas e a capacidade de interpretar projetos, reproduzi-los e, por conseguinte, desenhar facilmente à mão livre.

Será que você precisa ser um exímio desenhista para se matricular no curso? E quanto aos requisitos para concluir essa graduação? Eles envolvem um grande talento artístico? O estudo do desenho de Arquitetura na faculdade ocupa uma porcentagem grande da grade curricular? Essas são dúvidas comuns dos estudantes.

São perguntas como essas que pretendemos responder com este artigo. Você vai ver que não, o peso do desenho no Bacharelado de Arquitetura e Urbanismo não é tão grande como se imagina. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Qual é a importância dos desenhos para a Arquitetura?

O arquiteto trabalha em um campo que envolve direta e indiretamente muitos elementos das artes visuais. Por esse motivo, o desenho é importante para a sua criação.

Desde os croquis de estruturas de edifícios às análises dos projetos, passando por traços técnicos que detalham o interior de construções e suas instalações, muitos são os empregos do desenho na Arquitetura propriamente dita, mas também no urbanismo e no paisagismo.

Também é possível fazer uso dos traços para definir objetos em ajustes no interior de ambientes e em um brainstorming visual de todos os tipos de formas que vão compor instalações. Ou seja, Arquitetura e Design de Interiores , assim como diversos outros tipos de Arquitetura demandam desenho.

Como em qualquer outra área, a Arquitetura sofreu modificações para se adaptar às novas tecnologias, e isso inclui o desenho também. Hoje, há recursos digitais que permitem ao arquiteto se expressar visualmente com facilidade.

O que são os desenhos na faculdade de Arquitetura?

Então, se os desenhos são tão fundamentais para o ofício do arquiteto, é claro que eles aparecem com frequência também na grade da faculdade de Arquitetura e Urbanismo. No entanto, você não precisa se tornar um desenhista incrivelmente apurado para fazer esse curso.

O que é exigido nos estudos é uma noção básica dos desenhos gestuais — esboços rápidos que têm como função captar a essência de uma forma ou movimento — assim como o desenho técnico e uma ótima noção de perspectiva.

No entanto, à exceção do estudo de perspectiva, o aprendizado básico dessas habilidades já é suficiente. Além disso, não necessariamente um grande desenhista será um bom arquiteto, assim como alguém com noções muito básicas de desenho pode se destacar na profissão.

Para que você tenha uma ideia, Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro mais famoso, não era um grande desenhista, mas era bom em perspectiva.

A perspectiva é uma técnica figurativa utilizada para esboçar um objeto, indicando seu volume, forma e a localização dele em um determinado espaço, em comparação a outros objetos. Não é necessário ter grande qualidade estética, mas você necessita de precisão nas suas proporções.

Quais são as matérias da faculdade de Arquitetura relacionadas com os desenhos?

Abaixo, listamos apenas 2 disciplinas — que são de fato as mais comuns no Bacharelado de Arquitetura e Urbanismo. No entanto, é necessário observar que elas têm cargas horárias relativamente grandes e que seus conceitos são utilizados por outras matérias ao longo do curso.

Teste Vocacional Rápido

É o caso de Projeto de Instalações Prediais ou Teoria das Estruturas. Nessas duas disciplinas (assim como em quaisquer outras que envolvem projetos de Arquitetura), o ponto de partida é um esboço, muitas vezes à mão, da forma externa da instalação.

Vamos às disciplinas de desenho e projetos de Arquitetura.

Desenho artístico

O desenho artístico básico é composto do estudo e representação de formas de objetos. Assim, tudo quanto se relaciona com essa figuração é abordado: criação em duas e três dimensões, iluminação de espaços e formas, proporção, simetria, tipos de traço e outros.

Como dissemos, existe uma técnica chamada de desenho gestual que simplifica bastante esse estudo. O arquiteto que a domina é capaz de executar ilustrações muito rapidamente e com poucos traços, concretizando em uma dimensão visual daquilo que está em sua cabeça.

Desenho técnico

Aqui, a proposta já é bem diferente. O desenho técnico é regulamentado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Ele serve, entre outras coisas, para dar a dimensão de escalas, alturas precisas e cortes de instalações hidráulicas e elétricas.

Ao contrário do que se possa imaginar, o desenho técnico exige muito mais conhecimentos matemáticos e das disciplinas técnicas da Arquitetura do que requisitos artísticos. Ele é bem voltado a ilustrar visualmente conceitos abstratos e matemáticos.

Preciso saber desenhar para cursar Arquitetura e Urbanismo?

A resposta é não. Não existem nem mesmo avaliações específicas de desenho para que o futuro arquiteto seja aprovado no vestibular. Ou seja, você não precisa saber desenhar para se matricular no curso e também não vai precisar estudar esse quesito nos processos seletivos.

Porém, uma vez aprovado, será necessário se dedicar aos estudos durante a faculdade. Como demonstramos, as disciplinas não são nenhum bicho de sete cabeças, e qualquer pessoa, com uma boa dose de esforço, vai adquirir a técnica de desenho necessária para se formar.

Como me sair na execução de desenhos na faculdade de Arquitetura?

Estudar desenho antes de entrar na faculdade é, sem dúvidas, um bom investimento, que vai facilitar o aprendizado posterior das disciplinas. Mas tenha em mente que não é necessário saber desenhar nem mesmo para ser aprovado e, se o tempo está curto, é melhor investir em outra coisa.

Tornar-se um arquiteto depende, principalmente, de cursar uma boa faculdade. Estudando na Unopar, você vai fazer parte do corpo discente de uma faculdade que é referência regional e nacional, com um excelente curso presencial ou faculdade semipresencial.

Também poderá desfrutar da Aula Destaque, que promovemos com profissionais que estão entre os principais nomes do mercado. Para ajudar na empregabilidade, ainda temos parceria exclusiva com o Canal Conecta. Coloque seu futuro nas mãos da melhor instituição da sua região!

Faça a sua parte!

Agora você já sabe tudo sobre desenho na faculdade de Arquitetura, não deixe de se inscrever agora mesmo no vestibular da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.