Como ingressar em um curso EAD no segundo semestre?

estudante ead

Entrar em uma faculdade EAD no segundo semestre é uma boa opção para quem deseja retomar os seus estudos sem encontrar grande concorrência pelas vagas. Afinal, na metade do ano, a procura costuma ser menor, o que aumenta as chances de ingressar no ensino superior.

A baixa concorrência implica notas de corte também menores. Além disso, você pode participar de programas de bolsas de estudos, descontos e financiamentos estudantis, do mesmo jeito que acontece no primeiro semestre. Tudo isso facilita a conquista do tão sonhado diploma.

Preparamos este post para esclarecer dúvidas muito comuns sobre o ingresso na faculdade na metade do ano. Continue lendo e descubra como retomar os estudos aproveitando essa segunda chance do ano!

Posso ingressar no EAD no segundo semestre?

Com o intuito de oferecer mais vagas por ano para quem pretende iniciar um curso de ensino superior, as faculdades optaram por criar outro processo seletivo no segundo semestre.

Sendo assim, os candidatos têm mais de uma chance para prestar o vestibular de diversas instituições de ensino. Então, podem escolher começar os estudos no primeiro ou no segundo semestre, sem nenhuma diferença na qualidade de ensino e cursando as mesmas disciplinas.

A oferta de vagas nessa época do ano não é apenas para os cursos presenciais. Também há a modalidade de ensino EAD no segundo semestre. Além disso, estão disponíveis diferentes períodos em cursos de todas as áreas.

Como fazer o ingresso no segundo semestre?

A única diferença de ingressar na faculdade no primeiro ou no segundo semestre é o período do ano. Isso porque o processo seletivo acontece da mesma forma, sendo que você pode prestar vestibular direto nos formatos tradicional, agendado ou online.

Algumas instituições também aceitam a nota do Enem como forma de ingresso e você não precisa prestar o vestibular EAD do segundo semestre. Também pode participar de programas para obter bolsas de estudos e financiamentos estudantis, reduzindo o valor da mensalidade.

O Prouni é uma opção que oferece bolsas com 50 e 100% de desconto para quem não tem diploma superior e apresenta baixa renda familiar. Já o FIES estende o pagamento da faculdade para depois que ela for finalizada, minimizando o custo mensal.

Aqui na Unopar, os estudantes ainda contam com o Parcelamento Estudantil Privado (PEP), além das bolsas mencionadas e formas de ingresso facilitadas em todas as modalidades de ensino. É possível aderir ao PEP no momento da matrícula e parcelar até 70%* da mensalidade sem juros.

O que levar em consideração para escolher a faculdade?

Antes de fazer a matrícula para o vestibular EAD, é importante pensar muito bem em qual faculdade pretende estudar. Afinal, existe diferença na qualidade de ensino, na estrutura, grade curricular e no suporte prestado para os alunos.

Essa decisão influencia de forma direta a sua formação e também o seu ingresso no mercado de trabalho. Por isso, que tal escolher a melhor instituição EAD para conquistar um diploma respeitado e adquirir competências necessárias para construir uma carreira de sucesso?

Ao optar pelos cursos Unopar EAD, você conta com vantagens como:

  • apoio personalizado com atividades que complementam a sua formação;
  • sistema de ensino interativo e dinâmico, que o prepara para o mercado de trabalho;
  • Ambiente Virtual de Aprendizagem moderno e intuitivo;
  • sistema de avaliação continuada que considera e valoriza seu esforço e empenho;
  • diversos materiais de estudo para acessar de onde e quando quiser;
  • acesso exclusivo ao Canal Conecta, um portal de vagas de estágio e emprego que tem parceria com milhares de empresas do Brasil.

Lembre que a melhor faculdade EAD é aquela que garante a qualidade de ensino sem a necessidade de os estudantes estarem em uma sala de aula física. Também é importante verificar a regularidade dos cursos perante o MEC, bem como a nota deles e da instituição de ensino.

Por que preferir a modalidade EAD?

Muitas pessoas que desejam retomar os seus estudos acabam desistindo pela necessidade de comparecer todos os dias à faculdade. Entretanto, isso não é mais necessário, uma vez que a modalidade EAD tem a intenção de reduzir a quantidade de encontros presenciais para flexibilizar o ensino.

Fazendo sua inscrição EAD no segundo semestre ou logo no começo do ano, você consegue conciliar melhor a sua rotina com os estudos. Isso porque a maior parte do curso é feita por meio da internet, em um portal virtual.

Os conteúdos estão disponíveis para acesso 24 horas por dia. Assim, você não fica preso aos dias da semana nem horários fixos, podendo cumprir as atividades no período em que for melhor. Essa é uma excelente alternativa para:

  • pessoas que estão longe dos polos da faculdade;
  • aqueles que têm filhos para cuidar;
  • quem precisa se dedicar também ao trabalho;
  • estudantes que desejam realizar outras atividades;
  • conciliar a faculdade com outros cursos ou o estágio.

Se você se encaixa em uma dessas situações ou qualquer outra similar, pode se beneficiar com a modalidade EAD. Mas se quiser uma proximidade maior com os professores e colegas, ainda tem como opção a faculdade semipresencial.

Nesse caso, há uma quantidade maior de encontros presenciais, pois a turma se reúne semanalmente para assistir a aulas, realizar atividades ou fazer avaliações. De toda forma, em ambos os casos, a flexibilidade é bem maior do que no modelo presencial.

Por que é uma boa ideia iniciar o EAD no segundo semestre?

Viu só como a modalidade de ensino a distância é vantajosa para quem tem uma rotina de compromissos, mas quer retomar os seus estudos? Ingressar no EAD no segundo semestre é ainda melhor, principalmente tendo em vista a concorrência menor pelas vagas.

Mesmo quem ficou para segunda chamada tem mais chances de ingressar. Ou seja, você encontra uma excelente oferta de vagas, disputa com uma quantidade menor de candidatos, têm a chance de obter descontos na mensalidade ou fazer o curso de graça e ainda pode optar pelo semipresencial, caso queira ir até o campus da faculdade.

Atualmente, o acesso ao ensino superior está mais fácil pelas diversas oportunidades oferecidas, principalmente pelas instituições de ensino particulares. Com a opção de ingressar no EAD no segundo semestre, você encontra ainda uma chance de retomar os seus estudos e construir uma carreira de sucesso.

Sabia que você pode voltar a estudar com apenas alguns cliques e conquistar o seu diploma de ensino superior? Faça sua inscrição para o vestibular da Unopar e não adie mais o seu futuro!

*Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.