Educação do futuro: quais são as principais tendências?

Desconto nota do Enem

Entender as perspectivas e as tendências da educação no futuro auxilia a ver o que é esperado dos estudantes de todos os níveis de ensino, incluindo a faculdade! É importante também para os profissionais da área de educação, por impactar diretamente o dia a dia de trabalho, sobretudo após esse período de pandemia.

Essas novas proposições ou redescobertas são valiosas na formação de indivíduos, por estimularem a busca pelo conhecimento de maneiras mais eficientes. Para entender mais sobre o que pode mudar e o que já está sendo fomentado na área de ensino, continue lendo e veja o que preparamos!

O que é a educação do futuro?

A expressão “educação do futuro” costuma remeter a uma série de fatores que têm grande probabilidade de impactar a forma como aprendemos na escola, na faculdade e em outros ambientes de estudo. Por exemplo, novas metodologias, tecnologias, descobertas ou redescobertas pedagógicas. Nesse caso, temos não só a forma de transmitir conteúdo, como também o modo de fazê-lo.

Normalmente, trata-se de novos recursos e métodos que, estima-se, impactarão o futuro do ensino, tendo o intuito tanto de facilitar o aprendizado e o processo educacional. Além disso, permitem ampliar o acesso ao conhecimento e, dependendo de como são aplicados, um aprofundamento nos estudos.

Quais são as tendências da educação no futuro?

Existem muitas tendências e perspectivas para o futuro da pedagogia, algumas já em ampla adesão atualmente. Inclusive, você já deve ter se deparado com várias delas. A seguir, veja as principais que têm boas chances de influenciar a educação no futuro!

Incorporação tecnológica

O uso de recursos tecnológicos não só deu impulso para a Educação a Distância e permitiu novas formas de compartilhamento de conteúdo de ensino, como vem alterando o modo como alunos e professores lidam com o processo pedagógico.

A pandemia do coronavírus, por exemplo, fez com que a utilização de aplicativos e programas de videochamadas se popularizasse em ambientes de ensino convencionais. Sem falar nos ambientes de aprendizagem virtuais (AVAs), muito comuns em cursos superiores EAD.

Além do mais, muitos softwares passaram a adaptar conceitos físicos da sala de aula para o meio digital. Por exemplo, o quadro branco digital ou lousa interativa e a separação dos participantes em “salas simultâneas” (como grupos de alunos) dentro desse mesmo tipo de programa. Sem falar na utilização de dispositivos tecnológicos em sala de aula, como smartphones e outros.

A tendência é que novas invenções ou recursos sejam agregados às classes, o que demandará maior conhecimento dos professores sobre tais elementos. Inclusive para evitar que atrapalhem as aulas ou causem distrações excessivas entre os alunos.

Metodologias ativas

O desenvolvimento de metodologias mais ativas de ensino, adotadas em conjunto às novas tecnologias, é uma tendência para o futuro. Isso porque os alunos passam a ter maior destaque no processo de aprendizado, podendo atuar de forma mais autônoma e personalizada, isto é, tendo maior poder de decisão sobre o que e como estudar.

Nesse aspecto, conceitos como gamificação, aprendizagem baseada em problemas e cultura maker ganham maior destaque. Eles modificam a forma como alunos interagem durante a construção do conhecimento, enquanto tornam as aulas mais atrativas e dão maior ênfase na autonomia do aluno. Basicamente, você poderá ter maior destaque durante o processo!

Tour pela prova do Enem

Educação contínua

À medida que novas tecnologias surgem e formas de trabalho são remodeladas ou agregadas a novos conhecimentos, aparece a necessidade de aumentar ou atualizar conhecimentos. Isso significa que os profissionais precisam estar preparados para voltarem aos estudos de tempos em tempos, a fim de solucionarem problemas, trocarem de postos de trabalho ou aumentarem as chances de promoções.

Inclusive, existe o conceito “lifelong learning“, algo como aprendizagem por toda a vida, que trata disso. Vale destacar que esse processo de estudo é facilitado pelo maior acesso ao conhecimento por meio de cursos online, videoaulas em plataformas de vídeos, plataformas que conectam professores e alunos, entre outros recursos.

Todavia, é importante acompanhar cursos com aulas planejadas, em que o conteúdo programático é organizado por etapas e numa sequência lógica. Ou seja, com temas se sucedendo de maneira a facilitar o aprendizado.

Quais as perspectivas para o futuro da pedagogia?

A área de pedagogia tende a adotar modelos, ferramentas e processos de ensino alinhados às novas demandas por educação. Afinal, a preparação de novos professores precisará dar respostas aos desafios que enfrentarão no mercado, especialmente para lidarem com os novos perfis de alunos.

Nesse caso, podemos ter uma adoção de equipamentos que tornem as aulas mais dinâmicas, atrativas e imersivas. Por exemplo, óculos de realidade virtual e óculos de realidade aumentada.

Também vemos o desenvolvimento da chamada educação socioemocional, em que o conhecimento e a gestão das emoções passam a ter maior importância dentro do contexto de ensino-aprendizagem. Dessa forma, preparam alunos para desenvolverem habilidades que os tornem mais equilibrados em suas relações, como as relacionadas à comunicação e à colaboração.

Como vai ser o ensino superior do futuro?

O ensino superior obviamente não fica fora do alcance das novas abordagens pedagógicas e educacionais. Especificamente, podemos dizer que ele será afetado por uma maior flexibilização curricular e de acompanhamento das aulas. Isso tem ocorrido bastante no EAD, que visa facilitar o acesso ao conhecimento permitindo que alunos acessem os conteúdos em diferentes horas e dias.

A ideia também é ampliar a participação dos estudantes na formação de seus currículos. Você poderá, dessa forma, escolher aquelas matérias que mais interessam a seus objetivos ou que são importantes para a sua carreira. Outro ponto importante é a inclusão de novos recursos tecnológicos, tanto digitais quanto físicos, no desenvolvimento de aulas, projetos e atividades acadêmicas.

Como afeta o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho receberá profissionais com perfis atendidos ou impactados pelas perspectivas da educação no futuro. Isso significa, entre outros aspectos, trabalhadores com mais autonomia em seus aprendizados e com maior domínio de recursos tecnológicos — também utilizados em empresas.

Pronto para a educação no futuro?

A educação no futuro promete ser mais dinâmica e autônoma, com maior participação dos estudantes em suas formações. E você, está preparado para esse cenário?

Agora que já sabe sobre as tendências da educação no futuro, que tal começar a se capacitar para aumentar os seus conhecimentos? Inscreva-se no vestibular online da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados