Entenda como funciona o supletivo do EJA

homem fazendo supletivo eja

Com profissionais cada vez mais qualificados ingressando no mercado de trabalho, ter um diploma de nível superior se tornou indispensável para conquistar boas oportunidades e potencializar as chances de empregabilidade.

No entanto, por motivos diversos, sabemos que muitas pessoas pararam seus estudos no ensino médio — estando impossibilitadas de prestar vestibular em uma faculdade. É justamente aqui que o supletivo do EJA entra para reverter essa situação.

Pensando nisso, neste post reunimos algumas informações para ajudá-lo a entender o que é o EJA supletivo, mostrando que é possível, sim, voltar a estudar, escolher uma faculdade de qualidade e dar um passo importante rumo ao sucesso profissional! Por aqui, você verá:

Como funciona o supletivo do EJA?

Antes de explicarmos como o supletivo funciona, é importante falarmos, primeiro, sobre o que ele é e qual o seu propósito. Trata-se de uma modalidade de ensino que aborda os mesmos conteúdos e visa desenvolver as mesmas competências trabalhadas nos ensinos fundamental e médio, porém, em jovens e adultos.

Por isso, a metodologia utilizada no EJA (Ensino de Jovens e Adultos) é diferente daquela voltada às crianças e aos adolescentes. Hoje, o supletivo pode ser ofertado em duas formas:

  • presencial: nessa modalidade, o aluno deve ir até a escola para frequentar as aulas, que geralmente ocorrem no período noturno;
  • a distância (EAD): fazendo o supletivo a distância, o aluno pode concluir seus estudos pela internet, com o auxílio de materiais encontrados na web e de apostilas e livros oferecidos pela instituição.

Lembrando que, independentemente da modalidade escolhida, é fundamental que o supletivo EJA seja realizado por meio de uma instituição habilitada e autorizada para oferecer o programa. Somente assim você conseguirá obter um diploma válido, que poderá ser utilizado para entrar em faculdades, conforme falaremos adiante no artigo.

Por isso, antes de se matricular, verifique junto à Secretaria de Educação do estado em que mora se o estabelecimento está devidamente autorizado a disponibilizar o supletivo EJA.

Para quem ele é indicado?

O EJA supletivo para o ensino médio é indicado para aquelas pessoas que não concluíram o segundo grau, independentemente da razão. Para se inscrever, basta ter 18 anos ou mais e ter terminado o ensino fundamental. O ingresso ao programa é gratuito e deve ser feito, conforme reforçamos, em uma unidade de educação devidamente habilitada.

Quanto à documentação para efetivar a matrícula, não é preciso se preocupar. O aluno precisa reunir apenas alguns documentos básicos, como:

  • comprovante de residência;
  • cópia da identidade ou certidão de nascimento;
  • fotos 3×4;
  • histórico escolar.

Ou seja, o EJA é indicado para qualquer indivíduo, maior de idade, que tenha vontade de impulsionar sua carreira. Cada vez mais, percebemos que o brasileiro voltou a estudar e o mercado está cada vez mais competitivo.

Qual é o currículo do EJA?

As disciplinas abordadas no supletivo EJA estão alinhadas à Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que determina os conhecimentos necessários para o desenvolvimento adequado do aluno em cada etapa da educação. Ou seja, são as mesmas que ele teria contato na escola.

Por isso, para o supletivo do ensino médio, o aluno estudará as seguintes matérias:

  • Matemática;
  • Língua Portuguesa;
  • História;
  • Ciências;
  • Química;
  • Física;
  • Sociologia;
  • Filosofia;
  • Educação Física;
  • Artes;
  • Inglês.

Quais são as vantagens de se formar pelo EJA?

Infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam que existe uma idade certa para voltar a estudar. Enganados pelo pensamento de que já é “muito tarde” para concluir o ensino médio, vários profissionais perdem as chances de trilharem a carreira dos sonhos ou, até mesmo, de ter acesso a melhores oportunidades de emprego no mercado.

A Educação de Jovens e Adultos por meio do supletivo é uma ótima maneira de concluir uma etapa tão essencial da vida, permitindo que as portas se abram para melhores possibilidades, como ingressar em uma graduação e adicionar um diploma de nível superior ao currículo. Essa é uma das principais vantagens de se formar pelo EJA.

Outro benefício de optar pelo programa é que se trata de um método mais rápido de retomar e concluir os estudos. Frequentar uma escola tradicional por, pelo menos, 3 anos para cursar o ensino médio não é algo alinhado à realidade de grande parte do público-alvo do EJA. No entanto, quem realiza o supletivo consegue o seu certificado em cerca de 18 meses, já que cada série tem a duração de 6 meses.

Ainda há mais uma vantagem bastante interessante do EJA sobre a qual já comentamos: a de concluir o programa a distância. Dessa forma, o aluno tem liberdade para escolher quando e onde estudar e mais flexibilidade para conciliar a rotina de estudos com trabalho, casa, família, lazer etc. O caminho para entrar na faculdade e mudar de vida pode estar mais próximo do que você imagina!

Quem se forma pelo EJA pode fazer faculdade?

O aluno formado pelo EJA tem absolutamente os mesmos direitos de um que concluiu o ensino médio de forma regular ou pelo ENCCEJA. Sendo assim, o certificado do supletivo pode ser usado para participar de vestibulares e ingressar na faculdade.

Entre os benefícios de cursar o ensino superior para sua vida pessoal e profissional, estão:

  • desenvolvimento pessoal e realização: afinal, em uma graduação, você não só terá acesso a conhecimentos necessários para exercer uma série de profissões, como também poderá aprimorar e desenvolver habilidades, entre outras vantagens;
  • peso no currículo: não contar com uma graduação no currículo atualmente é, de certa forma, estar a um passo atrás dos outros candidatos. Sendo assim, entrar para a faculdade prepara você para atuar no mercado e aumenta suas chances de sucesso em processos seletivos;
  • melhores cargos e salários: não é segredo algum que quem se forma na faculdade concorre a posições mais elevadas e salários mais altos em relação àqueles que só têm o ensino médio, concorda? Esse é um ótimo incentivo para apostar na educação continuada.

Pronto! Agora você tem em mãos as informações que precisa sobre a educação de jovens e adultos e entende a importância de continuar seus estudos. Sendo assim, o próximo passo, depois de conseguir o seu diploma EJA supletivo, é buscar por uma faculdade de qualidade e com foco no sucesso do aluno.

Aqui na Unopar, oferecemos cursos com ótimas notas no Ministério da Educação (MEC), com mensalidades que cabem no seu bolso e nas modalidades que mais se alinham às suas necessidades: presencial, 100% online e semipresencial.

Se gostou do conteúdo, que tal aproveitar sua visita no blog para ler outro post interessante para seu futuro? Acesse o link e saiba tudo sobre as opções de vestibular Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content