Enem em Londrina: 7 dicas para se dar bem no exame!

Desconto nota do Enem

Inicialmente criado com o propósito de avaliar o nível de aprendizado dos estudantes, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acabou por se tornar o maior vestibular do nosso país. Assim, se você vai fazer o Enem em Londrina, é fundamental se preparar para alcançar um bom resultado nessa prova que é tão importante para o seu futuro.

O desempenho no exame é utilizado como critério de seleção por faculdades de todo o Brasil, sendo uma alternativa ao vestibular tradicional. Além disso, é um requisito indispensável para a participação em programas de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Por esse motivo, preparamos este post que traz 7 dicas para você se sair bem na prova do Enem em Londrina e conquistar uma vaga na faculdade. Confira!

1. Tenha um bom plano de estudos e faça cronogramas

O Enem é uma prova consideravelmente extensa — são 180 questões no total, além da redação —, que aborda temas de várias áreas do conhecimento. Logo, para conseguir estudar tudo com calma e ter tempo de tirar dúvidas, é preciso começar a se preparar bem antes para a prova.

Então, faça uma lista dos conteúdos cobrados no exame e, levando em conta a sua disponibilidade de tempo, elabore um cronograma de estudos. Lembre-se de dar maior destaque às matérias nas quais você tem mais dificuldade e àquelas que têm um peso maior para o curso do seu interesse. Se você quer fazer Enfermagem, por exemplo, é importante ter um ótimo desempenho na parte de Ciências da Natureza.

No cronograma, também é fundamental reservar algum tempo para revisões, especialmente nas semanas que antecedem à realização da prova. Desse jeito, você vai fazer o Enem em Londrina com muito mais tranquilidade e, assim, chegará a uma nota que ajudará você a voltar a estudar para conquistar um diploma de nível superior.

2. Esteja atualizado e antenado aos acontecimentos

Tanto nas questões objetivas quanto na redação, o Enem sempre aborda temas atuais e relevantes para a sociedade. Desse modo, para se sair bem no exame, não basta apenas estudar os conteúdos curriculares do ensino médio. Também é necessário se manter atualizado quanto aos principais acontecimentos do país e do mundo.

Uma maneira de fazer isso é assistir ao noticiário regularmente e formar uma opinião sobre os fatos apresentados. Para tanto, vale a pena procurar outras fontes seguras de informação, como jornais impressos e revistas.

3. Estude as provas anteriores

Uma característica marcante da prova do Enem é a presença de textos para interpretação. Para quem não está habituado a esse estilo de questões, o tempo para respondê-las pode parecer insuficiente, e as informações, muito complexas.

Tour pela prova do Enem

Por isso, é interessante estudar tendo como base as provas anteriores e o gabarito, que podem ser facilmente encontrados no site do Inep — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Isso fará com que você se habitue não só ao formato das questões, mas ao modo como os temas são abordados.

4. Pratique a redação

Um bom desempenho na redação é imprescindível para alcançar uma nota capaz de garantir uma vaga na faculdade e até mesmo uma bolsa de estudos EAD (educação a distância). Portanto, deve-se exercitar bastante a escrita a fim de não ter dificuldades para desenvolver o texto no dia do exame.

Outro aspecto que merece atenção é o modelo de redação solicitado na prova. O Enem adota o texto dissertativo-argumentativo, que precisa obedecer à seguinte estrutura:

  • introdução: aqui, em apenas um parágrafo, você vai apresentar a ideia central do texto e o ponto de vista que será defendido;
  • desenvolvimento: ao longo de alguns parágrafos — 2 ou 3 são uma quantidade razoável —, você deve defender a sua tese por meio de argumentos sólidos;
  • conclusão: nesse último parágrafo, é preciso apresentar uma proposta de intervenção para o problema discutido ao longo da redação.

5. Faça simulados

Além de responder às questões anteriores do Enem e de praticar a redação de acordo com o modelo dissertativo-argumentativo, vale a pena fazer simulados para se habituar ainda mais ao estilo da prova. Isso serve, também, como uma maneira de testar os conhecimentos e identificar pontos que precisam de reforço nos estudos.

Cursos preparatórios para o Enem em Londrina costumam realizar simulados periodicamente com seus alunos, o que proporciona uma experiência bem próxima da que você vai vivenciar na realização do exame. Assim, fazer um curso desse tipo é algo que merece ser considerado no decorrer da sua preparação para o Enem 2020.

6. Entenda a nota de corte das faculdades da cidade

Depois de fazer o Enem, é possível utilizar a nota obtida para tentar uma vaga na faculdade. Ao longo do processo de seleção, um aspecto muito importante é a nota de corte de cada curso, isto é, a nota mínima exigida para conseguir a aprovação e ingressar no ensino superior.

Vale ressaltar que essa nota varia de acordo com a proporção entre a quantidade de inscritos no curso e o total de vagas disponibilizadas. Na prática, a nota de corte passa a ser a do último colocado, ainda que seja mais alta do que a nota mínima estabelecida para classificação. Assim, é importante estudar para ter um bom desempenho no Enem e conquistar uma vaga em um das melhores faculdades de Londrina, que é o caso da Unopar.

7. Estude os trajetos da cidade antes do dia da prova

Para não correr o risco de se atrasar e, consequentemente, perder a oportunidade de fazer o Enem, reserve um momento, de preferência alguns dias antes da data do exame, para conhecer o seu local de prova. Também é importante planejar como será o seu deslocamento, ou seja, qual será o meio de transporte e o trajeto escolhido.

Seguindo essas dicas, a sua preparação para o Enem em Londrina será muito mais completa e eficiente. Assim, com estudo e dedicação, você certamente alcançará o seu objetivo de fazer uma faculdade e transformar o seu futuro por meio da educação.

Gostou das dicas que trouxemos para você? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a também terem um bom resultado no Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados