Afinal, o que faz o profissional de Engenharia Civil?

profissionais de engenharia civil

Em quase tudo o que se vê nas cidades, há a participação de engenheiros civis nos projetos. Em viadutos, casas, prédios, estabelecimentos comerciais, rodovias e outros locais, eles sempre atuam em algumas etapas das obras. Pensando nisso, você tem ideia do que se faz depois de concluir o curso de Engenharia Civil?

É o que mostraremos neste post por meio de um panorama sobre a profissão que é bem tradicional no Brasil e preponderante no processo de desenvolvimento do país. Confira!

Qual é a realidade da Engenharia Civil?

A história da Engenharia Civil teve início no Brasil em 1684, quando começaram a ser construídas as primeiras igrejas e fortificações. De lá para cá, o setor evoluiu imensamente, principalmente após o processo de industrialização do país –– como no governo de Juscelino Kubitschek, em que inúmeras obras foram conduzidas ao redor dos Estados.

Hoje, o profissional tem um leque abrangente de atuações, indo desde a elaboração de projetos até o gerenciamento de uma construção. O engenheiro civil atua em empreendimentos de diferentes portes e fica responsável pelos cálculos estruturais, além de fazer o devido acompanhamento do dia a dia.

É ele quem descreve os materiais que devem ser usados, faz o gerenciamento dos prazos, custos e fica de olho na qualidade da obra. O desenvolvimento de softwares auxilia no desenho dos projetos, e outras tecnologias também fazem parte da rotina dos engenheiros, como AutoCad.

O que faz um profissional de Engenharia Civil

Basicamente, o engenheiro civil começa a atuar em uma obra já no momento de análise do terreno. Ele faz os cálculos estruturais e define o melhor tipo de fundação.

Além disso, estabelece as melhores opções para compor as redes elétrica e hidráulica. Ainda calcula os impactos do clima no local e as possíveis soluções necessárias para o melhor aproveitamento dos recursos naturais. Ele elabora a planta de uma obra e acompanha todos os processos ao longo do período de construção, orientando os pedreiros para que tudo saia como o planejado.

É importante frisar que a rotina desse profissional é bem multidisciplinar, pois ele sempre estará em contato com arquitetos, designers, pedreiros, ajudantes de obras etc. O engenheiro civil mescla no dia a dia atividades dentro do escritório e na rua, tendo uma grande responsabilidade referente a qualidade das construções e suas respectivas estruturas.

Atualmente, a média salarial de um engenheiro civil está na ordem de R$ 7.321,23*, mas pode ser bem superior de acordo com as funções exercidas. Já imaginou ganhar R$ 14.996,40*? É possível nessa carreira. Então, conte com a Unopar para conquistar diferenciais!

Quais são as áreas de atuação da Engenharia Civil?

A Engenharia Civil é uma das profissões que se destaca em relação ao grande número de opções para o profissional atuar. Por isso, trata-se de uma faculdade muito requisitada no Brasil. Para conseguir as vagas, porém, não basta somente saber tudo sobre o curso. É preciso se atualizar constantemente e aprimorar suas habilidades.

Com isso em mente, veja algumas das possíveis áreas da Engenharia Civil existentes no mercado de trabalho.

Elaboração de projetos

A elaboração de projetos é um aspecto importante na rotina de um engenheiro civil. É o momento em que o profissional define as diretrizes e todos os materiais necessários para que tudo saia como o planejado pelo cliente, inclusive, fazendo os cálculos que auxiliem na durabilidade da obra.

Ele elabora relatórios e plantas, mensurando a quantidade correta de cada material: do cimento aos cabos elétricos, passando pelas ferragens e fundação. Para tanto, raciocínio lógico e conhecimento da legislação são uma boa ideia para seguir as diretrizes do município e estado onde a construção esteja sendo realizada.

Fiscalização de construções

Após a elaboração do projeto, o engenheiro civil tem a responsabilidade de fiscalizar os processos previamente estabelecidos. O objetivo é garantir a otimização do tempo, bom aproveitamento dos materiais e também entrosamento com a equipe que está trabalhando na obra –– do ajudante ao azulejista, passando pelo pedreiro e eletricista.

Nesse aspecto, a fiscalização contribui não só para a qualidade da construção como também para o cumprimento dos prazos, aspecto fundamental para um bom relacionamento com o cliente. Dessa maneira, a eficiência torna-se uma realidade, evitando imprevistos ou gastos excessivos.

Gerenciamento de recursos prediais

Imagine uma obra sem o devido gerenciamento. O construtor poderia comprar mais cimento do que o necessário ou ter que ficar indo e vindo diariamente nas lojas de materiais de construção, perdendo tempo e paciência, não é?

Com o auxílio de um engenheiro civil no gerenciamento dos recursos prediais, é possível comprar a quantidade correta de materiais. Outro aspecto importante diz respeito a análises do solo e possíveis influências que possam acontecer na obra.

Aproveitamento e utilização dos recursos naturais

Quanto menor for o impacto ambiental de uma construção, mais valorizada ela fica. Os engenheiros civis atuam para apresentar soluções alternativas na geração de energia elétrica, no uso da água pluvial e também no correto escoamento.

A escolha dos materiais inovadores produzidos com menores impactos ambientais entra nesse rol.

Perícias

Engenheiros civis também podem atuar como peritos, realizando análises minuciosas com foco no fornecimento de laudos técnicos, muito utilizados em processos judiciais. É um campo de análise de documentações que exige conhecimento da legislação e das normas vigentes na área.

Saneamento

Esse ponto é referente à hidráulica de uma obra. No entanto, o profissional pode trabalhar em construções específicas, como barragens, serviços de tratamento e fornecimento de água, sistemas de irrigação, drenagem, entre outras.

Além dos campos citados acima, há muitos outros em que engenheiros civis podem trabalhar, tais como:

  • hidrotecnia;
  • infraestrutura e transporte;
  • montagem de grandes estruturas para eventos;
  • construção de condomínios e loteamentos;
  • empresas de energia (gás, petróleo, energias renováveis).

Como a faculdade prepara o aluno para o mercado?

O Bacharelado em Engenharia Civil tem duração de 5 anos, sendo um dos cursos de Exatas oferecidos pela Unopar nas modalidades de ensino presencial e a distância, especificamente no formato semipresencial.

Assim, o aluno tem a flexibilidade de montar o próprio cronograma de estudos, sendo um modelo muito utilizado pelas pessoas que têm uma rotina corrida. Aqui na Unopar, há ainda o Canal Conecta, um portal que destina total apoio para que ele entre bem preparado no mercado de trabalho.

Diferenciais da Engenharia Civil da Unopar

O Bacharelado em Engenharia Civil EAD da Unopar conta com docentes altamente capacitados e uma plataforma online totalmente estruturada, com foco na assimilação dos ensinamentos pelos alunos.

Reconhecidos pelo MEC, tanto o presencial quanto o EAD contam com apoio personalizado, avaliação continuada e um sistema de ensino focado no mercado de trabalho. Inclusive, a Unopar oferece formas de ingresso facilitadas, aspecto totalmente favorável para que você realize o sonho de se tornar um engenheiro civil.

Embarque nessa jornada com a Unopar!

Dá para assimilar conhecimentos que serão bem úteis no exercício da profissão, podendo atuar com ética em prol da sociedade com um curso de qualidade na área. Ao aprender sobre o que se faz na Engenharia Civil, você já pode iniciar a sua jornada rumo ao sucesso profissional.

E aí, gostou de saber mais sobre a essa profissão. Então, aproveite e inscreva-se no vestibular da Unopar para fazer a diferença no mercado de trabalho!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content