Gastronomia: conheça o curso de graduação

Gastronomia

Desconto nota do Enem

O curso de Gastronomia oferece diversas oportunidades profissionais aos formados. Ao mesmo tempo, essa formação é uma excelente opção para quem curte cozinhar e de experimentar novas preparações. Afinal, geralmente, quem tem interesse pela culinária ama preparar pratos, não é mesmo?

Durante a graduação, você aprende a preparar e manusear alimentos, além de entender sobre segurança alimentar e gestão. A formação permite que o profissional atue com bastante eficiência em restaurantes e outros estabelecimentos.

Quer saber mais sobre o curso e como está o mercado de trabalho da área? Então, continue a leitura!

Como está o mercado de Gastronomia?

Quem conclui a faculdade de Gastronomia poderá aproveitar um mercado de trabalho diversificado e amplo para exercer os serviços. Você tem a chance de encontrar oportunidades em:

  • serviços de personal chef;
  • consultorias gastronômicas;
  • editoras que produzem publicações, revistas e livros em Gastronomia;
  • resorts e hotéis;
  • cafés, bares e padarias.

Você também pode apostar na área do empreendedorismo, abrindo o próprio negócio no ramo da Gastronomia — bacana, não é mesmo? Em relação à remuneração, ela é atrativa: a média é de R$ 2.222,55*. Mas com a experiência, é possível conquistar rendimentos ainda maiores, ocupando cargos valorizados.

Como funciona a graduação em Gastronomia?

A graduação em Gastronomia tem duração de 2 anos e é um dos cursos Tecnólogos da Unopar que ajuda o estudante a apurar suas habilidades culinárias. O bacana dessa formação é o tempo reduzido: a intenção é que você se forme e encontre uma vaga de emprego logo.

Além disso, é possível poderá cursá-la na modalidade de ensino a distância. Nela, é necessário ir à faculdade poucas vezes. Dessa maneira, o aluno comparece a uma aula inaugural e, depois disso, vai ao campus mais 2 vezes por semestre para fazer provas.

Em relação à grade curricular, considerando que os profissionais precisam ter experiência em manuseio de alimentos e preparo de pratos, é de se esperar que ela tenha um viés mais prático. Contudo, também é importante ter noções teóricas sobre a história da Gastronomia e suas áreas.

Veja, abaixo, as principais matérias estudadas no curso:

Tour pela prova do Enem
  • Técnicas Básicas de Cozinha;
  • Cozinha Asiática;
  • História da Alimentação e da Gastronomia Brasileira;
  • Bases da Enologia;
  • Confeitaria.

As práticas instruem os estudantes a elaborar serviços de mesa, preparar cardápios e, ainda, harmonizar várias comidas e bebidas de modo criativo. Desse modo, eles têm uma formação dinâmica e completa na faculdade.

Achou interessante a graduação e está decidido que quer cursá-la? Então, saiba que é importante conhecer o valor das mensalidades. Afinal, quanto custa uma faculdade de Gastronomia? Na Unopar, os preços são a partir de R$ 239,00* por mês, dependendo do turno e da localização escolhidos.

A modalidade a distância combina os conhecimentos oferecidos pela Unopar com a dinâmica flexível do aprendizado virtual. Desse modo, fica mais fácil conciliar os estudos da graduação com outras atividades da rotina.

Onde estudar Gastronomia?

O mercado de trabalho em Gastronomia é bem diversificado e, para se destacar na área, é importante procurar uma boa faculdade, que dê todo o suporte de aprendizado. Esse é o caso da Unopar.

Para auxiliar os alunos a se inserirem nesse campo, temos convênios com grandes empresas para ajudar o aluno no momento de conquistar uma ótima vaga. Ao estudar conosco, você terá acesso ao Canal Conecta, portal de vagas de estágio e emprego.

Além disso, temos várias opções de financiamento e bolsas de estudo oferecidas pela instituição, que são ideais para quem não consegue arcar com todos os custos da faculdade. E tem mais: oferecemos formas de ingresso facilitadas, estimulando as pessoas a ingressarem em um curso superior.

Estude na Unopar!

Ao conhecer o curso de Gastronomia da Unopar e o mercado, fica mais fácil realizar o sonho de se tornar um chef de cozinha e ainda trabalhar nos melhores estabelecimentos e áreas da profissão. Por isso, estude com a gente e trace um futuro de sucesso!

Saber cozinhar sempre foi o seu sonho? Então, invista em sua formação. Inscreva-se no vestibular online da Unopar!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados