Faculdade de Design de Moda: Conheça tudo sobre essa graduação!

Design de Moda EAD

Desconto nota do Enem

Quem gosta de moda e deseja trabalhar nessa área pode encontrar no curso superior de Design de Moda a faculdade ideal para fazer. E sabemos que a hora de escolher a graduação é repleta de dúvidas. Por isso, preparamos esse post que conta tudo sobre a faculdade de Design de Moda. Dessa forma, você fica por dentro dos principais detalhes desse curso superior.

Como é o curso de Design de Moda?

O curso superior em Design de Moda é de tipo tecnólogo. Dessa maneira, trata-se de uma graduação de curta duração, já que existe uma otimização das matérias sem perder o foco na qualidade da transmissão do ensino. A vantagem de estudar em um curso de curta duração é que o estudante consegue entrar mais cedo para o mercado de trabalho.

A graduação em Design de Moda tem uma grade curricular estruturada em três semestres. Nesses períodos, os alunos têm contato com as principais matérias desse campo de atuação. Assim, podemos verificar que as principais atividades do profissional da moda estão representadas nas disciplinas desse curso inovador.

Podemos verificar que o curso de Design de Moda apresenta muitas matérias voltadas para o processo criativo e também para a gestão de procedimentos que estão relacionados com as matérias-primas e a modelagem. Também, o curso aborda os processos de produção em moda, o que é extremamente relevante para quem deseja trabalhar como produtor de moda em eventos dessa natureza.

O curso de Design de Moda tem TCC, estágio ou horas complementares?

Tanto o TCC, ou Trabalho de Conclusão de Curso, quanto o estágio não são obrigatórios no curso de Design de Moda. Dessa maneira, a matriz curricular está estruturada para garantir que o aluno saia da universidade com uma formação completa, podendo trabalhar nas diferentes áreas da moda.

Ainda, é possível que os alunos realizem um projeto integrado para colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Dessa forma, existe a possibilidade de realizar trabalhos individuais ou em grupo para demonstrar a aplicação do aprendizado conquistado durante o curso.

Sobre o estágio, mesmo não sendo obrigatório, os alunos são sempre estimulados a realizar essa prática. Conquistar uma vaga de estágio insere o aluno mais cedo no mercado de trabalho, é uma excelente oportunidade para conseguir experiência profissional e pode ser uma chance importante para ser efetivado e sair da faculdade já empregado.

Por fim, podemos verificar que as horas complementares são obrigatórias dentro da matriz curricular do curso de Design de Moda. Essas atividades somam 100 horas obrigatórias que devem ser cumpridas para que o aluno complete a sua formação e conquiste o diploma de curso superior em Design de Moda.

Conteúdos estudados na Faculdade de Design de Moda

As matérias do curso de Design de Moda, como já pudemos expor, representam as principais atividades desse profissional no mercado de trabalho. Dessa forma, o aluno vai aprender sobre técnicas importantes para quem pretende trabalhar com modelagem, processo de criação, produção em moda, entre outros.

Por ter uma série de disciplinas que se complementam, a faculdade de Design de Moda entrega uma matriz curricular pensada para quem deseja se tornar um profissional dinâmico e multitarefa. Assim, podemos encontrar matérias, como:

  • Empreendedorismo;
  • Formação de preços e custos;
  • Processo de criatividade;
  • Criação em design;
  • Desenho de moda;
  • História da indumentária e da moda;
  • Moda e mercado;
  • Produção de moda e estilo, entre outros.

Como se pode notar, os conteúdos estudados na graduação de Design de Moda estão voltados tanto para o processo de criatividade e criação quanto para a gestão de processos e o empreendedorismo. Dessa forma, o profissional sai da faculdade pronto para atuar nesses aspectos dentro de empresas ou mesmo pode empreender prestando consultorias na área da moda.

Modalidades da Faculdade de Design de Moda na Unopar

A faculdade de Design de Moda pode ser feita na modalidade presencial ou EAD. Em ambas, o aluno terá um desenvolvimento das matérias de modelagem avançada e modelagem bidimensional, e entrará em uma verdadeira imersão prática para a aquisição da especialização necessária.

Presencial

O curso superior da modalidade presencial é ideal para quem deseja manter contato contínuo e presencial com a universidade. Nessa modalidade, o aluno comparece todos os dias úteis da semana na sua unidade de ensino. Lá, ele mantém contato direto com os professores, tutores e colegas de sala. Também, realiza atividades presenciais, aulas práticas, provas e exames.

Tour pela prova do Enem

EAD

A realidade do ensino a distância veio para ficar. É um consenso no mundo todo a revolução que os cursos EAD causaram, e para melhor. Por isso, grandes universidades, como é o caso da Unopar, trabalharam intensamente para criar ambientes virtuais de ensino que fossem capazes de promover uma real imersão dentro do universo de conteúdo que os seus cursos representam.

Na modalidade EAD, os alunos comparecem na sua unidade de ensino apenas uma vez por mês, para realizar provas e exames que só podem ser feitos presencialmente. No resto do tempo de formação, os alunos da Unopar acessam as matérias de Design de Moda, videoaulas, fóruns de discussão e muitos outros recursos por meio do AVA, que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Perfil de quem faz Faculdade de Design de Moda

Existem algumas características de perfil que são importantes de serem averiguadas para quem pretende fazer o curso de Design de Moda. Esses são importantes, pois podem fazer a diferença na hora de entender o sucesso profissional. Nada como alinhar o curso superior com a sua verdadeira vocação. E essa vocação está intimamente ligada com aspectos de um perfil realmente voltado para a área de atuação.

Ser extremamente criativo

A criatividade é um processo que se constrói com o passar do tempo e que depende também do repertório de cada pessoa. Mas também existe uma característica nata que faz com que toda pessoa criativa tenha um bom desempenho em atividades que requerem a criação de algo. E na esfera da moda não poderia ser diferente. Já que nesse âmbito é preciso colocar em prática todo o espírito criativo para trabalhar.

Dessa forma, se você já se considera uma pessoa criativa e com tendência para a criação de peças, desenho artístico, entre outros, saiba que a faculdade de Design de Moda pode ser ideal para você. Por isso, o aspecto da criatividade é fundamental para quem deseja entrar para a área da moda.

Ser organizado

Principalmente para quem deseja trabalhar com a produção de moda, é preciso ter um perfil organizado. Mas mesmo para quem pretende atuar em outras áreas no mundo da moda, é necessário ter um perfil mais centrado na organização das ideias e dos procedimentos que devem ser realizados. Por isso, o processo criativo se integra também com um perfil de organização capaz de tirar as ideias do papel e colocar em prática as atividades necessárias.

Gostar de aprender novas técnicas

No curso de Design de Moda, o aluno vai participar de uma verdadeira imersão por meio de aulas práticas que vão ensinar novos procedimentos de modelagem, criação de peças e manejo de matérias-primas. Por essa razão, é preciso que o aluno esteja voltado totalmente para aprender essas novas técnicas e conseguir realizar uma formação de qualidade.

O gosto pelo aprendizado depende também de um perfil curioso e que empreende atenção nas aulas e nas técnicas que são ensinadas pelos professores. Assim, se o seu perfil se enquadra nesses aspectos, o curso de Design de Moda pode ser a sua opção ideal para fazer a graduação.

Faculdade de Design de Moda: atividades do profissional da Moda

Como já pudemos verificar na parte de conteúdos estudados no curso de Design de Moda, existem diferentes frentes de atuação para esse profissional. Dessa forma, podemos listar aqui algumas atividades que fazem parte do dia a dia do profissional da Moda. Ter conhecimento sobre essas tarefas, que podem ser diárias ou esporádicas, vai fazer com que você compreenda mais ainda sobre como é a profissão de Design de Moda.

Então, vamos conhecer aqui essas atividades:

  • Realizar pesquisa artística para criação de peças;
  • Realizar pesquisa de matérias-primas;
  • Gerenciar a produção de eventos de moda;
  • Participar de eventos de moda para conhecer novos conceitos;
  • Estar integrado no mundo da moda para conhecer tendências;
  • Criar peças de moda;
  • Gerenciar os processos de compra de materiais, entre outros.

A Unopar é a sua melhor escolha para fazer Design de Moda!

Estudar em uma universidade comprometida com a boa formação de seus alunos é essencial para construir uma carreira de sucesso. Por isso, se você pretende fazer o curso de Design de Moda, saiba que a Unopar é a sua melhor escolha. É na Unopar que os alunos acessam a melhor infraestrutura e um time de professores super qualificado, que possuem larga experiência profissional.

Na Unopar, existe total apoio para o aluno, desde a sua formação até a inserção no mercado de trabalho. Dessa forma, quem opta pela Unopar está entre os melhores desde cedo e pode aproveitar um universo de possibilidades no curso superior. Além disso, a Unopar oferece uma plataforma digital de ensino de última geração, onde os alunos podem acessar conteúdos exclusivos e pensados para a sua formação.

Portanto, não perca mais tempo procurando uma faculdade para fazer o curso de Design de Moda e faça Unopar! Clique aqui para ser direcionado até a página de inscrição do processo seletivo e faça a sua agora mesmo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados