A faculdade de Publicidade e Propaganda, assim como a demanda pelo publicitário no mercado de trabalho, sempre esteve em alta. E olha que essa profissão já mudou bastante ao longo do tempo: desde o glamour e irreverência da época de ouro, nos anos 1970, ao mercado digital, dinâmico e focado em números, foram grandes reviravoltas.
É uma profissão, no entanto, que se manteve forte em seus fundamentos criativos. Quem sonha trabalhar no mercado publicitário sempre tem um pezinho na criação: redatores, designers, diretores de arte, até os profissionais de mídia se orgulham da sua inventividade.
Hoje, preparamos um guia completo sobre o curso de Publicidade e Propaganda. Assim, você fica por dentro dos conhecimentos que fazem do publicitário esse profissional único. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
- 1 Qual é o objetivo da graduação?
- 2 Qual é o perfil do profissional de Publicidade e Propaganda?
- 3 Quais são as principais matérias do curso?
- 4 Qual é a duração do curso?
- 5 Como consultar o preço do curso?
- 6 Como se matricular no curso?
- 7 Quais são as modalidades em que o curso está disponível?
- 8 Venha estudar Publicidade e Propaganda na Unopar!
Qual é o objetivo da graduação?
Embora exista uma aura mágica que sugere que a vida de um publicitário é feita de improvisos e escolhas geniais, na vida real não é bem assim que as coisas acontecem.
Com o passar dos anos — e à medida que os resultados passaram a ser medidos por ferramentas digitais — foi ficando claro que o planejamento é a alma de uma campanha de sucesso. Claro, sempre haverá espaço para as ótimas sacadas dos publicitários, mas elas acontecem dentro de uma estratégia friamente planejada.
Assim, o objetivo do bacharelado em Publicidade e Propaganda é preparar o estudante para planejar, desenvolver e implementar cada etapa de suas campanhas. Ele passa por uma formação que ensina a desenvolver ações gerais de comunicação.
É uma formação voltada ao mercado de trabalho, mas também ao desenvolvimento humano. Afinal, o mercado consumidor de qualquer produto ou serviço é composto de pessoas. Para que esses potenciais compradores sejam impactados, eles devem ser compreendidos por uma análise quase psicológica dos seus hábitos de consumo e comportamentos em geral.
Qual é o perfil do profissional de Publicidade e Propaganda?
Então, como preparar um profissional para apresentar uma visão tão apurada do mercado? É possível reunir em uma mesma formação capacidade organizacional e de planejamento, aptidão para lidar com números e, ao mesmo tempo, criatividade, inovação e ousadia?
Na verdade, os traços profissionais exigidos de um publicitário são tão diversos que é comum haver pessoas especializadas em cada tipo de tarefa. Os redatores costumam ser inventivos e arrojados, os designers lidam com tarefas que exigem criatividade e olho apurado para os detalhes que chamam a atenção do público e assim por diante.
Há, ainda, aqueles publicitários que trabalham “nos bastidores”, sem os quais nenhuma mágica poderia acontecer: os gerentes de contas, vendedores e outros.
Então, se você está pensando em se aprofundar na área, saiba que há uma área de Publicidade e Propaganda para você independentemente do perfil de profissional que você apresente. E tenha em mente que é preciso saber trabalhar em equipe, jogar junto.
Quais são as principais matérias do curso?
Como esse curso pode formar estudantes com aptidões tão diferentes e ainda prepará-los para atuar juntos, tendo objetivos em comum?
A grade curricular contém disciplinas muito diferentes umas das outras. A ideia é que, durante a graduação, o futuro publicitário experimente e entenda um pouco de cada engrenagem que faz uma campanha publicitária funcionar.
Assim, ele pode decidir no final qual (ou quais) daquelas funções são mais adequadas ao seu perfil profissional e intelectual. Abaixo, listamos e explicamos algumas das disciplinas de Publicidade.
Análise do Discurso
Essa é uma matéria cuja função é ensinar ao estudante uma nova forma de lidar com a linguagem: analisando o que está sendo dito e que tipo de impacto um texto ou frase suscita em quem lê ou escuta.
É algo bem diferente do estudo de gramática a que nos acostumamos na escola. O motivo disso é que um discurso pode ser verbal (um texto, por exemplo) ou não verbal (a publicidade é, em grande parte, formada pela imagem).
Ou seja, antes de criar suas campanhas, cabe ao publicitário dominar os elementos da publicidade (texto, som e imagem) e compreender que tipo de efeito eles surgem no público-alvo. Quem ensina essas sutilezas é a Análise do Discurso.
Ilustração Digital
E já que falamos de imagens, saiba que grande parte dos publicitários tem uma atuação próxima daquela das Artes Visuais. Designers e ilustradores são fundamentais para melhor determinar a aparência de um produto e influenciar os consumidores. Ou seja, aqui também vale o ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras”.
Na verdade, a ilustração digital na Publicidade é bem peculiar, porque ela deve se ajustar a um texto ou slogan para transmitir certas ideias e sensações bem específicas. É essa associação que agrega valor aos produtos e aumenta o valor percebido pelo público.
Marketing Digital
Se você sabe como o Marketing Digital funciona, com certeza viu algumas semelhanças com a Publicidade. De certa forma, essas duas áreas caminham juntas.
Por exemplo, é o Marketing que estuda o mercado e define o público-alvo para a Publicidade. Então, os publicitários precisam entender esses detalhes e, principalmente, atuar junto dos profissionais de marketing digital.
Hoje em dia, o potencial da internet já é do conhecimento de quase qualquer pessoa que abra um negócio. Vender sem usar recursos digitais como mídia paga e captação de tráfego orgânico pode até não ser impossível, mas é muito mais difícil.
Produção Gráfica
Mas nem só de peças para serem lidas em smartphones, tablets e computadores vive o mercado publicitário. Ainda são muitas as produções que se destinam à impressão.
Assim, os publicitários precisam estudar as regras visuais e de escrita mais adequadas para a produção de cartazes, panfletos e outros materiais gráficos feitos para as chamadas mídias físicas — que também englobam livros, apostilas, kits para imprensa e outras formas indiretas de divulgar produtos e serviços.
Teorias da Comunicação
A Comunicação Social é um enorme campo de estudos e debates, que não se restringem à Publicidade. A matéria de Teorias da Comunicação compreende desde a comunicação de massas típica das grandes mídias até o entendimento da propaganda de nicho.
Esse estudo é feito por uma ótica de mercado, mas também leva em conta os aspectos psicológicos, culturais, políticos e tecnológicos que envolvem o tema. É uma forma de garantir que o formado em Publicidade e Propaganda tenha uma visão mais embasada da importância social e econômica do seu trabalho.
Comunicação de Marketing em Meios Digitais
Se na disciplina de marketing digital são estudados mercado e público-alvo de uma perspectiva online, na Comunicação de Marketing em Meios Digitais é um pouco diferente.
Aqui, o foco são as diferentes formas de transmitir uma mensagem usando essas novas mídias. São considerados o emissor da mensagem — ou seja, a empresa ou instituição que divulga seus produtos ou serviços — e como essa mensagem efetivamente atinge o público.
Vale lembrar que a comunicação, no Marketing, pode ser verbal ou não verbal. Para que as campanhas causem o impacto desejado, também é necessário recorrer a imagens, fluxogramas e narrativas visuais.
Qual é a duração do curso?
O curso de Publicidade e Propaganda da Unopar é oferecido na modalidade Bacharelado. Essa modalidade pressupõe uma graduação tradicional com duração de quatro anos.
A vantagem do Bacharelado é que há mais tempo para aprofundar certos temas, garantindo ao estudante não apenas a visão técnica da profissão, mas inserindo-o rapidamente no mercado de trabalho, fornecendo as bases para a reflexão.
Ou seja, ao final da formação, você vai ter mais recursos intelectuais para atuar, entendendo os limites éticos e a importância social do seu trabalho. Além disso, com mais tempo de estudos na graduação, aumentam suas chances de perseguir uma pós ou mesmo se dedicar à carreira acadêmica.
Pelas empresas que contratam os publicitários, esse tipo de formação é visto como mais completo. Então, o bacharel aumenta suas chances no mercado e abre o leque caso queira seguir carreira acadêmica, no futuro.
Como consultar o preço do curso?
Este é um assunto que faz muita diferença para a maioria dos vestibulandos: o preço do curso de Publicidade e Propaganda. Convenhamos que, para quem estuda, trabalha ou tem filhos, pode ficar bem puxado pagar a faculdade.
Uma dica para ajudar nessa escolha custo-benefício: vale recorrer a opções de bacharelado a distância ou semipresenciais. Eles não apenas são mais baratos, como permitem a você estudar no seu tempo, facilitando a rotina.
Para saber sobre os preços da graduação em Publicidade e Propaganda da Unopar, consulte nossa página, onde você tem acesso aos valores atualizados e também a outros detalhes.
Como se matricular no curso?
Na Unopar, você encontra diversas formas de ingresso na faculdade de Publicidade e Propaganda. Isso tem um motivo: sabemos que o vestibular é um momento de tensão e ansiedade para os estudantes, e queremos oferecer mais opções para facilitar.
Então, se optar por estudar com a gente, você terá acesso a diversas formas de ingresso, podendo optar por aquela que mais se encaixa às suas necessidades. Você pode concorrer a uma vaga:
- fazendo o vestibular tradicional — uma avaliação nos moldes a que os estudantes já estão acostumados, com provas presenciais que acontecem algumas vezes ao ano;
- fazendo vestibular online — uma opção mais flexível, que pode ser agendada a qualquer época do ano e realizada de casa mesmo, bastando ter um computador com acesso à internet;
- utilizando sua nota do Enem — aceitamos sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio dos últimos 10 anos;
- por transferência externa — para quem quer mudar de área ou perspectiva profissional, aceitamos egressos de outras instituições.
Também temos várias opções de bolsas de estudo, descontos e parcerias com empresas. Então, se você está em busca desse tipo de iniciativa, vai gostar de dar uma olhada nas nossas inúmeras formas de créditos estudantis.
Quais são as modalidades em que o curso está disponível?
Quando falamos sobre os preços, as modalidades com estudo a distância podem ser bem vantajosas. No entanto, pode ser que você ainda não saiba como elas funcionam ou tenha dúvidas sobre se é mesmo o melhor modelo de estudos para você.
Abaixo, explicamos as diferenças entre as três modalidades principais que são oferecidas no mercado da educação atualmente. É importante destacar que não há diferenças qualitativas entre elas, cada uma se destina a um tipo de público diferente e, na Unopar, a graduação em Publicidade e Propaganda é ofertada no modelo 100% EAD.
Presencial
Essa é a mais conhecida: o bom e velho ensino presencial, em que você escolhe uma unidade próxima da sua casa e interage com professores e colegas todos os dias. Embora tenha essa vantagem de agregar a turma, essa modalidade costuma ser mais cara e exigir que muito do tempo e dinheiro dos alunos seja gasto com deslocamento.
A distância
Aqui, a ideia é estudar remotamente. Você assiste às aulas em vídeo e tira dúvidas com professores e tutores de maneira totalmente remota. Tudo isso é organizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA).
Semipresencial
Já o semipresencial é um modelo híbrido, que mistura aulas a distância e atividades presenciais. Você se dirige ao polo da sua região, onde tem contato com professores e colegas, mas com uma frequência diferente daquela do curso presencial: neste caso, 2 ou 3 vezes por semana, em média.
O semipresencial também conta com o apoio do AVA para organizar os estudos.
Venha estudar Publicidade e Propaganda na Unopar!
Se leu este conteúdo até aqui, são grandes as chances de ter chegado à conclusão de que essa formação é mesmo para você. Então, agora é o próximo passo: escolher a instituição de ensino em que vai estudar.
Ao longo do artigo, também compartilhamos alguns dos nossos diferenciais: formas de ingresso simplificadas, modalidades presencial, a distância e semipresencial e outros.
Faça agora mesmo sua matrícula no curso de publicidade e propaganda da Unopar! Com certeza, no futuro, você ainda vai se lembrar deste dia como o momento em que começou uma carreira de sucesso ou revolucionou seus rumos profissionais!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?