Guia completo: prepare-se para o SiSU

enem +sisu

Desconto nota do Enem

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), criado em 2009 pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil, seleciona estudantes para universidades e institutos federais usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O SiSU é realizado duas vezes ao ano, geralmente no início de cada semestre acadêmico. O processo é inteiramente online e os candidatos podem se inscrever gratuitamente. Durante o período de inscrição, os estudantes podem escolher até duas opções de curso, especificando sua preferência e a instituição de ensino. Logo, eles devem também indicar se desejam concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas reservadas por meio de políticas de ações afirmativas, como cotas para estudantes de escolas públicas, negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Como se inscrever no SiSU e critérios de qualificação

Você tem dúvidas sobre como se inscrever no SiSU? Não se preocupe! Estamos aqui para ajudá-lo. Entender o processo de inscrição é o primeiro passo.  Para se inscrever, você precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior, sem ter zerado a redação. Isso é essencial para a sua inscrição. Agora, acesse o site oficial do Sisu e faça login com o número de inscrição e a senha do Enem. Em seguida, escolha até duas opções de cursos nas instituições participantes. Lembre-se de verificar se você atende a todos os requisitos do curso antes de se inscrever.

Os possíveis desafios durante o processo de inscrição são mínimos. Contudo, é normal ter dúvidas, especialmente se é a primeira vez que você está se inscrevendo.  A seleção unificada leva em conta o desempenho que você obteve no Enem. A nota obtida é um critério importante para a seleção do SiSU.

Mas, como funciona o processo de seleção? Em cada semestre, após a divulgação das notas do ENEM, abre o período de inscrições do Sisu. Durante este tempo, você precisa verificar a nota de corte do curso e instituição que tem interesse.

Como funciona a nota de corte?

A nota de corte é a mínima necessária para ficar entre os selecionáveis. Ela varia de acordo com a demanda do curso, o número de vagas disponíveis, e as notas dos outros candidatos. A nota de corte é importante porque a seleção do Sisu é feita por um processo de comparação. Isso quer dizer que as maiores notas têm mais chances de conseguir uma vaga. No entanto, lembre-se de que a nota de corte não é garantia de vaga. Ela serve como referência para auxiliar no monitoramento de sua inscrição e para a escolha de outro curso, na hipótese de não obter êxito na primeira opção.

Tour pela prova do Enem

Por exemplo, se pretende cursar Medicina, que é um dos cursos mais disputados, terá que ter uma alta nota no ENEM para conseguir estar entre os selecionáveis. Também é importante se inscrever em mais de uma opção de curso, para aumentar suas chances. Lembre-se de acompanhar a nota de corte e mudar seus cursos se achar que não conseguirá a vaga.

Como é calculado o resultado do Sisu?

Os resultados são calculados com base na nota obtida pelo estudante no ENEM. Cada universidade define um peso específico para cada área do conhecimento do ENEM, de acordo com o curso escolhido pelo candidato. Então, a sua nota na área de Ciências da Natureza terá um peso diferente se você quiser fazer Engenharia Química ou Letras, por exemplo. Por isso, é importante ficar atento aos critérios do curso de sua escolha.

SiSU 2024: resultados disponíveis; saiba como consultar lista de aprovados

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 foram divulgados na quarta-feira (31), após adiamento de um dia pelo Ministério da Educação (MEC). Para consultar as listas de aprovados, é preciso entrar no site do programa.

Pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada terá uma edição única. Com isso, a seleção de candidatos para o segundo semestre letivo de 2024 vai acontecer nas mesmas datas da seleção para o primeiro semestre.

Portanto, para todos que quiserem se candidatar a vagas em universidades públicas neste ano, o cronograma será o seguinte:

  • Resultados da 1ª chamada: inicialmente previsto para 30 de janeiro de 2024, foi adiado para 31 de janeiro
  • Matrículas: 2 a 7 de fevereiro de 2024
  • Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
  • Resultado das listas de espera: datas serão definidas por cada universidade

O SiSU se mostra uma ferramenta poderosa na democratização do acesso ao ensino superior no Brasil. Com apenas a nota do ENEM, abre-se um leque de possibilidades para estudantes de todo o país sonharem e alcançarem um lugar em universidades e institutos federais. É, sem dúvidas, um jogo-chave nesse quebra-cabeça educacional, facilitando a vida de muita gente que busca por uma formação de qualidade e, claro, uma chance de transformar seu futuro.

Fique atento nas datas e em todas as informações sobre o SiSU no site oficial!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.