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O que faz um Analista de Marketing? Veja as principais funções!

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O analista de Marketing é de grande importância para qualquer empresa nos dias atuais. Logo, é preciso ter um na equipe do setor para garantir os melhores resultados. Então, é preciso conhecer tudo o que ele faz, dependendo do cargo que ocupa.

Saiba quais as funções do analista de Marketing em cargos e setores diferentes!

Uma posição crucial para a equipe de marketing de uma empresa é o analista. Afinal, é este o profissional capaz de elaborar as melhores estratégias devido a experiência de mercado que ele possui.

Este funcionário, além disso, é uma pessoa com autonomia o bastante para tomar decisões importantes. Nesse sentido, suas ações são supervisionadas pelo gerente de Marketing para alcançar os objetivos da companhia.

O que faz esse analista na prática se relaciona muito com técnicas de SEO. Do mesmo modo, o profissional aprende sobre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Por fim, é o tipo de trabalhador que precisa estar sempre atualizado.

Assuntos que o analista de Marketing deve entender e outras especialidades

Em geral, cabe a esse funcionário dominar conceitos como o storytelling e entender sobre dados. Agora, uma equipe completa desse setor em uma empresa precisa ter os analistas de Marketing e outros como:

  • Marketing e Varejo;
  • Negociação e Vendas;
  • Marketing Digital e Mídias Sociais;
  • Analista de Conteúdo;
  • Comunicação e Marketing.

O que faz um analista de Marketing?

Em geral, esse analista tem como funções a análise de estratégias e resultados na empresa. Dessa forma, as companhias que querem investir em meios digitais apostam nesse profissional.

Com isso, as atribuições dele incluem desenvolver e monitorar essas táticas no dia a dia. Além disso, cabe a ele conhecer todos os caminhos para poder elaborar essas ideias para:

  • Criar;
  • Aprimorar;
  • Medir os resultados.

Apesar de ser essencial para a composição de uma equipe, esse analista também pode trabalhar sozinho. Entretanto, esse cenário é mais comum em organizações de pequeno porte.

Quais são as atividades de um analista de Marketing?

Esse tipo de profissional é qualificado com a graduação e várias outras habilidades. Nesse sentido, ele deve utilizar todo o seu conhecimento para desempenhar as seguintes tarefas:

  • Criar estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo;
  • Fazer estratégias baseadas em SEO;
  • Colocar táticas de links patrocinados em prática;
  • Definir personas;
  • Analisar o mercado e a concorrência.

Quais as funções do especialista em Marketing e varejo?

Para começar, as ações desse profissional consistem em aplicar as ideias de Marketing para negócios de varejo. Dessa forma, é esperado que se use conceitos de empreendedorismo, comunicação empresarial e outros como:

  • Administração de Vendas;
  • Gestão dos Canais de Distribuição;
  • Publicidade e Propaganda;
  • Gestão de Armazenamento e Embalagem.

O que faz um analista de Marketing especializado em negociação e vendas?

Esse profissional ajuda a equipe porque ele sabe como conduzir negócios com os clientes. Acima de tudo, essa especialidade é crucial para o Marketing como um todo. Além disso, esse setor em uma empresa deve estar de acordo com a sua área comercial.

Os resultados das ações otimizam as vendas para que ocorram de maneira mais segura. Do mesmo modo, muito sobre essa especialização se relacionam com as ideias das eras mais recentes do Marketing.

Isso porque, nas versões mais atuais, o consumidor é o grande foco das estratégias. Assim, pode-se esperar que as análises desse profissional fazem toda a diferença para a organização.

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Por que as estratégias são necessárias?

Essas táticas ajudam a mostrar se uma marca está fazendo sucesso ou não. Nesse sentido, o ponto mais importante sobre esses negócios é a informação, que gera:

  • Mix de produtos;
  • Resultados;
  • Ações promocionais;
  • Canais de vendas;
  • Preços;
  • Concorrentes.

O que faz um analista de Marketing Digital e mídias sociais?

Esse cargo para o analista é um dos que possui maior destaque nos dias atuais. Antes de mais nada, é essa a pessoa responsável por cuidar e fazer a gestão das redes sociais de uma empresa.

Na prática, esse tipo de profissional tem deveres que vão muito além das plataformas mais populares. Ou seja, ele precisa ir a fundo em suas análises para extrair as melhores oportunidades para aplicar as estratégias de Marketing.

Quais são as principais atribuições?

De modo geral, ele se encarrega de várias atribuições relacionadas aos meios digitais. A partir disso, é muito comum que ele fique com as seguintes funções ao longo do seu expediente:

  • Planejamento;
  • Criação de conteúdo;
  • Gestão das plataformas;
  • Acompanhamento e análise;
  • Suporte ao cliente.

O que um analista de Marketing de Conteúdo faz?

Também chamado de analista de conteúdo, suas funções se relacionam com a especialidade anterior. Porém, seu trabalho é mais específico, tratando mais do material produzido.

Na prática, ele também colabora para produzir material para as mais diversas plataformas. Portanto, é de se esperar que ele use técnicas como SEO, Copywriting e várias outras para atrair clientes.

Em uma equipe de Marketing de uma empresa, ele é essencial para avaliar o conteúdo produzido. Dessa maneira, sua presença garante os melhores resultados possíveis e ainda aprimora as funções como:

  • Desenvolvimento de campanhas e anúncios;
  • Gestão das redes sociais
  • Planejamento com os recursos usados para converter pessoas em leads.

Quais as atribuições da especialização em Comunicação e Marketing?

Esta especialidade trata de um dos fundamentos do Marketing, que é a comunicação. Ainda assim, ele possui conhecimento para atuar na área em si. Então, isso significa que ele pode planejar as estratégias se baseando no conceito de se comunicar.

Suas funções, acima de tudo, tratam de trabalhar usando a comunicação da própria empresa. Como resultado, ele visa gerar os melhores números de engajamento para as campanhas.

O trabalho com Mídias Digitais

Além do Analista de Marketing, outra especialidade comum é a de Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Ou seja, as melhores formas de aplicar essas ideias para falar com o público.

Com isso, o profissional é capaz de melhorar o Marketing e expandir os negócios da companhia. Por fim, tudo isso ocorre com um foco pesado em ações dentro das redes sociais.

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Você já deve ter percebido como esse analista é versátil em relação às suas funções. Agora, isso não é à toa, visto que vários conceitos dessas atribuições tem forte ligação.

Para se tornar um excelente profissional, então, é preciso ter um ensino de qualidade. Acima de tudo, em uma instituição que respeite o aluno e forneça todo o apoio. E esse é exatamente o caso da Unopar, a melhor opção da categoria.

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