Área da Matemática: descubra as oportunidades desse setor!

estudante de licenciatura de matemática

Desconto nota do Enem

Sem dúvida a área da Matemática é para quem gosta de números, dar aula, bem como, atuar em setores que envolvem cálculos e são cruciais para as ações do negócio. Então, veja em seguida, as principais chances para este perito.

Área da Matemática

Matemática é uma ciência exata que liga a lógica com o dia a dia com o objetivo de buscar fatos verdadeiros com técnicas certas e precisas. Por isso, ela está presente na rotina de todos com fórmulas, medidas, operações básicas.

Para facilitar o estudo desta ciência ela é dividida em 4 grupos de saber:

  • Geometria;
  • Trigonometria;
  • Álgebra e aritmética.

Há ainda subgrupos onde são tratados os dados, grandezas e medidas, números e operações, bem como, forma e espaço. Veja em seguida, tudo sobre o curso para quem decide ingressar nesta carreira.

Como é o curso de Licenciatura em Matemática?

O aluno que opta por este curso o encontra no modelo de Licenciatura na Unopar, ou seja, é voltado para quem quer ser professor. Por isso, a grade conta com disciplinas didático-pedagógicas para a formação deste perito.

Você vai aprender matérias teóricas como a própria Matemática e Física, porém, também irá lidar com questões da área humana e ética. Assim, terá contato com temas voltados para o seu papel como educador nas escolas privadas e públicas na área da Matemática.

Este curso tem duração de oito períodos, o mesmo que quatro anos de estudos. Portanto, para concluir sua formação há disciplinas, estágio, bem como, trabalho de conclusão de curso obrigatórios para a receber o diploma.

Disciplinas do curso de Matemática

O profissional da matemática precisa se esforçar muito. Então, veja em seguida as principais matérias da grade do curso:

  • Libras;
  • EAD;
  • Álgebra;
  • Geometria plana;
  • Financeira, entre outros.

Há um módulo comum a todos os cursos que têm a Licenciatura como foco, assim como, matérias específicas para os que vão dar aulas de Matemática.

Carreira para quem atua na área da Matemática

Ao atuar como professor, você seguirá a carreira acadêmica e poderá atuar em escolas de ensino médio e fundamental. Mas, se optar por seguir a formação com mestrado e doutorado, pode dar aulas em faculdades.

Este perito impacta, com o ensino a seus alunos, em setores como:

  • Finanças;
  • Informática;
  • Seguros;
  • Engenharia;
  • Medicina, entre outros.

O matemático pode também atuar na indústria, onde irá realizar funções em atividades como:

  • Produção;
  • Design de produtos;
  • Biomatemática;
  • Gestão ambiental;
  • Ciências computacionais;
  • Economia e mercado financeiro.

A graduação na área da Matemática oferece diversas chances de atuação no mercado. Portanto, você deve ficar atento às suas aptidões pessoais para fazer a melhor escolha de atuação depois de formado.

Tour pela prova do Enem

Especializações na área da Matemática

Há uma lista com as principais especializações que um profissional formado pode seguir, veja em seguida:

  • MBA Estatística Aplicada;
  • Pós-graduação em educação especial e inclusiva;
  • Pós-graduação em docência do ensino superior.

O MBA prepara para atuar no mercado de trabalho em ambientes financeiros, por exemplo. Já a pós-graduação em educação especial amplia o olhar do educador sobre a escola. Por fim, a se especializar em docência prepara o profissional para aulas mais assertivas.

Esses são só alguns exemplos que um matemático pode fazer após concluir seu curso. Mas, fique atento ao seu perfil pessoal e os temas que têm mais afinidade para tomar a decisão final.

Perfil do profissional da área da Matemática

O setor tem foco para quem gosta de resolver problemas, cálculos e números. Ainda assim, é fato que ter uma boa comunicação e saber se expressar de forma clara e objetiva é crucial. Além disso, deve ter disciplina e organização para realizar pesquisas e estudos.

É importante também saber trabalhar com Matemática Aplicada, ter afinidade com linguagens de programação, bem como, tecnologia. Afinal, esses temas estão em alta no mercado e oferecem diversas chances de trabalho na área da Matemática.

O mercado na área de Matemática

De modo geral, os matemáticos atuam em conjunto com equipes multidisciplinares que contam com engenheiros, arquitetos, economistas, entre outros. Já na carreira acadêmica é alto o índice de empregos para este perito devido a carência de profissionais.

Faça seu curso na área de Matemática na Unopar!

A Unopar conta com mais de 50 anos no mercado de educação. Além disso, inova suas tecnologias e modelos de ensino de forma constante para atender às demandas do setor. Assim, conta com polos e unidades em todos os estados do país.

Os principais diferenciais para quem se torna aluno da Unopar são:

  • Canal conecta;
  • Avaliação continuada;
  • Sistema de ensino;
  • Apoio personalizado.

O Canal Conecta

Com o apoio do Canal Conecta os alunos da Unopar contam com vagas de emprego e estágio para começarem a prática do seu conhecimento teórico. Assim, a avaliação continuada visa dar um suporte ao aluno não somente nas provas.

O sistema de ensino é interativo e dinâmico, independente do modelo de ensino que você escolher. Por fim, cada aluno tem o suporte da instituição de forma diferenciada e que vão ao encontro das suas necessidades pessoais.na área da Matemática.

Modelos de ensino Unopar

A falta de tempo para a conclusão de projetos pessoais é um problema para a maioria das pessoas nos dias de hoje. Então, com o objetivo de trazer soluções para o mercado da educação, a Unopar conta com vários modelos de ensino:

  • Presencial e semi;
  • EAD e EAD Premium.

O modelo presencial é um dos mais tradicionais para o ensino superior, porém, mesclado ao EAD resulta no tipo semipresencial. Assim, o aluno deve comparecer à sua unidade pelo menos uma vez na semana.

Esse molde é para quem quer contar com uma forma flexível de estudar, mas não abre mão da sala de aula. No entanto, o modelo EAD é 100% online, mas foi preciso criar o Premium para cursos onde práticas de laboratório e clínicas são obrigatórios.

Comece agora a sua graduação na área da Matemática!

A Unopar é uma faculdade líder no mercado de ensino superior e tem tudo que você precisa para começar uma carreira de sucesso. Então, como você viu tudo sobre a área de e como funciona o mercado, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados