Matérias da Faculdade de Moda: conheça as principais disciplinas!

mulher fazendo vestibular ead

Conhecer as principais matérias de determinado curso é fundamental para completar a pesquisa educacional que todo estudante precisa fazer antes de escolher a sua faculdade. É por meio desse item que se pode saber mais sobre o que faz o profissional formado. Além disso, as disciplinas representam as principais áreas de atuação. E com o curso de Design de Moda não poderia ser diferente.

O mundo da moda é dinâmico, e por essa razão as matérias do curso de Design de Moda devem acompanhar esse processo de dinamismo. Além disso, as disciplinas são estruturadas dentro da grade curricular de modo complementar, realizando uma formação completa e de qualidade. O curso de Design de Moda também é ideal para quem quer colocar em prática o seu espírito empreendedor e criativo.

Veja a grade curricular de Design de Moda por semestre na Unopar!

1º semestre:

  • Empreendedorismo (80 horas)
  • Ética, política e sociedade (80 horas)
  • Formação de preços e custos (80 horas)
  • Gestão da inovação (80 horas)
  • Homem, cultura e sociedade (80 horas)
  • Processo de criatividade (80 horas)

2º semestre:

  • Criação em design (80 horas)
  • Desenho de moda (80 horas)
  • Desenho de observação (80 horas)
  • História da arte (80 horas)
  • História da indumentária e da moda (80 horas)
  • Moda e mercado (80 horas)
  • Produção de moda e estilo (80 horas)

3º semestre:

  • Informática aplicada à moda (80 horas)
  • Materiais e tecnologia têxtil (80 horas)
  • Modelagem avançada (80 horas)
  • Modelagem bidimensional (80 horas)
  • Optativa (80 horas)
  • Responsabilidade social e ambiental (80 horas)
  • Comunicação de moda (80 horas)

Saiba mais sobre as principais matérias e seus conteúdos na Faculdade de Design de Moda!

Formação de preços e custos

A matéria de formação de preços e custos é essencial para a graduação de Design de Moda, já que é por meio dela que os alunos vão compreender como realizar o gerenciamento de processos internos e de organização na área de compras. Por isso, a matéria entrega um conteúdo voltado para quem vai lidar com a gestão de compra de matérias-primas e precisa dimensionar os custos para a produção de peças de moda.

Processo de criatividade

Quem vai trabalhar com moda precisa ser extremamente criativo. Por isso, na matéria de processo de criatividade os alunos vão compreender melhor como se dá o desenvolvimento da criatividade, a importância da constituição de um repertório individual e a prática da criatividade dentro dos processos de desenho e produção de moda. Também, é por meio dessa matéria que os alunos desenvolvem as suas ideias para a produção de peças de moda.

Desenho de moda

E para além dos processos de desenvolvimento das ideias e da criatividade, que são explorados na matéria de processo de criatividade, existe uma matéria voltada somente para o desenho de moda. E é por meio dessa disciplina que os alunos aprendem técnicas especiais que são direcionadas para o desenho de moda. Assim, os estudantes se deparam com novas possibilidades para desenhar projetos de moda, tais como peças e coleções inteiras, levando em conta todo o processo criativo.

Moda e mercado

Muitos estudantes fazem o curso de Design de Moda com o intuito de trabalhar diretamente com a gestão total dos processos internos em determinada empresa que trabalha no setor da moda. Por isso, a matéria de moda e mercado é essencial para os alunos aprenderem como está o mercado da moda, as principais tendências, as variáveis externas que afetam o setor e demais informações pertinentes. Conhecer o mercado da moda é entender como agir no planejamento estratégico para realizar projetos de moda, dentro de empresas ou mesmo empreendendo.

Produção de moda e estilo

Essa matéria vai trabalhar com os aspectos fundamentais para a boa realização de produção de moda, desde a concepção artística do projeto até a direção coordenada com outras áreas. Por isso, os alunos vão entender como se dá o andamento do processo de estilismo, desde a pesquisa e idealização, até a produção de moda, que vai atuar para despertar o desejo de consumo da peça, seja por meio de desfiles ou mesmo figurinos no teatro, cinema ou TV. Como o mercado da moda está diretamente ligado com a criação de ações e eventos, essa matéria também explora as principais diretrizes para o bom andamento desses projetos.

Fazer Design de Moda é com a Unopar!

A Unopar é um grande centro universitário, reconhecido pela união de uma marca consagrada no campo educacional com a qualidade do ensino. A Unopar é comprometida com a boa formação dos seus alunos e com a inserção no mercado de trabalho. Por isso, quem escolhe estudar Design de Moda na Unopar está entre os melhores desde a faculdade.

Além disso, na Unopar os alunos de Design de Moda podem acessar uma infraestrutura completa e de ponta para realizar os seus projetos da faculdade. Também, os alunos mantêm contato com um time super qualificado de professores, mestres e doutores, que estão à disposição e que possuem larga experiência profissional. Isso é crucial para que haja uma formação de excelência.

Dessa maneira, faça a escolha certa e escolha a Unopar para estudar Design de Moda! Clique aqui e realize agora mesmo a sua inscrição para o processo seletivo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.