Conheça as melhores faculdades de Direito na atualidade!

estudante com livros de direito

Desconto nota do Enem

Se você escolheu Direito como faculdade, sabe que é um curso desafiador e, ao mesmo tempo, enriquecedor. O aluno tem contato com a legislação brasileira, conhece os processos judiciais e tem um amplo campo de trabalho ao terminar o curso. E quais são as melhores faculdades de Direito do Brasil?

O levantamento mais recente disponível que traz as melhores faculdades do Brasil é do Ranking Universitário Folha (RUF), de 2019. Entre os quesitos que fazem das instituições as melhores, entram em consideração critérios como professores com mestrado e doutorado, bem como a estrutura oferecida aos alunos e as pesquisas acadêmicas.

Ranking das melhores faculdades de Direito:

  • USP (Universidade de São Paulo);
  • UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais);
  • UNB (Universidade de Brasília);
  • UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro);
  • UFPR (Universidade Federal do Paraná);
  • UFPE (Universidade Federal de Pernambuco);
  • Unopar.

Conheça as melhores faculdades de Direito

Vale lembrar que o curso de Direito tem cinco anos (dez semestres) de duração e é oferecido na modalidade bacharelado na forma presencial, por exigência do Ministério da Educação (MEC).

USP

A Faculdade de Direito do Largo São Francisco, no centro da cidade de São Paulo, é a mais antiga do país. O curso é oferecido nos períodos matutino e noturno.

UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais tem a Faculdade de Direito, em Belo Horizonte, que oferece o curso no período noturno.

UNB

O curso de Direito da Universidade de Brasília é oferecido no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, em Brasília (DF), nos períodos diurno e noturno.

UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro oferece o curso de Direito em período integral e noturno. A faculdade fica na região central da capital fluminense.

UFPR

A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná fica no centro da capital paranaense, em Curitiba, e as aulas acontecem no período diurno e noturno.

UFPE

Tour pela prova do Enem

O curso de Direito da Universidade Federal de Pernambuco foi criado na mesma época do curso da USP. O Centro de Ciências Jurídicas fica em Boa Vista, no Recife, e tem aulas de manhã e à noite.

Embora sejam bons cursos de Direito, são bastante concorridos. Dessa forma, o aluno precisa de tempo para se preparar para o vestibular em cursos preparatórios. Para realizar já seu sonho de fazer a faculdade de Direito e se tornar um advogado em uma instituição de qualidade, uma excelente opção é a Unopar, que é reconhecida pelo MEC e que possui professores qualificados.

Unopar: a melhor faculdade particular de Direito!

A Unopar tem uma estrutura à altura do curso de Direito. Com uma grade curricular atualizada, acompanha as mudanças no mercado de trabalho e na sociedade. Assim, matérias como Direito Econômico entram na lista. Desse modo, o aluno termina o curso preparado para o mercado de trabalho e pode atuar em vários campos da economia, nos setores público e privado.

Uma vez formado, o aluno graduado tem condições de prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para obter o registro de advogado e começar a trabalhar. Aqui ele escolhe o ramo com o qual mais se identifica, como os do Direito Civil, Trabalhista, Previdenciário, Penal, entre outros.

Além disso, a Unopar conta com o Canal Conecta, que traz vagas de trabalho em todo o Brasil. Dessa forma, o aluno já pode participar de processos seletivos em nível de estágio e trainee. Tem também a Aula Destaque, com professores e profissionais renomados que trazem dicas valiosas do mundo do Direito no dia a dia.

O que as melhores faculdades têm?

Uma boa instituição de ensino superior que está nas melhores posições no ranking universitário não é feita somente de um prédio espaçoso. Há mais detalhes que fazem o curso de Direito um dos melhores do país. A infraestrutura ajuda, claro. Salas de aula bem dimensionadas, e também os laboratórios de informática e de práticas jurídicas também.

Falando em prática jurídica, a Unopar possui um Núcleo de Prática Jurídica que presta atendimento gratuito à comunidade. O Núcleo promove aconselhamento jurídico, realiza sessões de conciliação e encaminhamento de documentos. 

É no Núcleo que os alunos, a partir do quarto ano, têm contato na prática com o dia a dia da advocacia. Eles assistem às sessões, atuam no atendimento, e fazem contato com outros escritórios, tribunais e demais instalações jurídicas.

Professores com mestrado e doutorado

Os docentes da Unopar têm mestrado e doutorado, e isso garante a qualidade do curso de Direito. Dessa forma, eles compartilham seu conhecimento, aprofundado em anos e anos de estudo, com os alunos, que terão boas referências de trabalho no futuro.

Pesquisa

Quem está na graduação pode participar de programas de iniciação científica, presentes nas instituições de ensino. Afinal, grandes inovações e descobertas acontecem, em grande parte, no ambiente acadêmico, e na Unopar, como uma das melhores faculdades particulares de Direito, não seria diferente.

Inovação

A pesquisa traz inovação, e a Unopar traz isso na sua estrutura. Um ambiente virtual de aprendizagem tem materiais adicionais, assim como as Aulas Destaque, das quais falamos há pouco, e a plataforma Canal Conecta.

Tudo isso, e muito mais, faz da Unopar a melhor faculdade particular de Direito da atualidade!

Venha para a Unopar!

Gostou mais ainda do Direito? Pois inscreva-se no vestibular da Unopar e garanta seu futuro bem sucedido! Agende sua prova presencial ou online e comece já sua jornada. Além do vestibular, você pode estudar na Unopar usando a nota do Enem, ou transferido de outras instituições de ensino.

A Unopar ainda tem programas próprios de bolsas de estudos, para garantir o pagamento das mensalidades. A instituição também participa do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, do governo federal. Além disso, com a nota no Enem, o aluno pode conseguir descontos para estudar via Prouni. Acesse o portal do vestibular e participe!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados