Quais são as melhores faculdades de tecnologia hoje?

Desconto nota do Enem

Se, hoje, todo mundo busca uma das melhores faculdades de tecnologia, é graças ao enorme desenvolvimento dessa área. Por causa do grande salto tecnológico que vivemos, sobretudo nos últimos 20 anos, a vida das pessoas tem mudado muito rápido.

Hoje, a tecnologia configura um enorme mercado de trabalho com grandes oportunidades e salários, sobretudo para quem faz boas opções de carreira. Continue a leitura deste artigo e veja qual é a melhor área tecnológica da atualidade!

Qual é considerada a melhor graduação na área da tecnologia?

Dependendo da maneira como é formulada, essa pergunta pode ter respostas diferentes. Aqui, vamos usar como critérios principais para eleger a melhor faculdade na área de tecnologia:

  • salários;
  • empregabilidade;
  • possibilidades de plano de carreira.

A área que hoje oferece os melhores salários é a de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Quando falamos sobre salários, o que normalmente se verifica é que eles são regulados pela oferta e demanda, isto é, profissões com poucos profissionais e muitas vagas pagam melhor. Esse é justamente o caso do mercado dos desenvolvedores.

Como o nome da profissão indica, são eles que criam os softwares — os programas de computador que usamos para desempenhar tarefas, das mais simples às mais complexas.

Bem próximo do desenvolvedor está outra profissão da área de Tecnologia da Informação: o profissional de Banco de Dados. Sua responsabilidade é lidar com a enorme quantidade de informações, organizando-as para tornar tudo mais fácil de encontrar e manipular.

Por que os cursos tecnólogos estão em destaque?

O assunto deste artigo são as melhores faculdades de tecnologia, mas do ponto de vista dos cursos tecnólogos.

Há um motivo para termos escolhido falar sobre essa modalidade de formação: como vimos, há uma grande carência por profissionais dessa área, e não seria desejável nem que o mercado tivesse que esperar muito tempo para preencher as vagas, nem que você precisasse de muitos anos na faculdade para se sentir preparado ou preparada para o trabalho.

É por isso que os cursos tecnólogos estão em alta. Eles foram criados para acelerar a formação dos profissionais, permitindo uma educação mais prática e rápida.

Os cursos tecnólogos, na maior parte dos casos, têm duração de apenas 2 anos e meio. Mesmo assim, eles não são considerados cursos técnicos — são graduações equivalentes às convencionais, que têm duração média de 4 anos.

Por que o mercado está aquecido para esse segmento?

A tecnologia é essencial para fábricas, hospitais e setores comerciais, como transporte, entrega de medicamentos e delivery de comida, só para citar alguns exemplos.

Também é ela que permite o aprendizado acelerado dos profissionais, garantindo uma melhor educação para o mercado de trabalho. Hoje, cirurgias podem ser realizadas remotamente e o Google ajuda a organizar nossas pesquisas diárias.

Há poucos anos, uma realidade como a nossa era inimaginável. Os avanços e confortos de que dispomos hoje são fruto do desenvolvimento tecnológico. Esse estado de coisas não deve mudar nos próximos anos, o que permite dizer que o desenvolvimento tecnológico será um diferencial competitivo em praticamente qualquer área, no futuro.

Como se preparar para ocupar as melhores vagas?

Como estar à altura desse mercado carente de profissionais e em expansão constante? Devo esperar passar no vestibular e estar matriculado no curso para começar a me aperfeiçoar? Como consigo ingressar no ensino superior mais facilmente?

Tour pela prova do Enem

Provavelmente, depois de ler este artigo, algumas dessas perguntas passaram pela sua cabeça. Essa ansiedade é normal e, se você souber lidar com ela, pode ser até benéfica. Abaixo, ensinamos como conseguir uma melhor formação na área.

Seja um entusiasta da tecnologia

As pessoas que saltam na frente em carreiras da área de tecnologia têm algo em comum: são muito entusiasmadas com o assunto. Esse entusiasmo costuma vir do interesse pelos games, efeitos especiais dos filmes ou mesmo das séries de ficção científica que assistem quando ainda são crianças.

Ou seja, a boa notícia é que você pode se informar sobre tecnologia se divertindo. Faça agora mesmo uma lista de atividades como essa que são do seu gosto e comece a aproveitar!

Acompanhe publicações da área

Os melhores jornais têm seções inteiras dedicadas ao tema. Listas de apps mais baixados, artigos de divulgação científica, entrevistas com cientistas… tudo para inspirar e atualizar quem curte tecnologia.

Além dessas publicações mais tradicionais, você também encontra blogs, canais do YouTube e diversas outras opções na internet para aprender. Há conteúdos para todos os gostos: análises bem-humoradas, unboxing de produtos, vídeos comparativos e outros.

Além disso, os futuros desenvolvedores podem aprender linguagens mais simples de programação gratuitamente sem sair de casa.

Crie conexões e faça networking

Aqui vai uma dica que vale para todas as profissões: não espere a faculdade começar para se relacionar com outras pessoas da área. Compareça a eventos profissionais, faça amigos e discuta em fóruns online.

Seja disciplinado e estude bastante

Algumas áreas tecnológicas, como é o caso das referidas Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Bancos de Dados, requerem disciplina para serem dominadas. Isso acontece porque o nível de exigência teórica nessas profissões é muito grande.

Então, esteja preparado para estudar bastante e de forma organizada. Tenha em mente que, quanto melhor for seu preparo ao longo dos anos de faculdade, mais fácil serão os primeiros passos no mercado de trabalho.

Como dissemos, os cursos tecnólogos têm como função um preparo rápido e efetivo do estudante. Para que esse preparo dê certo, você precisa estar em contato com a prática e casos reais da profissão.

Leve em consideração também outros critérios: a avaliação continuada de desempenho e as diferentes plataformas que impulsionam o aprendizado. Aqui na Unopar, oferecemos o Canal Conecta, um portal de vagas de estágio e emprego gratuito!

A Unopar ajuda você a realizar o sonho da faculdade!

Esta é a dica mais importante deste conteúdo: procure a instituição de ensino certa para estudar. Afinal, faz toda diferença ter apoio personalizado e contar com um sistema de ensino que prepara para o mercado de trabalho de forma interativa e dinâmica.

Se o que você busca são as melhores faculdades de tecnologia e também matricular-se em um dos cursos mais promissores dessa área, temos a solução para você. Faça sua inscrição no vestibular da Unopar agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 29

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados