Mercado de games: quais são as perspectivas para os próximos anos?

mercado de games

Desconto nota do Enem

O mercado de games no Brasil está em plena expansão. Aliás, nem mesmo a pandemia de Covid-19 foi capaz de atrapalhar o setor, que é um dos que mais crescem no mundo. Se você pensa em se tornar um profissional da área, esse é o melhor momento. Mas, afinal, quais são as perspectivas para os próximos anos?

Preparamos este post para ajudá-lo a entender as oportunidades que o futuro reserva. Continue a leitura para conhecer as tendências para o universo dos jogos, as áreas que estarão em ascensão e muito mais!

Entenda por que investir em uma carreira no mercado de games

Pensando em trabalhar no mercado de jogos digitais? Saiba que o cenário é muito favorável, pois o interesse por games cresce a cada dia no país.

A pesquisa Game Brasil concluiu que 73,4% dos brasileiros, um crescimento de 7,1% em relação a 2019. O fato é que esse tipo de entretenimento está em alta e isso impulsiona o surgimento de novas empresas e aumenta o número de contratações de profissionais qualificados.

E se você acha que as possibilidades de atuação são limitadas, está muito enganado! Trabalhar com games vai muito além de desenvolver enredos e produtos. O mercado é amplo, pois existem inúmeras etapas de produção, desde a ideia até a venda ao consumidor final.

Além disso, toda a popularidade e destaque que a área vem recebendo nos últimos anos está impulsionando investimentos. Até mesmo o governo brasileiro já reconheceu sua importância para a economia e deve oferecer apoio a desenvolvedores e às empresas do setor.

Mercado de games: conheça as tendências para o futuro

Como vimos, o mercado de games está em crescimento e reserva muitas oportunidades para quem investe em qualificação e busca se atualizar. Conheça as principais tendências para os próximos anos na área!

Tecnologia 5G

A tecnologia 5G já é uma realidade no Brasil e é uma forte tendência para o universo dos games. Afinal, o recurso abre espaço para incríveis avanços nos jogos desenvolvidos para smartphones.

Com uma internet móvel mais rápida e estável, os usuários poderão extrair todo o potencial de jogos. Aliás, esse cenário deve contribuir para o aumento dos downloads e jogadores no país.

Realidades Virtual (VR) e Aumentada (AR)

As tecnologias conhecidas como Realidade Virtual e Realidade Aumentada são tendências para o mercado de jogos. As duas melhoram a experiência dos players de uma forma extraordinária.

Podemos esperar para os próximos anos mais novidades relacionadas com esses recursos. Sem dúvidas, o universo virtual conseguirá transportar as pessoas para um ambiente cada vez mais realista.

Mudanças no perfil dos jogadores

Videogame e jogos digitais deixaram de ser “coisa de menino”. Já é possível perceber uma mudança no perfil dos jogadores, cada vez mais plural e diversificado. Meninas, adultos e até idosos estão cada vez mais interessados nesse universo.

Esse cenário é mais um convite para quem pretende atuar na área. Afinal, o mercado precisará de mais de profissionais qualificados e atentos às demandas desse novo consumidor. Uma dica é investir nos cursos de TI EAD da Unopar e se preparar para essas oportunidades.

Streaming de jogos

Uma tendência muito aguardada para os próximos anos é a união do streaming com os eSports. Isso mesmo! Assim como o número de jogadores cresce, a quantidade de pessoas que assistem às partidas aumentam consideravelmente.

Tour pela prova do Enem

As visualizações são uma prova do interesse do público por esse tipo de entretenimento, movimentando ainda mais o mercado.

Jogos em Nuvem

Falar em Cloud Computing é importante enfatizar uma tecnologia que revolucionou o mercado de diferentes maneiras. Diversos setores e profissionais se beneficiam desse recurso, que é estudado em diferentes cursos, como Engenharia da Computação da Unopar.

Para o futuro, há uma tendência de que os jogos em nuvem impulsionem ainda mais o mercado. Os jogadores poderão ter acesso aos games com muito mais facilidade, apenas com uma internet de alta velocidade.

Gamificação no comércio

Você já ouvir falar em gamificação? A estratégia consiste em trazer elementos do jogo para a realidade, especialmente em ambientes empresariais. A ideia é atrair e reter funcionários e clientes, transformando suas ações em fases de um jogo.

O conceito já é utilizado, mas deve se intensificar ainda mais. Assim, poderemos ver, por exemplo, sistemas de recompensa em descontos para clientes que baixem aplicativos ou avaliem os produtos comprados.

Melhoria na experiência dos jogos

A experiência do consumidor é o que move o mercado, inclusive o mercado de jogos digitais. Sendo assim, nada mais justo de que essa seja uma tendência para esse universo.

Os desenvolvedores estão cada vez mais preocupados em produzir jogos interativos e diferenciados. Aliás, é válido destacar que os profissionais que se preocupam em aprender mais e, fazer um curso de Desenvolvimento saem na frente na busca por bons empregos.

Como se destacar no mercado de jogos?

Gostou das tendências apresentadas? Como vimos, o mercado de jogos tem um grande potencial de crescimento. Por isso, o que era visto apenas como diversão pode ser sua profissão.

Obviamente, para se destacar e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, você deve reunir algumas habilidades:

  • ser criativo;
  • gostar de tecnologia e videogame;
  • saber trabalhar em equipe;
  • ser curioso e atento às tendências do mundo digital.

Além de tudo isso, é preciso se qualificar. A Unopar tem diversas opções de graduações para quem sonha em atuar nesse mercado. Aliás, foi pensando nessa demanda que criamos o Academia Tech, um nicho específico para capacitar profissionais de tecnologia.

Vale a pena destacar, ainda, que nossos alunos têm acesso a uma infraestrutura de ponta, professores qualificados e ao Canal Conecta, que facilita a entrada no mercado de trabalho. Portanto, não perca mais tempo!

Invista no seu futuro!

O que achou das perspectivas para o mercado de games? Transformar diversão em fonte de renda e ainda trabalhar com aquilo se que se gosta é o sonho de muitas pessoas. Se você quer transformá-lo em realidade, faça a sua parte e invista em qualificação!

Pronto para começar? Faça a sua inscrição no vestibular da Unopar agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados