Qual é o futuro do ensino superior? O que esperar?

Desconto nota do Enem

Educação superior é um tema sempre em pauta. Afinal, o modo como os estudantes aprendem, são avaliados e ingressam na vida profissional já mudou bastante ao longo dos últimos anos. Hoje, com o advento da tecnologia, novas perspectivas são possíveis e, com elas, surge a dúvida do que pode ser o futuro do ensino superior.

Com processos diferentes entre si, o ensino presencial e o à distância estão se fundindo em um ensino híbrido, cheio de recursos, possibilidades e desafios. Quer saber mais como tudo isso vai impactar a experiência e o futuro de estudantes como você? Então, continue a leitura!

O que esperar do ensino superior?

Não podemos falar sobre o futuro do ensino superior sem mencionar a importância do digital para essa construção. Isso porque esse recurso aparentemente simples tem possibilitado que as pessoas estudem de qualquer lugar e a qualquer hora. O estudo digital ou híbrido se adapta às diferentes rotinas, tornando o aprendizado acessível para todos.

Diante disso, podemos esperar uma série de mudanças que podem incluir cenários como:

  • custo do aprendizado — com a digitalização, aumenta a competitividade entre as instituições de ensino superior de todo o mundo, que oferecem preços mais baixos;
  • estudo flexível e customizado — o ensino será uma espécie de Netflix do conhecimento, em que você acessa um catálogo e escolhe o que quer aprender, customizando sua carreira e especializações;
  • cobrança por resultados das instituições — o resultado das instituições de ensino tenderá a ser avaliado a partir da empregabilidade dos seus alunos e a remuneração dos graduados, por exemplo;
  • atendimento global de demanda e oferta — com o ensino digital e tecnológico, ninguém precisará sair da sua cidade para cursar uma especialização ensinada do outro lado do mundo.

É óbvio que, para que todas essas perspectivas se concretizem, existe um longo caminho pela frente que deve ser trilhado. Mas, a seguir, você terá a oportunidade de perceber como as faculdades e universidades lidarão com o assunto.

Qual é o futuro das universidades e faculdades?

Para conseguir construir um futuro mais promissor para a educação, as instituições de ensino superior precisarão reformular estruturalmente a sua forma de pensar o ensino e de oferecer suas soluções. Quer saber mais? Então, continue lendo.

Complexidade da educação

Educação não é simples e fácil de ser ofertada. Ela exige uma dinâmica específica para que os estudantes consigam seguir um ritmo interessante de aprendizado e garantam a maior fixação possível do conteúdo. Não se trata mais de um professor fazendo um monólogo sobre o conhecimento.

Hoje os próprios alunos têm acesso a grande parte das informações que os professores normalmente trariam para dentro da sala de aula. Por isso, não estão mais interessados no que podem ler nos livros (ou na internet). Na verdade, quando você entra na faculdade, está mais interessado em aprendizados práticos, na interação com o conhecimento, não é mesmo?

Novos métodos de avaliação

Manter as formas de avaliar os estudantes também não é uma opção. Primeiro, porque é humanamente impossível gravar na mente tudo o que é abordado no decorrer das aulas. E, segundo, porque não interessa o quanto um estudante é capaz de decorar ou memorizar a matéria: o mais importante é saber como ele usa aquele conhecimento para criar soluções práticas.

Então, você ainda terá a oportunidade de ver as instituições de ensino superior avaliando seus estudantes pelo desempenho efetivo com os conteúdos abordados em aula. E não mais com um instrumento que se limita a julgar uma resposta como “certa” ou “errada”.

Tour pela prova do Enem

Inclusão do high tech

Outro aspecto que não pode ser ignorado é o uso de alta tecnologia para promover mais interação e aprofundamento em relação ao conhecimento. Os hologramas, por exemplo, são um recurso importante que se tornará cada vez mais usual em sala de aula, seja física, seja virtual.

A tecnologia é um aspecto crucial para transformar a educação em algo acessível, interessante e, ao mesmo tempo, desafiador. Por isso, pode se preparar para a transformação digital nas faculdades e na inclusão de temas como inovação e tecnologia dentro de todos os cursos, inclusive no de Administração.

Por que houve grande avanço da procura pelo ensino superior?

O ensino superior é a qualificação mais confiável depois que um estudante sai do ensino médio. Ele é pensado justamente para fornecer um conhecimento abrangente, mas também aprofundado. Isso permite que um jovem se transforme em um profissional apto a desempenhar uma profissão no mercado de trabalho.

Porém, ao longo dos últimos anos, presenciamos um comportamento evasivo em relação ao ingresso nas instituições de ensino superior. Boa parte disso se deve ao fato de que muitos estudantes precisam conciliar uma rotina de trabalho e estudos que, diversas vezes, torna-se exaustiva e desmotivadora. Esse é o seu caso?

Felizmente, soluções foram criadas para contornar esse problema e tornar o ensino superior acessível mesmo para quem não tem tempo. O ensino EAD é o melhor exemplo disso. Com o uso de tecnologia, você pode adaptar a sua rotina de estudos e flexibilizá-la de acordo com os horários vagos no seu dia ou semana.

Além disso, essa digitalização do processo de ensino também torna a formação superior mais barata. Primeiramente, porque não precisa gastar com deslocamento e alimentação fora de casa para assistir às suas aulas. E, depois, porque as próprias instituições conseguem oferecer mensalidades menores, já que seus custos operacionais também diminuem.

Com tudo isso que acabou de ver, podemos esperar um ensino superior cada vez mais próximo e acessível de jovens e adultos das mais diversas realidades. Além disso, cada um poderá seguir uma trajetória única de formação, escolhendo especializações e se transformando em um profissional realmente valorizado dentro do seu nicho de atuação.

Comece sua jornada na Unopar!

Para aproveitar todos os benefícios desse futuro do ensino superior, é preciso dar o primeiro passo e ingressar rumo ao sonho de construir a carreira que tanto desejou.

Portanto, agora que já está a par de todas essas informações, é com você! Inscreva-se no vestibular online da Unopar!

{“@context”:”https://schema.org”,”@type”:”FAQPage”,”mainEntity”:[{“@type”:”Question”,”name”:”O que esperar do ensino superior?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”Não podemos falar sobre o futuro do ensino superior sem mencionar a importância do digital para essa construção. Isso porque esse recurso aparentemente simples tem possibilitado que as pessoas estudem de qualquer lugar e a qualquer hora. O estudo digital ou híbrido se adapta às diferentes rotinas, tornando o aprendizado acessível para todos.”}},{“@type”:”Question”,”name”:”Qual é o futuro das universidades e faculdades?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”Para conseguir construir um futuro mais promissor para a educação, as instituições de ensino superior precisarão reformular estruturalmente a sua forma de pensar o ensino e de oferecer suas soluções. Quer saber mais? Então, continue lendo.”}},{“@type”:”Question”,”name”:”Por que houve grande avanço da procura pelo ensino superior?”,”acceptedAnswer”:{“@type”:”Answer”,”text”:”O ensino superior é a qualificação mais confiável depois que um estudante sai do ensino médio. Ele é pensado justamente para fornecer um conhecimento abrangente, mas também aprofundado. Isso permite que um jovem se transforme em um profissional apto a desempenhar uma profissão no mercado de trabalho.\n\nPorém, ao longo dos últimos anos, presenciamos um comportamento evasivo em relação ao ingresso nas instituições de ensino superior. Boa parte disso se deve ao fato de que muitos estudantes precisam conciliar uma rotina de trabalho e estudos que, diversas vezes, torna-se exaustiva e desmotivadora”}}]}

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados