Logística: saiba o que é e por que essa área é tão promissora

logisticasaibaoqueeeporqueessaareaetaopromissora

Existem áreas imprescindíveis ao funcionamento de uma empresa, sem as quais ela não consegue prosperar no ramo corporativo. Um exemplo é o setor logístico. A condução das atividades desse setor por um especialista no assunto é essencial para as operações do negócio. Por isso, fica a pergunta: você sabe o que é logística?

Esse curso universitário abre ótimas oportunidades a quem deseja conquistar uma vaga no mercado de trabalho, e as perspectivas de crescimento no campo são promissoras — principalmente se levarmos em consideração a necessidade de produção em escala e a competitividade em nível global, características da era da informação.

Está buscando melhorar de vida? Confira como estudar logística aqui na Unopar pode levar você a uma carreira profissional de sucesso.

Afinal, o que é logística?

Estamos falando de um curso que ensina sobre aquisição, transporte, armazenamento e distribuição de produtos. Esse tópico ficou ainda mais interessante com o advento da era digital e o boom do comércio eletrônico, responsável por faturar R$ 53,2 bilhões só no Brasil em 2018, valor correspondente a 123 milhões de pedidos.

Aquisições, fusões e o marketplace cada vez mais em evidência colaboraram para os resultados do setor, consolidando varejistas com operações em nível nacional, como a Magazine Luiza, e em nível internacional, a exemplo do Alibaba e da Amazon.

Quem estuda logística pode ver o futuro da profissão também em outros dados: quase 90% do comércio global é feito por transporte marítimo, e a população mundial deve chegar a 9,7 bilhões de pessoas em 2050, evidenciando uma necessidade latente de abastecimento.

Quem faz faculdade de logística tem a possibilidade de atuar em várias áreas: centros de distribuição, transportadoras, aeroportos, indústrias, comércios, agronegócio e também ecommerce, cuidando da obtenção de matéria-prima até a entrega para o consumidor final, cadeia de suprimentos também conhecida como supply chain.

O curso de logística

Retomando a formação universitária no assunto, ela busca abranger matérias referentes à gestão (de modelos, de projetos, de pessoas e de qualidade), planejamento estratégico, controle de materiais e produção, gerenciamento de transportes e logística reversa.

O último tópico é questão relevante, inclusive, para a promoção da sustentabilidade, tema cada vez mais em evidência no ambiente corporativo. Administrar gastos também é uma necessidade do profissional de logística, razão pela qual a grade curricular do curso de logística aqui na Unopar inclui disciplinas como matemática financeira e análise de custos.

O investimento para ser tecnólogo na área traz retorno em curto prazo, pois a formação leva apenas dois anos. Ainda, pela natureza do curso, o discente tem a oportunidade de efetivamente aprender o lado prático do assunto, tendo contato direto com a rotina da cadeia de suprimento.

Por que investir na área de logística?

Estamos falando de uma atuação ampla que vai desde a compra de matéria-prima até a entrega ao consumidor final passando por planejamento de produção, entrada e administração dos suprimentos, transporte à fábrica, à casa do cliente, aos centros de distribuição e que também é encarregada de transferência entre centros de distribuição (CDs) para abastecimento de loja.

Nesse contexto, entender o que é logística ajuda quem está interessado no assunto a compreender as possibilidades de trabalho do profissional especialista na área. Ele pode lidar com o estoque controlando pedidos e emitindo relatórios de compra e venda, garantindo a entrega ao consumidor.

A armazenagem também é importante para a instalação dos CDs em lugares estratégicos e aluguel de salões capazes de atender tanto as demandas atuais da empresa quanto as futuras, ligadas às suas expectativas de posicionamento no mercado.

Eleger a embalagem mais adequada, estabelecer rotas de escoamento da produção, ficar de olho nos processos internos, na capacidade de abastecimento e na oferta ao cliente, racionalizar custos para baratear os gastos da empresa com a entrega e considerar a tributação na hora de transportar produtos. Tamanha amplitude de atuação faz da logística uma área altamente promissora.

As vantagens de investir em logística

De cara, é possível citar a oportunidade de trabalhar no exterior como um dos benefícios da profissão. Isso acontece por causa da integração das operações sob gerenciamento do profissional e do estreitamento das relações comerciais entre os países, característica típica do mundo globalizado.

Nesse cenário, a necessidade de abastecimento é latente, buscando suprir mercados geograficamente distantes e movimentando cargas em alto volume, inclusive. A responsabilidade do profissional é proporcional à magnitude de sua atuação.

Para entender o que é logística, você deve compreender o quanto a área é estratégica. O especialista no assunto é recompensado financeiramente com um bom salário em razão da sua capacidade de analisar amplamente as informações e de estabelecer as rotas certas para entrega no menor tempo possível, por exemplo.

A remuneração vai de 5 mil reais (coordenadores de logística de pequenas empresas e gerentes de compra) a 33 mil reais (diretor de supply chain em uma grande rede). Conforme o Guia da Carreira, variando de acordo a formação, o tamanho da organização e o tamanho da operação sob encargo de quem atua no setor.

Qual é o perfil do profissional de logística?

Estamos falando de alguém com visão ampla e estratégica para enxergar processos de ponta a ponta, da compra de matéria-prima à entrega ao consumidor final. Somente assim é possível racionalizar os recursos da melhor forma possível e tornar as operações mais rápidas e menos caras.

O profissional de logística ganha destaque no mercado de trabalho se tem domínio de outros idiomas além do materno. Assim ele consegue promover negociações com corporações de outros países e entender melhor questões burocráticas das nações estrangeiras, essenciais à transação.

Também é crucial ser um ótimo comunicador, pois quem atua na logística precisa estar em contato direto com fornecedores, com parceiros comerciais e com a equipe interna. De tal forma é possível alinhar o interesse de todos os envolvidos na cadeia de suprimentos e evitar atrasos que comprometem o nome da empresa no setor.

Agora você já entende melhor o que é logística. As perspectivas do mercado são ótimas, inclusive por causa das múltiplas possibilidades de trabalho a quem opta pela formação no assunto. Se você acha que tem perfil para seguir esse caminho profissional ou se interessou pelas oportunidades da área, que tal investir na sua carreira em logística?

Entre em contato com a Unopar e veja como podemos ajudar você a construir uma carreira promissora!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.