O que é Mediação? Conheça essa opção de faculdade

O que é Mediação

Desconto nota do Enem

A Mediação de Conflitos é um excelente campo de atuação no meio jurídico, empresarial e escolar. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é Mediação e como obter uma boa qualificação profissional na área.

Nesse sentido, fazer o curso de Mediação é uma opção tanto para quem deseja o primeiro emprego como para quem pensa em uma segunda graduação. É que, como veremos, essa área usa os conhecimentos de Psicologia e Direito, entre outros.

Então, continue a leitura para tirar as suas dúvidas e saber se a Mediação é a faculdade certa para você continuar os estudos!

Qual é o objetivo da graduação em Mediação?

A Mediação é responsável por facilitar processos de comunicação, auxiliando na resolução de conflitos, negociação de acordos e entendimento mútuo das questões que envolvem a relação entre duas ou mais pessoas. Por isso, é uma formação bastante desejada no meio jurídico, empresarial e escolar.

Essa atividade ganha espaço ao construir soluções pacíficas entre os envolvidos nas disputas. Nas áreas do Direito, como família, sociedade empresarial e trabalho, o mediador ajuda as pessoas a dialogarem, possibilitando que, se elas assim entenderem, seja firmado um acordo.

Muito de o que é Mediação também diz respeito às relações continuadas. São chamadas assim as conexões de longo prazo entre pessoas, que não terminam após uma decisão judicial.

Por exemplo, nas sociedades empresariais, os sócios terão de conviver após resolver uma disputa –– do contrário, a sociedade será desfeita. Igualmente, é o que acontece nas relações familiares.

Essa característica faz com que outras áreas também tenham interesse em contar com mediadores. Conflitos entre alunos em uma escola, entre colaboradores de uma empresa e entre parceiros de negócios são alguns exemplos de o que é a mediação aplicada a diferentes contextos e realidades.

Quais são as principais matérias da graduação em Mediação?

O curso superior em Mediação apresenta uma grade curricular com conhecimentos de diferentes áreas, como Direito, Psicologia, Oratória e Gestão de Pessoas. Embora atue com técnicas e métodos específicos, o profissional também precisa entender o contexto em que acontece o atendimento.

Aqui na Unopar, a formação se preocupa com essa diversidade de conhecimentos. Confira as principais matérias da grade curricular de Mediação:

  • Comunicação Não Violenta, Escuta Ativa e Linguagem Corporal;
  • Criminalidade, Infância e Justiça Restaurativa;
  • Direito Civil-Parte Geral;
  • Direitos Humanos e Cidadania;
  • Introdução ao Estudo do Direito;
  • Mediação Comunitária, Familiar e Escolar;
  • Mediação e Arbitragem Empresarial e Consumerista;
  • Modelo Multiportas e Meios Integradores de Resolução de Conflitos;
  • Negociação e Gestão de Conflitos;
  • Prática em Negociação, Mediação e Arbitragem;
  • Psicologia Aplicada ao Direito;
  • Teoria da Argumentação Jurídica;
  • Teoria Geral do Direito Constitucional;
  • Teoria Geral do Processo.

O aluno da Unopar também acessa as Trilhas de Carreiras. Esses conteúdos extracurriculares ensinam sobre temas relevantes para a carreira profissional, sendo uma forma de complementar a formação.

Inovação em Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Empreendedorismo e inovação, Coaching e liderança e Comunicação em Negócios e Mídias Digitais são algumas das opções oferecidas pelas Trilhas de Carreira.

Qual é a duração do curso de Mediação?

Para obter o diploma em Mediação, a duração prevista do curso é de 3 semestres, no EAD Unopar 100% online. Portanto, é uma graduação de nível superior em que rapidamente você já pode ingressar no mercado de trabalho.

Essa é uma das características das faculdades rápidas. Os cursos superiores em tecnologia são formações mais específicas que os Bacharelados, o que possibilita uma grade curricular mais focada em uma profissão e repercute na duração da graduação.

Sem contar que o EAD Unopar é uma excelente opção para quem precisa conciliar horários de trabalho e estudo. Como o material, as aulas e as tarefas ficam disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), você pode estudar nos horários e locais mais convenientes para sua rotina.

Tour pela prova do Enem

Quanto custa cursar Mediação?

A graduação em Mediação pode ser feita a partir R$129,00* por mês na Unopar, dependendo da sua localidade. Portanto, é uma opção com excelente custo-benefício para o aluno, graças aos cursos EAD.

A educação a distância reduz os gastos das instituições de ensino, pois não é necessário receber os alunos para aulas na unidade. Logo, a Unopar consegue oferecer uma mensalidade mais acessível sem perder a qualidade.

Você também pode consultar as bolsas e descontos da Unopar para verificar se existe uma condição ainda mais favorável para sua graduação.

O que pode fazer um profissional formado em Mediação?

Agora que você já sabe o que é Mediação, podemos abordar um pouco sobre a carreira na área. O perfil desse profissional é orientado para pessoas e trabalho colaborativo. Além disso, durante a faculdade, é preciso estar disposto a realizar os exercícios e tarefas, para desenvolver suas habilidades comportamentais.

Depois de formado, o mediador encontra inúmeras áreas de atuação:

  • Mediação de Conflitos nos tribunais de justiça, justiça do trabalho e justiça federal;
  • gestão de conflitos nas empresas;
  • mediação escolar;
  • projetos de justiça restaurativa;
  • câmaras privadas de Mediação de Conflitos.

Para trabalhar junto aos tribunais de justiça, é preciso verificar quais são as regras aplicáveis no seu estado. Geralmente, exige-se a formação na área e realização da inscrição junto aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCS), unidades da Justiça que cuidam das áreas de Mediação e Conciliação.

A média salarial do mediador de conflitos é de R$2.463,00*. Além disso, não existem obstáculos legais para os interessados em segunda graduação, como advogados e psicólogos, exerçam as atividades, desde que respeitadas as normas da ética profissional.

Alternativamente, você pode exercitar o espírito empreendedor, iniciando atendimentos privados de mediação. Esses atendimentos são uma solução para quem deseja evitar o processo judicial e podem ser realizados em câmaras privadas ou como serviço autônomo.

Em todos os casos, lembre-se da importância de realizar uma boa qualificação. Aliás, o diploma de nível superior em Mediação será um diferencial, pois é uma formação mais completa que um curso livre e o profissionalizante.

Aqui na Unopar, a grade curricular atende a todos os requisitos para você ter uma atuação segura. Ao longo do curso, não só aprende sobre as técnicas e métodos, como tem noções de outras disciplinas relevantes para se destacar na profissão.

Um dos benefícios exclusivos da graduação em Mediação é o acesso ao Canal Conecta. Nesse portal de empregabilidade, você recebe orientações e materiais sobre mercado de trabalho, carreira, entrevistas de emprego, currículo e muito mais! Além disso, pode concorrer em processos seletivos de estágio e emprego.

Estude na Unopar!

Não basta saber o que é Mediação se você não encontrar um bom curso para se qualificar, não é mesmo? A graduação da Unopar é completa e traz inúmeros diferenciais para você se destacar profissionalmente. Por isso, vale a pena fazer a sua faculdade com a gente.

Inscreva-se agora mesmo no vestibular online e transforme a sua carreira profissional!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 32

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados