O que faz um cientista de dados? Saiba tudo sobre esse profissional!

arquitetura de dados

O cientista de dados é o profissional responsável por traduzir e tratar as informações em forma de dados para as organizações. Logo, como se trata de um ramo da tecnologia em expansão, entenda como você pode ingressar nesta carreira e como é o curso.

Quais as funções de um cientista de dados?

De uma forma bem resumida este perito coleta, administra e transforma um grande volume de dados em informações úteis. Para isso, ele tem acesso ao Big Data que é a base destes dados e usa apenas os que são  essenciais para o seu objetivo.

É importante saber que para a atuar na área você já deve ter algumas habilidades pessoais como as da lista que você verá em seguida:

  • Dominar estatística;
  • Ter boa comunicação;
  • Entender programação.

Vale ressaltar que essas aptidões também serão ensinadas no curso. Mas, é claro que se você já tem o saber nato terá mais facilidade em absorver o conteúdo. Com isso, técnicas como Inteligência Artificial para selecionar esses dados estarão na sua rotina.

Inteligência de Negócio ou Business Intelligence (BI)

Essa é uma das principais formas de traduzir os dados em informações visuais. Assim, é com ela que este perito cria relatórios que irão interferir no poder de decisão das empresas para trazer resultados mais assertivos em diversos setores.

Problemas antes não percebidos ou até mesmo hábitos de consumo desconhecidos podem ser sanados com a transformação desses dados em informações. Por isso, esse profissional se torna cada vez mais importante no mercado.

O que preciso estudar para me tornar um cientista de dados?

Você não está restrito às disciplinas relacionadas à área de Tecnologia da Informação para se tornar um perito no setor. Por isso, matérias como Direito Cibernético, Negócios Eletrônicos e Inclusão fazem parte do currículo.

Saiba o que faz um cientista de dados em diferentes setores!

O Fórum Econômico Mundial de 2020 determinou em seu relatório que a profissão de cientista de dados é a carreira do futuro. Então, até o ano de 2025 esse será um dos empregos com maior demanda. A expectativa são 97 milhões de novas chances.

Vale ressaltar que para atuar nesse meio é necessário saber de tudo um pouco das fases que envolvem o processamento de dados em informação. Portanto, esse perito deve se manter atualizado o tempo todo com o que acontece no mercado.

Essa carreira pode ser usada em diversos ramos, porém com focos diferentes. Por isso, confira em seguida as principais áreas de atuação deste perito, bem como isso interfere nos negócios de forma a economizar tempo e dinheiro em suas ações.

O que faz um cientista de dados no ramo da Engenharia e Arquitetura de Dados?

Uma das principais funções do cientista que atua nessa área é criar sistemas capazes de processar esses dados. Então, a estrutura da equipe que exerce essa função é mais densa e conta com uma rotina intensa de programação para trazer resultados.

O que faz um cientista de dados na área da Ciência?

Quem atua no setor de Ciência de Dados deve ter um perfil mais analítico e matemático. Nesse sentido, diferente dos demais ramos, ele é quem pensa nas perguntas que esses dados geram para que a equipe de engenharia possa resolvê-los de forma estratégica.

O que faz um cientista de dados no setor de Business Intelligence?

No BI o cientista de dados tem foco em produtos e negócios. Em resumo, traduz para o visual os dados coletados através de relatórios assertivos que ajudam na resolução de problemas. Com isso, ajuda no aumento das vendas de ações direcionadas aos clientes. 

O que faz um cientista de dados no ramo de Engenharia de Machine Learning?

Este profissional neste cargo cria padrões automatizados para a leitura dos dados, ou seja, ele enxerga o cenário e cria modelos inteligentes. De forma simples, usa os modelos de deep learning, o aprendizado da máquina nas suas atribuições.

Venha começar a sua carreira de cientista de dados na Unopar!

O curso superior de Tecnologia em Ciência de Dados é relativamente novo no mercado, porém a Unopar já saiu na frente. Assim, oferece a melhor grade curricular e estrutura de ensino a seus alunos em vários estados do país.

Várias alternativas

Com mais de 50 anos de história, a instituição cresce a cada dia e agrega diferentes cursos, bem como formas de estudo. Então, os alunos têm vários modelos de ensino disponíveis e podem escolher o que melhor se adapta a sua rotina como:

Presencial

Nesse modelo o aluno escolhe a unidade ou polo de ensino da sua preferência e comparece diariamente para a absorção do conteúdo, trabalhos, bem como as provas. Assim, tem auxílio dos professores e convívio com os demais alunos da turma.

Semipresencial

É um modelo parecido com o presencial, porém com a experiência online obrigatória na carga horária. Portanto, esse tipo é indicado para quem não abre mão da interação em sala de aula, mas também conta com a tecnologia para agregar conhecimento e experiências.

100% online

Como o próprio nome diz, o aluno estuda somente no digital. Mas comparece à unidade para realização das provas em ambiente virtual. Então, se a sua rotina não permite horários fixos essa é a melhor opção.

EAD Premium

Diferente do curso online o EAD Premium existe que o aluno compareça ao polo ou unidade do seu curso para realizar atividades práticas. Portanto, cursos como Odontologia, Farmácia e Engenharia apresentam esse modelo.

A Unopar e seus diferenciais

Outro ponto de destaque da Unopar para você que quer se tornar um cientista de dados são os seus diferenciais que auxiliam o aluno em uma jornada completa na carreira. São eles:

  • Canal Conecta para vagas de emprego e estágio;
  • Avaliação continuada para medir o desempenho em todo o semestre;
  • Sistema de ensino interativo e dinâmico;
  • Apoio personalizado.

A biblioteca completa, os programas de parceria e convênios, além das bolsas de desconto são outros pontos de destaque para quem é aluno da Unopar. Por fim, as formas de ingresso também te ajudam no início imediato da sua carreira profissional.

O vestibular da Unopar está aberto!

Para se tornar um cientista de dados há uma longa jornada. Mas, a Unopar tem tudo que você precisa para dar início a uma carreira de sucesso. 

Então, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.