Você sabe o que faz um profissional de Design de Interiores?

o que faz um Design de Interiores

Desconto nota do Enem

Muitas pessoas que pensam em trabalhar como designers e atuar na decoração de espaços internos têm essa dúvida. Um dos focos desse profissional, como o nome indica, é trabalhar em projetos de design, mas as atribuições podem ir muito além, incluindo gestão, desenho e planejamento de espaços internos e externos.

Nesse sentido, o curso Tecnólogo de Design de Interiores oferece as ferramentas necessárias para uma formação completa, além de tirar todas as dúvidas em relação sobre o que faz um profissional de Design de Interiores. Confira!

O que é um profissional de Design de Interiores?

Em linhas gerais, esse profissional atua em mercados como decoração, construção, design e arquitetura, desenvolvendo projetos de design e decoração de ambientes internos.

O designer de interiores é responsável por projetar espaços, escolher materiais de acabamento e, também, peças de mobiliário que farão parte da decoração. Outra atribuição desse profissional, que tem salário médio de R$ 2.348,63*, é contratar a equipe necessária para executar o acabamento final em obras.

O que faz um profissional de Design de Interiores em diferentes cargos e setores?

Agora que você já sabe o que faz um designer de interiores, é importante entender a atuação do profissional em diferentes cargos e setores para, assim, decidir se vale a pena seguir a carreira, certo?

No curso Tecnólogo de Design de Interiores aqui na Unopar, preparamos os estudantes para atuação abrangente, incluindo gestão, planejamento, operações, desenho e tecnologia, entre outros aspectos da profissão. Veja algumas das atribuições do designer de interiores.

Estudar os ambientes internos

Uma das principais atividades de um designer de interiores é criar, desenvolver e executar projetos de design para ambientes internos e, em alguns casos, externos. Nesse sentido, é importante que o profissional esteja preparado para estudar os espaços, um dos primeiros passos do seu trabalho.

Por isso, faz a diferença ter contato com disciplinas como conforto ambiental acústico e lumínico; ergonomia; e instalações prediais básicas. O designer de interiores deve, antes de tudo, ter a capacidade de vislumbrar possibilidades.

Por isso, faz toda a diferença contar com senso estético apurado, criatividade e interesse em se atualizar em relação às principais tendências do mercado de design e decoração.

Planejar ambientes

Outra atividade importante relacionada as funções do design de interiores é o planejamento de ambientes, inclusive na atuação com cenografia e produção de espaços decorados em eventos.

Para executar essa atribuição com qualidade, é importante ter contato com disciplinas como projeto e gestão do design, além de paisagismo e maquete de interiores.

Selecionar e indicar cores

É essencial que o futuro designer de interiores tenha afinidade com atividades como pesquisa de materiais. Isso inclui tintas, móveis, tecidos e vários outros itens que ajudam a compor os ambientes decorados pelo profissional.

Outra habilidade importante é saber escutar o cliente e entender suas necessidades. Dessa forma, poderá pesquisar objetos alinhados com o que o contratante espera e precisa.

Contratar mão de obra especializada

Um designer de interiores pode atuar em diferentes setores e segmentos, prestando serviços para empresas como construtoras, incorporadoras e de arquitetura e urbanismo.

Nesse cenário, uma atividade que também é executada pelo profissional é acompanhar e gerir equipes em obras. Ele também deve controlar a mão de obra, assim como todos os materiais de construção e decoração.

É importante, ainda, que o designer de interiores conte com uma carteira sólida de fornecedores. É essencial que esses parceiros compartilhem de sua filosofia de trabalho e tenham a capacidade de entregar o contratado com a qualidade exigida.

Tour pela prova do Enem

Desenhar, fabricar e instalar produtos

Outra possibilidade de atuação para um designer de interiores é com o desenho, fabricação e instalação de produtos, seja em marcenaria, seja em iluminação. Caso opte por esse caminho, o profissional deve ter domínio de disciplinas como desenho técnico e representação gráfica digital.

Pesquisar e desenvolver novas técnicas de decoração

Estar antenado com a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos e materiais, além de técnicas de decoração e construção é outra atribuição do profissional que atua com Design de Interiores.

Essa é uma área em constante evolução, que acompanha tendências e se beneficia de descobertas de materiais. Assim, é importante que o designer tenha interesse em se manter atualizado.

Além disso, o conceito de sustentabilidade deve, cada vez mais, permear o trabalho do profissional, para se alinhar com as demandas do momento.

Como a Unopar te ajuda a realizar o sonho da faculdade?

Depois de entender o que faz um designer de interiores, é importante saber também que ter o apoio de uma instituição de ensino de qualidade faz toda a diferença na carreira.

Aqui na Unopar, o Tecnólogo de Design de Interiores tem duração reduzida, de apenas quatro semestres (2 anos). É sob medida para quem busca disciplinas voltadas para o dia a dia profissional.

Disponível em EAD, uma das modalidades de ensino que oferecem mais flexibilidade aos estudantes, inclui disciplinas como desenho técnico, metodologia de projeto e processo de criatividade.

Você ainda pode aproveitar outros benefícios do ensino a distância, como desenvolver habilidades do tipo:

  • gestão do tempo;
  • organização;
  • domínio de ferramentas ligadas à tecnologia.

Sem falar nos benefícios exclusivos da Unopar, como acesso ao Canal Conecta — plataforma com vagas de emprego e estágio em todo o Brasil, bem como Avaliação Continuada — que valoriza cada etapa da sua formação.

Se a mensalidade preocupa, saiba que a Unopar tem diferentes tipos de bolsas e descontos para aliviar o bolso.

Além disso, a grade curricular do curso Tecnólogo de Design de Interiores da Unopar oferece uma base teórica sólida, abordando temas sociais, ambientais e éticos. Essas disciplinas fazem toda a diferença na formação de um profissional completo.

Agora é com você!

Depois de entender mais sobre atribuições e atividades desse profissional, é hora de dar o passo seguinte para uma carreira de sucesso.

Aqui na Unopar, você terá todo o suporte de que precisa para concluir o curso superior em Design de Interiores em pouco tempo e com todas as disciplinas necessárias para se tornar um profissional completo e antenado às principais tendências desse mercado.

Agora que você já sabe o que faz um profissional de Design de Interiores, não perca tempo e inscreva-se agora mesmo no nosso vestibular.

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados