O que faz um engenheiro mecânico?

Engenheiro Mecânico fazendo inspeção em turbina de aeronave

Desconto nota do Enem

Um engenheiro mecânico é alguém que estudou engenharia e trabalha para criar máquinas, motores e outros produtos desse tipo. Eles normalmente são responsáveis pelo projeto, construção e criação de tais itens. É imprescindível fazer uma faculdade de engenharia mecânica, como a Unopar.

Eles costumam trabalhar para indústrias ou empresas especializadas na fabricação de itens como carros, motocicletas ou aviões. Entretanto, seu trabalho pode ser usado em qualquer indústria que necessite de máquinas.

As atribuições da engenharia mecânica englobam, além do projeto de engenharia dos produtos, também testes e medições de engenharia para garantir que toda a engenharia esteja no ponto e segura.

A área tem muitas oportunidades no mercado de trabalho. Dentro das engenharias, a engenharia mecânica é um dos campos de maior oferta de emprego no Brasil.

Quais os tipos de engenheiro mecânicos?

Na verdade, há uma série de engenheiros mecânicos. Todos eles têm diferentes níveis de especialização e podem trabalhar em diferentes áreas, incluindo engenharia automotiva, engenharia aeroespacial, engenharia naval, engenharia biomédica e muito mais. Aqui está uma rápida explicação nos vários ramos:

O que faz o engenheiro mecânico automotivo?

Seu principal trabalho é projetar, desenvolver e melhorar os automóveis. O engenheiro tem um papel muito forte na linha de produção da empresa. Eles precisarão fazer melhorias no desempenho de um veículo. Isso incluiria melhorar o consumo de combustível ou diminuir as emissões provenientes do carro, por exemplo.

Eles também podem trabalhar como parte de uma equipe automotiva que lida com outras questões.

O engenheiro mecânico automotivo faz muita pesquisa para criar um novo design de carro. Eles precisam saber sobre as últimas tecnologias em motores e transmissões. Há muita reflexão para desenvolver maneiras para que os carros sejam mais baratos de produzir, mas ainda com um ótimo desempenho quando as pessoas os dirigem.

Resumindo, eles vão olhar para todos os aspectos da fabricação de um grande automóvel que seja ambientalmente amigável e ainda atende a todas as necessidades do cliente.

O que o engenheiro aeroespacial faz?

Eles projetam aeronaves, naves espaciais e até mesmo equipamento bélico. Normalmente, eles os projetam a partir do zero. Também podem melhorar os projetos existentes ou adaptá-los para um propósito específico.

O engenheiro mecânico aeroespacial trabalhará em conjunto com outros engenheiros para construir uma nova aeronave. Eles precisam considerar para que a aeronave será usada, como ela ficará no céu e quão rápido ela pode ir.

O engenheiro mecânico aeroespacial também precisa saber sobre coisas como resistência do ar para que eles possam controlar a velocidade quando uma aeronave estiver em voo. Eles podem precisar projetar partes do avião.

O que faz o engenheiro naval?

Projetam, desenvolvem e fazem a manutenção de motores usados em navios. Eles também trabalharão para melhorar o desempenho desses motores para torná-los mais eficientes para uso no mar ou perto de lagos.

O engenheiro mecânico naval frequentemente precisa testar novos tipos de motores que estão sendo desenvolvidos. Eles podem precisar verificar como diferentes peças de motores se unem e trabalham umas com as outras.

Além disso, para o engenheiro naval, muitas vezes é preciso considerar coisas como características de segurança. Eles precisam ter certeza de que o navio não só funcionará sem problemas, mas também que será seguro para todos a bordo.

O que faz um engenheiro biomédico?

Um engenheiro mecânico biomédico projeta dispositivos que as pessoas usam na sua vida diária. Estes poderiam incluir membros artificiais, cadeiras de rodas e muito mais. O objetivo é torná-las mais fáceis de serem usadas pelas pessoas.

Tour pela prova do Enem

O engenheiro mecânico biomédico observa como um indivíduo usa um item, como uma cadeira de rodas. Eles estão olhando para a melhor maneira para a cadeira de rodas ser usada por essa pessoa. O engenheiro também vai procurar maneiras de melhorar a cadeira de rodas para que ela seja mais confortável ou eficiente.

Os afazeres do engenheiro petroquímico:

O engenheiro mecânico petroquímico é muitas vezes um engenheiro de sistemas. Eles podem lidar com engenheiros elétricos e engenheiros químicos para desenvolver um sistema totalmente funcional.

O engenheiro mecânico petroquímico pode trabalhar em engenharia de processo ou engenharia de operações.

Quantas horas o engenheiro mecânico trabalha durante a semana?

Engenheiros mecânicos fazem projetos detalhados

As horas de um engenheiro mecânico dependerão do quanto a empresa estiver ocupada. Aqueles que são autônomos podem fazer horas diferentes, que seriam trabalhadas em torno de compromissos com clientes.

Semanalmente, um engenheiro mecânico pode precisar passar muito tempo na frente de um computador. Eles também podem trabalhar por conta própria ou com outros engenheiros para criar novos projetos para futuros produtos.

Para efeitos gerais, um engenheiro mecânico trabalha em média 42 horas semanais, segundo pesquisa do site Salário.

Principais atividades e atribuições de um engenheiro mecânico:

– Desenho e criação de máquinas, mecanismos e outros produtos do gênero.

– Cálculo das dimensões e tamanho de diferentes partes de uma máquina, dependendo das especificações.

– Criar os planos para uma máquina ou peça.

– Fazendo simulações para testar se seus projetos funcionarão como planejado, ou seja: elaborando relatórios de estresse com base nos materiais que eles estará usando, criando modelos da máquina, etc.

– Testando se tudo funciona como planejado.

– Modificando ou melhorando um produto existente se ele não funcionar como planejado.

Como é o dia a dia de um engenheiro mecânico?

O trabalho é diferente a cada dia, dependendo do projeto em que eles estão trabalhando. Eles normalmente têm que usar uniformes que reflitam a empresa ou indústria para a qual trabalham. É necessário ser capaz de lidar com grandes quantidades de estresse, porque há uma exigência alta e você precisará resolver os problemas nem sempre com muito tempo.

Além disso, o salário é geralmente baseado no valor da responsabilidade. Se você está atribuído de um projeto ou departamento, então seu salário irá refletir isso. Se você quer receber um salário mais alto, é melhor se você tiver mais experiência e tempo trabalhando na indústria.

Vale a pena fazer Engenharia Mecânica?

A engenharia mecânica é uma profissão em alta, você aprenderá a construir coisas e pode ser um bom pré-requisito para outras engenharias.

Se você gosta de construir coisas, trabalhando com ferramentas manuais ou deseja aprender sobre engenharia, engenharia mecânica pode ser uma profissão ótima para você!

Como fazer faculdade de engenharia mecânica na Unopar?

Para fazer engenharia mecânica na Unopar, comece sua inscrição gratuita para o vestibular neste link.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 35

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.