O que faz um nutricionista em sua rotina de trabalho?

o que faz um nutricionista

Hoje é muito mais comum cuidar da saúde do que há algumas décadas, o que faz um nutricionista ser requisitado. Prova disso é o aumento da expectativa de vida do brasileiro — que em 1940 era de apenas 45,5 anos e, atualmente, 76,3 anos, de acordo com o IBGE*. E não há dúvidas de que a alimentação, aliada à prática de atividades físicas e à preocupação com a saúde mental, tem colaborado para isso.

Com esse foco na melhoria da qualidade de vida e no bem-estar das pessoas, a Nutrição tem se tornado um campo de atuação atrativo, promissor e com alta empregabilidade. Afinal de contas, são diversas especialidades e oportunidades de trabalho, dando ao profissional um leque de possibilidades para colocar seus conhecimentos em prática.

Aliás, se você tem interesse no curso de Nutrição da Unopar, saiba que essa é uma boa escolha entre as opções da área da saúde. A perspectiva de crescimento pela procura por nutricionistas para os próximos anos é positiva. Então, vale a pena saber mais sobre o dia a dia de trabalho e outros detalhes da profissão. Que tal? Confira o que preparamos!

Compor diagnósticos nutricionais dos pacientes

Dentro das principais atribuições de um nutricionista está o diagnóstico clínico. O profissional atende pacientes de diversos quadros e, em primeiro lugar, é necessário avaliar a sua condição para fazer um diagnóstico nutricional bem detalhado da situação. Nesse sentido, ele pode solicitar até mesmo exames laboratoriais, a exemplo de hemograma e urina, que são os mais comuns.

Quando se é da área da Nutrição Comportamental, inclusive, que considera os aspectos emocionais e sociais da pessoa, esse diagnóstico também analisa mais a fundo seu estilo de vida, contexto familiar, entre outros fatores. A ideia é reunir o máximo de informações para traçar os próximos passos do tratamento nutricional daquele paciente.

Elaborar planos alimentares

E qual seria o passo seguinte? Bem, o nutricionista que lida diretamente com pacientes — na Nutrição online ou presencial — vai utilizar o diagnóstico traçado para elaborar planos alimentares completos e direcionados a cada pessoa de maneira personalizada. É por isso que a gente não pode sair por aí copiando a dieta dos outros, combinado?

Cada organismo apresenta um quadro diferenciado, com uma possível carência de determinado nutriente, por exemplo, ou com certas restrições alimentares devido a doenças e outras condições. Portanto, é papel do profissional da área prescrever uma dieta ou até mesmo suplementação nutricional — tanto em atendimentos individuais quanto em contextos de grupo.

Sim, você não leu errado! A Nutrição Coletiva também é parte da gama de atuações do nutricionista, que pode definir cardápios balanceados para escolas, hospitais, hotéis, empresas, abrigos, sistema prisional, entre outros lugares que lidam com um número maior de pessoas.

Auxiliar no controle de doenças

O nutricionista é um grande colaborador em tratamentos, recuperação ou manutenção da saúde das pessoas. Por meio da investigação nutricional e com as melhores práticas alimentares aplicadas, é possível controlar e até mesmo se aproximar da cura de diversas doenças.

Aqui, é comum que o profissional atue com a Nutrição Funcional, que estuda a composição de cada alimento. Por meio de pesquisas e descobertas científicas na área, são combinadas as técnicas mais eficazes para tratamentos específicos. É o caso de dietas restritivas para celíacos, diabéticos, hipertensos, pessoas com intolerância à lactose, colesterol alto, entre outras situações.

Estudar o desenvolvimento e elaboração de novos alimentos

Alguns nutricionistas não lidam diretamente com a área da saúde e com pacientes, mas com pesquisas e processos ligados à cadeia industrial. Isso porque a indústria de alimentos também depende da Nutrição ao desenvolver e elaborar produtos alimentícios.

Diversas marcas contratam profissionais da área para acompanhar todo o processo de produção, de modo que o resultado encontre o melhor equilíbrio entre a empresa e o consumidor final. Outras atribuições são a orientação da equipe em relação à higienização, ao manuseio correto dos alimentos e às boas práticas de produção.

Controlar a qualidade dos alimentos

Outra função característica do nutricionista em cenários empresariais ou coletivos é a seleção de fornecedores e o controle de insumos para a preparação de alimentos. Isso é bem recorrente em restaurantes, escolas, hospitais, hotéis e companhias aéreas, por exemplo.

Além disso, ele vai supervisionar o processo de produção, o estoque e até o estado de conservação nutricional dos alimentos. Essa área de atuação do nutricionista também ocorre em cargos da vigilância sanitária, que podem ser ocupados por pessoas formadas em Nutrição. O propósito é garantir, com precisão técnica, a qualidade de produtos e serviços ligados à alimentação de alguma maneira.

Informar sobre a composição alimentos comercializados

Quem se especializa em Marketing Nutricional no mercado de trabalho também pode cuidar da divulgação do valor nutricional de um produto alimentício comercializado. É o caso da montagem da tabela que encontramos na maioria das mercadorias no supermercado.

Além do mais, o nutricionista avalia o que pode ser um destaque para a visibilidade do produto. Certamente você já viu embalagens em que é dada uma ênfase maior a algumas qualidades da composição: livre de sódio, zero açúcar, rico em fibras, sem lactose, light ou diet, com teor reduzido de gorduras e por aí vai.

Onde estudar Nutrição?

Se você achou interessante descobrir o que faz um nutricionista no seu dia a dia de trabalho, saiba que a formação de bacharel é um fator essencial para descobrir tudo sobre Nutrição. E a instituição de ensino precisa estar totalmente alinhada às tendências do mercado, de modo que o estudante se prepare para o que realmente o espera lá fora e garanta os melhores salários!

A Unopar tem um curso de Nutrição semipresencial que segue justamente esses parâmetros, sem falar da infraestrutura de ponta. A faculdade garante o melhor dos estudos online por meio de uma plataforma confiável e os melhores equipamentos nos laboratórios, cozinhas e clínicas-escola em estágios e aulas práticas nos polos.

Sua chance chegou!

A Nutrição EAD é uma oportunidade única, principalmente para quem necessita de uma flexibilidade maior nos estudos e facilidade em termos de ingresso no ensino superior — que pode ser feito por vestibular online, presencial ou agendado —, mensalidades acessíveis e colocação no mercado de trabalho.

Agora que você já está por dentro da rotina de um nutricionista, que tal fazer dessa a sua carreira? Inscreva-se no vestibular da Unopar e inicie quanto antes seu curso em Nutrição!

* Expectativa de vida dos brasileiros (IBGE)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.