Odontologia: conheça tudo sobre a área de atuação do dentista!

profissional de odontologia

Desconto nota do Enem

A Faculdade de Odontologia está entre as mais procuradas e é uma área da Saúde que oferece muitas oportunidades de carreira e especialização. Sua possibilidade de atuação é ampla: hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios e instituições de ensino. Tanto no setor público como no privado. É uma profissão com bom salário, principalmente para aqueles que investem em especializações. 

Além disso, abre muitas oportunidades para quem quer fazer carreira no exterior. A profissão de dentista é voltada para a saúde pública, seus serviços são considerados essenciais, o que possibilita trabalhar em praticamente qualquer lugar do mundo. Outra vantagem de cursar a Faculdade de Odontologia é o trabalho independente, que possibilita o profissional empreender e abrir seu próprio negócio. 

Conheça as áreas da “Odontologia”! 

A Odontologia no Brasil tem 23 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Vamos ver o que faz cada uma delas: 

Cirurgia Bucomaxilofacial

É a especialidade que faz cirurgicamente as doenças da cavidade oral, face e pescoço, como traumatismos e deformidades faciais (congênitos ou adquiridos), traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula, envolvendo a região compreendida entre o osso hióide e o supercílio de baixo para cima, e do tragus a pirâmide nasal, de trás para diante.

Odontopediatria

É a especialidade que cuida da saúde oral das crianças. O profissional promove a educação da saúde oral; atua na prevenção de problemas relativos à cárie dentária, às maloclusões, às malformações congênitas e às neoplasias e é responsável pelo tratamento das lesões dos tecidos moles, dos dentes, dos arcos dentários e das estruturas ósseas adjacentes, decorrentes de cáries, traumatismos, alterações na odontogênese e malformações congênitas.

Endodontia

O profissional da área faz a preservação do dente por meio de prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos peri-radiculares. Atua nos procedimentos da vitalidade pulpar, cirúrgicos no tecido e na cavidade pulpares, cirúrgicos para-endodônticos e tratamento dos traumatismos dentários.

Periodontia

Especialidade que estuda, diagnostica, previne e trata as doenças gengivais e periodontais. Atua na avaliação diagnóstica e planejamento do tratamento; o controle de causas das doenças gengivais e periodontais; o controle de sequelas e danos das doenças gengivais e periodontais; os procedimentos preventivos e a instalação de implantes e enxertos ósseos.

Odontogeriatria

Estuda os fenômenos decorrentes do envelhecimento, que também têm repercussão na boca desses pacientes e suas estruturas associadas. Esses especialistas também realizam a promoção da saúde, o diagnóstico, a prevenção e o tratamento de enfermidades orais e do sistema estomatognático do idoso.

Prótese Dentária

Especialidade odontológica que restabelece e  mantém as funções do sistema estomatognático, a fim de proporcionar conforto, estética e saúde pela recolocação dos dentes perdidos e dos tecidos contíguos.

Implantodontia

Responsável por viabilizar a instalação de implantes dentários, da própria cirurgia de instalação desses implantes e das próteses que são confeccionadas sobre estes dispositivos.

 Ortodontia

Atua na prevenção, supervisão e orientação do desenvolvimento do aparelho mastigatório e a devida correção das estruturas dento-faciais. 

Dentística

Atua na estética, para a devolução da função mastigatória e a reabilitação de dentes comprometidos por cáries, fraturas ou estragados por fenômenos como abrasão e erosão. Esta área da Odontologia atua no segmento de cosméticos e restauração dental, como clareamento dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas.

Harmonização Orofacial

Uma das mais recentes especialidades que atua em equilibrar as questões funcionais com a estética da face, com procedimentos, como estimuladores de colágeno, fios de sustentação e aplicação de toxina botulínica.

Estomatologia

O trabalho é a prevenção, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento das doenças próprias da boca e suas estruturas anexas, que possam eventualmente interferir no tratamento odontológico.

Tour pela prova do Enem

Odontologia Legal

Auxilia a medicina legal e a criminalística cuidando da análise craniofacial e dental de indivíduos visando a identificação de pessoas e a elucidação de casos.

Odontologia do Trabalho

A Odontologia do Trabalho atua na preservação da saúde oral do trabalhador.

Patologia Oral e Maxilofacial

A especialidade odontológica Patologia Oral e Maxilofacial compreende o estudo laboratorial das alterações da cavidade oral e estruturas anexas, visando o diagnóstico final e o prognóstico destas alterações.

Radiologia Odontológica e Imaginologia

Aplicação de radiografia e outros exames por imagem com a finalidade de aprimorar o diagnóstico e realizar toda a documentação da estrutura oral.

Odontologia em Saúde Coletiva

O profissional  estuda os fenômenos que interferem na saúde oral coletiva, através de análise, organização, planejamento, execução e avaliação de serviços, projetos ou programas de saúde oral, dirigidos a grupos populacionais, com ênfase nos aspectos preventivos.

Acupuntura

Usada como método de tratamento, prevenção e manutenção da saúde do paciente. Ela traz benefícios na resolução de lesões que podem afetar a cavidade oral, como aftas, síndrome da ardência bucal e xerostomia.

Homeopatia

Faz a prevenção, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento das doenças próprias da boca e suas estruturas anexas e no controle dos problemas orais e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

Odontologia do Esporte

Investiga,  previne, trata, reabilita e compreende a influência das doenças da cavidade oral no desempenho dos atletas, com a finalidade de melhorar o rendimento esportivo e prevenir lesões.

Ortopedia Facial dos Maxilares

Trata dos desequilíbrios dos dentes, estruturas orais e complexo craniofacial com recursos terapêuticos, para promover o equilíbrio morfofuncional de todo o sistema estomatognático.

Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

Atua na promoção e desenvolvimento de uma base de conhecimentos para  a melhor compreensão no diagnóstico e no tratamento das dores da região oral e outras estruturas relacionadas.

Odontologia para Pacientes Especiais

Diagnóstico, preservação, tratamento e o controle dos problemas de saúde oral dos pacientes que apresentam uma complexidade no seu sistema biológico e/ou psicológico e/ou social.

Prótese Bucomaxilofacial

O especialista em Prótese Bucomaxilofacial cuida da recuperação das coroas dentais perdidas e da reparação de espaços decorrentes de extrações.

A Unopar te ajuda a realizar o sonho de se tornar dentista!

A Unopar tem a infraestrutura ideal para fazer de você um dentista de qualidade. Você conta com uma equipe com  profissionais especializados, organizados em uma equipe multidisciplinar capacitada e qualificada, que promovem, acompanham e orientam você em seu percurso acadêmico. Dentre eles, docentes titulados com formação na área do curso e em áreas afins de acordo com as disciplinas que compõem a matriz curricular, com titulação que privilegia mestres e doutores.

A Unopar privilegia sua preparação de uma forma mais dinâmica e interativa. Tem uma avaliação continuada, pois esforço e desempenho são avaliados em cada atividade desenvolvida. Mantém ainda o Canal Conecta, que é portal gratuito e exclusivo de vagas de estágio e emprego.

Gostou? Então conheça mais de perto a Faculdade de Odontologia, nossa política de preços e nosso vestibular. E, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados