Descubra o que faz um profissional de Processos Gerenciais

Processos Gerenciais o que faz

Desconto nota do Enem

Se você não sabe o que faz um profissional de Processos Gerenciais, podemos resumir sua atuação nas empresas em uma palavra: estratégia. Ele tem uma visão sistêmica da forma como um setor — ou todos os setores, dependendo da sua posição na companhia — funciona. Se as coisas não correm como o planejado, também é ele quem deve intervir.

Nas próximas linhas, você confere um resumo das atividades exercidas por esse colaborador que é uma peça-chave para que as empresas continuem competitivas. Leia até o fim e fique por dentro do assunto!

Entenda o que é e o que se faz em Processos Gerenciais

Gerir processos significa diagnosticar falhas e tomar as decisões necessárias para que elas não causem impacto no planejamento e na execução de projetos. Por projetos, entendemos cada pequena ação de melhoria empreendida pela empresa.

Mesmo em empresas menores, o processo de produção ou de entrega de um serviço é complexo: ele envolve as vendas ou novos negócios, a assinatura de um contrato, a entrega, a fidelização do cliente, a pesquisa de satisfação, etc.

Pensando a jornada produtiva propriamente dita, temos o planejamento e a sistematização da rotina, a pesquisa de preços de insumos, sua compra e acondicionamento. Depois, passamos à etapa de transformar esses insumos em um produto, que também deve ser acondicionado, distribuído e entregue.

Em muitos casos, ainda há a logística reversa, que é quando um produto precisa ser remetido novamente à empresa pelo consumidor, por algum motivo.

Saiba que faz um profissional de Processos Gerenciais em diferentes cargos e setores

Hoje, as grandes organizações são quase unânimes ao apontarem a importância de gerenciar os processos para melhorar os lucros. E não é só para vender mais que o profissional de Processos Gerenciais é contratado: dele dependem ações como minimizar custos, melhorar o tempo produtivo e elevar a qualidade de vida dos colaboradores.

Abaixo, listamos um pouco do que se faz em processos gerenciais e como a área ajuda a cumprir a tarefa de identificar gargalos financeiros, de recursos ou de pessoas.

Na gestão de processos

Gerenciar processos significa ser detalhista a ponto de identificar falhas ou desperdícios onde ninguém mais vê. Também quer dizer apontar mudanças processuais para que algo fique mais rápido, mais produtivo ou melhor executado.

Então, é um trabalho de ser a lupa que enxerga até mesmo melhorias onde todos já acreditam estar bom. Todas as estratégias de mercado da empresa dependem de ajustar os processos e tornar-se mais competitivo.

No Marketing

Quem estuda Processos Gerenciais EAD ou presencial sai da faculdade com um pé no Marketing. Muitas vezes, a análise dos mercados determina as decisões financeiras e de gestão comercial. Sendo assim, é preciso ter essa visão do sistema como um todo, para atuar nas partes.

Então, ao se formar nessa área, seu trabalho também vai ser examinar a empresa de fora para dentro. Isto é, compreender o mercado e suas mudanças para depois aplicar estratégias de negócio que reflitam o momento atual e as metas recentes do negócio.

No controle orçamentário

Se finanças sempre foram o seu forte, chegou a hora de aprofundar esses conhecimentos na faculdade e ficar apto para realizar o controle orçamentário da empresa. Se os tópicos anteriores já podiam ser considerados estratégicos, o que dizer do orçamento?

Tour pela prova do Enem

Pensar e aplicar custos é uma das formas de posicionar a empresa, conquistando novos mercados e aumentando a competitividade. Basicamente, é possível dizer que executar uma estratégia consiste em distribuir corretamente o orçamento.

Nas estratégias de negócio

E como os assuntos principais do tecnólogo em Processos Gerenciais são gestão e estratégia, nada mais justo que esse profissional aparecer também no planejamento geral. Nesse ponto, ele envolve os profissionais de Marketing, produto e outros em uma campanha conjunta.

Na logística

Toda a movimentação de uma empresa é alvo do setor de logística. Ou seja, é uma área que trabalha com uma infinidade de processos, todos eles passíveis de melhorias — para que um produto seja elaborado, guardado, transportado e entregue.

Não é exagero dizer que, para negócios que fazem entregas ou dependem delas, essa parte é crucial para a sobrevivência. Se optar por trabalhar na parte de logística, você estará no cerne da solução de problemas relacionados a isso.

Nos Recursos Humanos

Sem pessoas, não se constroem grandes empresas. Mas como captar os melhores talentos para trabalhar no negócio? Com certeza, o melhor é investir em um setor de Recursos Humanos (RH) moderno, capacitado e capaz de realizar o recrutamento em consonância com os interesses organizacionais, o que garante pessoas que tenham o perfil desejado.

Se optar por se especializar na área de RH, essa vai ser a sua função com profissional de Processos Gerenciais: conciliar os objetivos de carreiras dos funcionários com as metas de mercado de uma empresa.

Veja como a Unopar te ajuda a realizar o sonho da Faculdade

Concorda que outro passo importante para se tornar um profissional de Processos Gerenciais é procurar a instituição certa para estudar? Com uma boa infraestrutura, profissionais formados na área e dedicados ao seu aprendizado, tudo fica mais fácil!

Aqui na Unopar, você encontra todas essas vantagens e também algumas mais. Um dos nossos maiores diferenciais é o tratamento individualizado que os alunos recebem. Você recebe apoio independentemente do momento da sua vida acadêmica.

Além disso, nosso sistema de Avaliação Continuada permite que você compreenda melhor seu aprendizado de cada disciplina. No Canal Conecta, nossa plataforma focada em empregabilidade, colocamos você em contato com empregadores — além de ensinar como se preparar para entrevistas.

Venha estudar Processos Gerenciais na Unopar!

É uma pessoa detalhista e se enxerga identificando falhas em processos e atuando para modificá-los? Processos Gerenciais é mesmo o curso para você.

O cargo é novo, assim como a graduação na área, mas, com certeza, a demanda por esse trabalho não vai acabar tão cedo! Se estiver preparado quando sair da faculdade, pode conseguir se integrar no mercado de trabalho imediatamente.

Então, não perca tempo e faça agora mesmo o vestibular para o curso de Processos Gerenciais da Unopar. Vai ser o primeiro e mais importante passo para começar a decolar sua carreira! ?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados