Profissional de Ed. Física: como se tornar um?

profissional de educação física

O profissional de Educação Física tem o importante papel de ajudar as pessoas na adoção de hábitos mais saudáveis. Ele atua em diversos ambientes, como spas, clubes, academias, escolas e, até mesmo, empresas, dependendo da sua formação. Algumas atividades que exerce são:

  • ensinar modalidades esportivas diferentes;
  • lecionar em escolas de nível médio e fundamental;
  • treinar atletas profissionais e amadores;
  • elaborar treinos físicos personalizados;
  • contribuir com o tratamento e prevenção de doenças;
  • auxiliar na reabilitação de pacientes;
  • conscientizar sobre a importância de combater o sedentarismo.

Assim, existem diversas opções de área de atuação para esse profissional que, sobretudo, promove mais saúde e qualidade de vida para pessoas de todas as idades por meio da prática de exercícios físicos. Em função dessa grande responsabilidade, é muito importante se preparar bem, caso você queira seguir essa profissão.

Se está pensando nisso, veja quais passos seguir para se tornar um profissional de Educação Física de sucesso e impactar positivamente a vida de muitas pessoas:

  • Escolha uma faculdade de qualidade;
  • Decida entre o curso de Licenciatura e de Bacharelado;
  • Dedique-se para alcançar excelentes resultados;
  • Faça networking durante a faculdade;
  • Conquiste uma vaga de emprego na área ou faça concurso.

Vamos conversar sobre cada um deles?

Escolha uma faculdade de qualidade

Não há como ser professor de Educação Física sem ter um diploma superior. Afinal, esse profissional lida diretamente com pessoas, e as ações dele influenciam a saúde e a integridade delas. Por isso, precisa estar bem preparado para conhecer a anatomia humana de um modo geral e suas limitações, bem como para identificar as necessidades de cada indivíduo.

Esses conhecimentos serão adquiridos no curso de graduação, daí a importância de escolher uma faculdade de Educação Física de qualidade para conquistar o seu diploma superior. Desse modo, você terá uma formação mais completa e atual.

Uma das suas principais preocupações é verificar se o curso é devidamente licenciado pelo MEC. Confira, também, a avaliação da faculdade e do curso em si, para ter certeza da qualidade do ensino oferecido. Além disso, confira o corpo docente, a estrutura e a grade curricular oferecidos pela instituição.

Decida entre o curso de Licenciatura e de Bacharelado

Para ser um profissional, você pode optar entre o curso de Educação Física com formação em Licenciatura ou Bacharelado. Existem algumas diferenças em relação à grade curricular e às possibilidades de atuação. Por isso, é importante que você pense antes de fazer a sua matrícula.

O foco do bacharel são os espaços privados, como clubes e academias. Com o Bacharelado você está apto para exercer todas as atividades que citamos na introdução deste artigo, com exceção de uma delas: dar aulas em escolas. Isso porque o bacharel não tem a formação em docência, exigida para atuar na área de educação.

a Licenciatura tem foco justamente em formar professores para atuar, em especial, nas instituições de ensino fundamental e médio. Assim, você também encontrará oportunidades em espaços privados, mas o curso estará mais voltado para lecionar em escolas.

Você encontra essas duas opções aqui na Unopar e, ainda, com a vantagem de poder optar pela Educação Física EAD. Nosso curso é estruturado para oferecer todos os conhecimentos teóricos sobre corpo humano, ciências, metodologias de ensino e treinamento, bem como um ciclo de matérias profissionalizantes em diversas modalidades, sendo:

  • dança;
  • nutrição;
  • esportes;
  • fisiologia;
  • desenvolvimento motor; e outros.

Dedique-se para alcançar excelentes resultados

Como você viu no item anterior, a formação do profissional de Educação Física é muito completa, envolvendo aspectos biológicos, anatômicos, científicos, métodos didáticos e práticas desportivas. Sendo assim, é fundamental que você se dedique com afinco para assimilar todo esse conhecimento.

Além de realizar as atividades previstas na grade curricular do curso, é interessante fazer estágios na área para aprimorar suas competências profissionais. Com esse momento prático, você vivencia o dia a dia da profissão e tem um contato maior com a realidade encontrada por esse profissional e seus desafios.

Não se esqueça de que isso também envolve você mesmo cuidar da sua saúde e do seu preparo físico. Portanto, ainda que tenha que se dedicar aos estudos, não deixe de lado a prática de exercícios para manter o seu condicionamento, porque ele pode ser um dos requisitos em contratações futuras.

Faça networking durante a faculdade

Outro detalhe importante sobre como ser educador físico é a construção de uma boa rede de contatos. Isso pode se iniciar enquanto você ainda estiver fazendo seu curso de graduação, com boas práticas de networking durante a faculdade.

O estágio é uma boa oportunidade para isso, porque você terá contato com profissionais da área. No entanto, também pode manter uma proximidade maior com seus professores, em especial aqueles que atuam no ramo ou no segmento para o qual você pretende seguir.

Fazer trabalhos voluntários e participar de eventos são outras estratégias interessantes. Assim, aos poucos, você se coloca no mercado tornando o seu nome conhecido; então, poderá encontrar melhores oportunidades depois que conquistar o seu diploma.

Conquiste uma vaga de emprego na área ou faça concurso

Depois de finalizar a sua graduação na faculdade de Educação Física, é hora de alcançar uma colocação no mercado de trabalho. Então, procure pelas melhores vagas de emprego em sua região, ou onde deseja atuar, e candidate-se a elas. Para ter maiores chances de contratação, é interessante fazer o estágio e alguns cursos para complementar os seus conhecimentos.

Outra forma de ter acesso às melhores oportunidades é por meio do Canal Conecta, um benefício exclusivo oferecido por algumas faculdades, como a Unopar. Basta cadastrar seu currículo no sistema e você receberá vagas de acordo com o seu perfil, disponibilizadas por empresas que estão fazendo a contratação de novos profissionais.

Você também pode fazer um concurso para atuar tanto como bacharel quanto como professor em escolas públicas. Nesse caso, defina onde deseja trabalhar e fique atento à publicação dos editais, para que não perca os prazos de inscrição e de seleção.

Em resumo, para construir carreira como profissional de Educação Física é preciso que você se dedique, primeiro, à sua formação, ampliando os conhecimentos na área. Depois, mantenha contato com empresas e profissionais para conquistar boas oportunidades de estágio e de emprego, a fim de atuar na área que escolheu ocupando as melhores vagas.

Então, não perca mais o seu tempo. Inscreva-se no vestibular Unopar e comece a preparar o seu futuro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.