Provas presenciais: como se preparar para as avaliações?

Desconto nota do Enem

A época de exames na faculdade costuma deixar muitos alunos nervosos, especialmente quando acreditam que não estudaram o suficiente para tirar boas notas. No entanto, algumas dicas ajudam tanto na preparação que antecede a esse período quanto no dia de fazer cada prova presencial.

Para ajudar você a se sair bem nesses testes, selecionamos informações úteis. Quer saber quais são elas? Continue lendo para descobrir!

O que é uma prova presencial?

É um teste ou exame repleto de questões que, normalmente, precisam ser respondidas em um intervalo de tempo determinado, em um ambiente específico. As perguntas podem ser objetivas, com múltiplas opções de respostas para o estudante escolher uma ou mais delas, ou discursivas. Nesse caso, é preciso desenvolver as respostas por extenso.

No geral, o ambiente em que se aplica esse tipo de exame é uma escola, faculdade, empresa, etc. A prova ainda pode ser para verificar o conhecimento de estudantes em um curso, para obter uma certificação ou algum documento, para a admissão em uma faculdade, entre outras finalidades. De qualquer modo, o objetivo é mensurar o nível de conhecimento de quem a faz ou identificar alguma informação desejada.

Dependendo do caso, você precisará fazer provas diferentes. Por exemplo, para entrar em um curso superior, é preciso fazer um exame seletivo e ir bem na prova (vestibular). Durante o curso, precisará ir bem nas provas trimestrais, semestrais, anuais ou com outra periodicidade para conseguir passar em disciplinas e avançar para outras matérias.

Também pode precisar fazer o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do governo federal, que visa a mensuração da qualidade do ensino superior. Há ainda provas de recuperação, caso você não vá bem nas principais, e, dependendo da modalidade do ensino, precisará fazer testes online ou presenciais.

Como essa prova funciona na faculdade?

A prova presencial é bem simples: o professor marca um dia em que, em vez da aula convencional, serão entregues as provas para os alunos responderem. Geralmente, os testes precisam ser feitos em algumas horas e depois são recolhidos. Pode acontecer de serem aplicados após ou antes de uma aula, quando forem testes com poucas e simples questões.

Dependendo da instituição de ensino, as provas das matérias poderão ser programadas para uma semana específica. Então, basta chegar, fazer cada prova em seu dia marcado e depois ir embora. Outras peculiaridades que podem ocorrer são provas em grupo, em duplas, com consulta ou sem consulta a materiais de estudo, etc.

Como se preparar para as avaliações?

Existem diferentes fatores que podem ajudar ou atrapalhar na hora de fazer uma prova presencial, como o fato de ter ou não estudado antes, o estado emocional no momento e a velocidade com que costuma fazer certas questões.

Para se preparar para ir bem na prova, selecionamos orientações úteis. Confira!

Fazer anotações

O simples fato de anotar o que é repassado pelos professores ou o que você lê costuma reforçar a memorização. Para ampliar esse efeito, tente escrever à mão as suas anotações, pois isso tende a contribuir com a fixação do conteúdo.

Ao final de cada aula, experimente montar um resumo ou relatório do que foi passado para checar se realmente você entendeu as principais informações ou, ao menos, boa parte delas. Além do mais, as anotações podem ajudar a gravar fórmulas ou conceitos-chave mais facilmente.

Tour pela prova do Enem

Revisar o conteúdo

É importante revisar constantemente o conteúdo visto para você se certificar de que realmente aprendeu. Outro ponto importante disso é relembrar assuntos importantes, dos quais pode já ter se esquecido parcialmente. Afinal, o contato frequente com um tema favorece o seu aprendizado, do mesmo modo que o afastamento torna mais fácil esquecê-lo.

Para potencializar e organizar as suas revisões, experimente montar um cronograma, com datas, horários e conteúdos a serem revistos. Dependendo de como você relembra os conteúdos, poderá estabelecer quais deles ver primeiro e quais precisam de mais revisões.

Manter a calma

Preservar a tranquilidade antes e durante a prova é essencial para ir bem nela, pois excesso de nervosismo e de ansiedade atrapalha na hora de lembrar de temas, realizar exercícios, captar detalhes dos exercícios (e pegadinhas) etc. Por isso, experimente:

  • leve e beba água durante a prova, pois ajuda a se acalmar e a diminuir a ansiedade. Além do mais, mantém a hidratação em um nível adequado;
  • chegue com antecedência para não ficar nervoso com a possibilidade de se atrasar. Mas também evite chegar muito cedo para não ficar tempo demais sem se alimentar;
  • durma bem na noite anterior para ir com disposição para a prova;
  • resolva as questões mais simples antes, especialmente as que domina. Isso pode motivar você a continuar a prova com mais ânimo. Por outro lado, se começar pelas difíceis antes e demorar para respondê-las, a ansiedade e o nervosismo podem surgir e atrapalhar até mesmo a realização das questões mais fáceis depois.

Outros

Outra dica boa é se alimentar bem antes e durante a prova, pois a fome pode prejudicar a sua concentração. Estude provas anteriores para ter uma noção melhor do que pode cair no teste.

Também confira os materiais que precisará com antecedência e, se a prova for em um local que você desconhece, confira as informações de endereço antes. Ainda cheque se precisará se identificar para realizá-la e que documentos e comprovantes precisará levar.

Curso EAD tem prova presencial?

Apesar de não parecer, um curso à distância também conta com exame presencial. Isso porque a legislação brasileira requer que parte da sua carga horária seja presencial. Geralmente, apenas as provas são nesse formato, e você precisa ir até um polo da instituição poucas vezes durante o semestre para realizá-las.

No entanto, os modelos de aplicação podem variar de instituição de ensino para instituição de ensino. Assim, lembre-se de conferir com antecedência onde será o local para se preparar melhor para ir até ele, bem como o cronograma dos testes.

Tipos de exame

Em relação às provas, basicamente podemos dividir os tipos que serão aplicados em: diagnósticas, somativas e formativas.

As diagnósticas têm objetivo de mensurar o conhecimento do candidato ou aluno. Já as somativas definem objetivos alcançados e estabelecem novas metas, sendo normalmente as aplicadas em transições de semestres ou anos. As formativas avaliam como anda o processo de ensino-aprendizagem do curso, ocorrendo ao longo dele.

Tudo pronto para sua prova presencial?

Se preparar para fazer a prova presencial é importante para conseguir uma boa nota e monitorar como anda a sua aprendizagem. No entanto, não basta apenas fazê-la de qualquer modo, pois é preciso estar bem para isso. Caso contrário, mesmo que você saiba o conteúdo, poderá não conseguir um desempenho adequado devido à ansiedade e ao nervosismo. Por isso, coloque em prática as orientações anteriores!

Se já quiser experimentar as dicas que passamos, inscreva-se no vestibular online da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados