Quais são os desafios do mercado de trabalho no pós-pandemia?

Você já parou para pensar sobre o impacto das transformações impulsionadas pela pandemia? Embora prever o futuro ainda seja uma tarefa difícil, algumas pesquisas já identificaram possíveis comportamentos do mercado de trabalho pós-pandemia, incluindo tendências que foram fortemente impulsionadas devido às restrições adotadas para evitar a propagação do vírus. 

Nesse sentido, temas como home office, automação de processos e transformação digital, que estavam previstos para acontecer ao longo dos próximos anos foram incorporados à realidade em dias ou semanas, e se tornaram uma questão de sobrevivência para as empresas, já que a capacidade de se adaptar com facilidade é uma habilidade fundamental para se manter relevante nesse cenário.

Home office chegou para ficar

Com a imposição do distanciamento social e a rápida migração para o home office, as empresas precisaram revisar as políticas de trabalho remoto e garantirem uma infraestrutura mínima para os colaboradores. Essa modalidade agrega diversas vantagens, como a possibilidade de contratar colaboradores de qualquer localização, redução dos custos do escritório, ganho em qualidade de vida sem o tempo gasto no deslocamento e maior flexibilidade de horários. 

A tendência é que mesmo após o retorno aos escritórios, o modelo de trabalho híbrido, realizado parte em casa e parte presencial, seja adotado por muitas empresas. O que também será benéfico, já que ajudará a resolver pontos gerados pelo home office, como ruídos de comunicação, redução do engajamento e a falta de estímulos à interação.

Aprendizagem continuada

Com tantas transformações ocorrendo ao mesmo tempo, os profissionais devem se dedicar ao aprimoramento do conhecimento para se adaptar a esse novo cenário. Assim, o profissional que tiver como característica a aprendizagem continuada, também conhecida como lifelong learning, será cada vez mais valorizado pelas empresas.

Esse conceito é baseado na ideia de continuar aprendendo durante toda a vida, realizando cursos e buscando novas habilidades. Por isso, os profissionais que estão utilizando o tempo da quarentena para estudar, se aprofundar em alguns assuntos e desenvolver novos conhecimentos e competências tendem a ser mais procurados pelas empresas em 2021.

Novas habilidades

Não é surpresa nenhuma que, com o passar dos anos, o mercado de trabalho vem ficando cada vez mais saturado e competitivo. É nesse ponto que as soft skills fazem toda diferença nos processos seletivos. Comunicação, empatia, flexibilidade e inteligência emocional são algumas das habilidades que terão um peso ainda maior após a transformação digital das empresas.

As habilidades comportamentais e socioemocionais serão tão valorizadas quanto as hard skills, ou até mais, dependendo da empresa. Por isso, é importante fazer uma análise crítica do seu perfil, entendendo quais habilidades você deve desenvolver e aprimorar cada vez mais. 

Transformação digital

Se antes ainda existiam empresas em dúvida sobre a importância da transformação digital dos negócios, a pandemia mostrou que o único caminho para se manter competitivo está no ambiente online. 

A quarentena também trouxe impactos significativos na relação entre consumidor e empresas, aumentando as compras online significativamente, comportamento que deve continuar nos próximos anos. 

Nesse contexto, o conhecimento sobre tecnologia deve ser cada vez mais valorizado pelas empresas. Acredita-se que o investimento em aplicativos e ferramentas voltadas ao consumidor, como segurança digital, e-commerce e experiência do usuário.

Se você deseja saber mais sobre o mercado de trabalho de hoje e do pós-pandemia, participe do Carreira em Pauta, evento online gratuito que abordará temas como tendências do home office, habilidades do futuro, saúde mental e qualidade de vida. O evento acontecerá entre os dias 10 a 13 de maio e contará com mais de 10 horas de conteúdo totalmente gratuito. Inscreva-se aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content