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Qualidades profissionais: o que são e como descrevê-las?

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Seja durante a graduação ou um processo seletivo, todo mundo já foi questionado sobre as suas qualidades profissionais. Se você não está familiarizado com o termo ou com o que dizer a respeito dele, provavelmente ficou pensativo nesse momento.

Suas qualidades profissionais são essenciais para definir você como trabalhador e descrever aquelas caraterísticas que o tornam próprio ou impróprio para certas funções. Então, que tal entender melhor esse assunto, descobrir como identificar suas qualidades e em quais você deveria focar o seu desenvolvimento?

Aproveite a leitura!

O que significa qualidades profissionais?

Qualidades profissionais são todas aquelas competências natas ou desenvolvidas que você tem para oferecer a uma empresa quando se candidata a um cargo. Elas podem ser técnicas ou mesmo comportamentais. Saber elaborar um projeto mecânico é uma qualidade técnica, mas saber falar em público é uma qualidade comportamental tão importante quanto.

Infelizmente, por ignorar a importância das qualidades profissionais, muitos estudantes acabam focando seus esforços apenas em adquirir conhecimento teórico e desenvolver horas de prática técnica, achando que isso vai deixá-los prontos para o mercado de trabalho. Mas isso é apenas 50% do caminho.

Então, comece a ampliar os seus horizontes e considerar o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais que vão bem além da sua área de atuação e que podem servir para qualquer função que você venha a ocupar. Isso fará toda diferença no desenvolvimento da sua carreira.

Quais qualidades um profissional deve ter?

Agora que você já entendeu que a construção das qualidades profissionais é um conjunto de conhecimentos e comportamentos, que tal conhecer algumas competências que são fundamentais para absolutamente qualquer profissão? Fique de olho!

qualidades profissionais

Comunicação interpessoal

Hoje, a comunicação é um dos fatores mais importantes dentro das organizações. Quando ela é ineficiente, conflitos começam a surgir no dia a dia das equipes, tornando o ambiente de trabalho desconfortável e, em muitos casos, desmotivador.

Por isso, é obrigação de todo profissional focar no desenvolvimento de uma comunicação de qualidade. Isso abrange desde a comunicação escrita, para preencher um relatório ou enviar um e-mail, até a comunicação verbal. Esta última envolve a apresentação profissional em reuniões, a troca de informações com clientes e parceiros do negócio e até mesmo a comunicação informal no dia a dia da empresa.

Proatividade

Outra qualidade extremamente valorizada hoje é a proatividade. A proatividade é aquela capacidade que um profissional tem de ser o líder de si mesmo, agindo com autorresponsabilidade, autonomia e, principalmente, atitude.

Grande parte dos profissionais hoje esperam “ser mandados” para cumprir com as suas funções. A proatividade é o oposto disso. É quando uma pessoa vê algo que precisa ser feito e não espera ninguém pedir. Esse profissional se destaca em todos os sentidos na empresa, desde quando ele recolhe um papel do colega que caiu no chão até quando sugere uma resolução para um problema interno.

Autoconhecimento

O autoconhecimento também está entre a lista de habilidade requeridas para que um profissional enriqueça suas qualidades. Apesar de ser uma competência pessoal, ela vem muito bem a calhar nos empregos, já que uma pessoa que conhece a si mesmo sabe quais são seus pontos fortes e as suas fraquezas.

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Essa pessoa também sabe o que precisa ser melhorado nela, quais conhecimentos precisa desenvolver e que comportamentos podem ser ajustados. Portanto, conhecer a si mesmo também é uma maneira de se aperfeiçoar continuamente.

Inteligência emocional

Não importa muito qual seja a profissão que você venha a escolher, você precisará lidar com outras pessoas. Nessas relações, sempre surgirá um chefe estressado, um cliente insatisfeito, um colega de trabalho esgotado e conflitos interpessoais, além daqueles desafios que colocam você sob pressão.

Nessas horas, só existe uma forma de construir resultados positivos: tendo inteligência emocional. Em outras palavras, você precisa aprender a gerenciar os seus sentimentos, pensamentos e emoções para sair bem de qualquer situação. Isso exige monitoramento constante e controle emocional.

Autogestão

As equipes hoje em dia estão cada vez mais autônomas. Muitas empresas estão contratando no modelo de trabalho remoto e, nessa nova realidade, é fundamental que você consiga ser o seu próprio gestor, afinal, nem sempre vai ter alguém atrás do seu ombro dizendo o que fazer.

Quando você chega à sua vida profissional é importante perceber que você é o principal interessado no seu sucesso. Para o seu chefe, se você não entregar um bom resultado, ele vai atrás de outro profissional. Então, faça o seu melhor, administre o seu tempo, aumente sua produtividade, invista no seu conhecimento e seja o seu próprio chefe, mesmo trabalhando para outra pessoa.

Como descrever as qualidades profissionais?

Quando você precisa se candidatar a uma vaga ou fazer uma entrevista de emprego, é geralmente solicitado que você informe quais são as suas qualidades profissionais. Nessas horas, muita gente fica perdida, achando que o ideal é preencher o espaço com falsa modéstia ou descrever absolutamente tudo o que sabe fazer. Ambos os caminhos são extremos e equivocados.

Nesse momento, procure refletir sobre aquilo que a vaga está pedindo. Se o cargo for de liderança, pense naquelas qualidades relacionadas à função que você pretender exercer (boa comunicação, inteligência emocional, autogestão, etc.). Se o cargo for extremamente técnico, pense no que agregará valor (capacidade analítica e lógica, concentração, proatividade, etc.).

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Uma dica importante que você não deve ignorar é: nunca minta sobre as suas qualidades profissionais. Mesmo que você queira muito colocar que você trabalha bem em equipe (porque vai “cair bem”), não faça isso se você costuma reclamar dos colegas e causar conflitos.

Pior do que não ter uma determinada qualidade é você mentir que tem, ser contratado por isso e, depois, no dia a dia o seu chefe perceber que você não é assim. Então, faça uma análise aprofundada dos seus pontos fortes (e reais) e relacione aqueles que têm a ver com a oportunidade.

Agora é com você!

Ao longo do post, você aprendeu o que são qualidades profissionais e em quais delas você deve focar para se desenvolver. Então, é melhor começar a aperfeiçoar a sua trilha do sucesso. Não se esqueça de que, além das características comportamentais, você também precisará de conhecimentos técnicos.

E para continuar se capacitando, é importante nunca parar de estudar. Aproveite a visita ao blog e faça já a inscrição em nosso vestibular!

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