Afinal, quanto ganha um podólogo?

quanto ganha um podólogo

Desconto nota do Enem

A Podologia é uma especialidade da área da saúde e bem-estar e, embora muitas pessoas achem que se trata apenas de vaidade, cuidar dos pés é algo importante para qualquer pessoa. Mas, afinal, quanto ganha um podólogo?

Essa é uma profissão que tem crescido no mercado, sobretudo porque muita gente descobriu os benefícios de manter o tratamento com esse tipo de profissional. Porém, é preciso estudar e se especializar na área para obter bons resultados!

Quer saber mais sobre a carreira e o curso de Podologia? Acompanhe o texto até o final!

A média salarial na área da Podologia, é de R$ 1.523,52*, segundo dados do CAGED. Com especialização e diferenciais no currículo, o profissional consegue aumentar seus rendimentos para R$ 2.426,18*.

Existem redes muito famosas que empregam um número alto de profissionais distribuídos em suas unidades, assim como autônomos trabalhando em todo o país.

O podólogo é o profissional especialista em cuidar da saúde dos pés. Muitas vezes, sua atuação é confundida com o serviço de pedicure, mas vale lembrar que estamos falando de coisas diferentes.

Na verdade, pedicures e manicures cuidam mais da parte de corte das unhas e esmaltação, sendo a atenção direcionada para a estética. Alguns podólogos também se encarregam dessa tarefa, só que a Podologia vai além disso.

Problemas como calosidades, micoses, rachaduras, infecções e as temidas unhas encravadas devem ser tratados por podólogos, que dominam as técnicas capazes de solucionar cada caso.

Afinal, é arriscado colocar a sua saúde em jogo –– e estamos falando de uma parte do corpo extremamente importante para realizar as atividades básicas do dia a dia. Acredite se quiser, um encravamento de unha pode levar uma pessoa para o hospital e até deixá-la de repouso por um tempo.

Quem estuda sobre Podologia vai encontrar algumas vertentes dentro da área. Alguns profissionais optam por oferecer serviços diversificados para seus clientes, enquanto outros focam um tipo de atendimento.

Conheça a seguir as principais possibilidades de atuação:

  • Podogeriatria: dedicada ao cuidado dos idosos, que podem apresentar complicações de outras doenças e da idade mais avançada;
  • Podopediatria: focada nos pequenos pacientes que ainda têm uma estrutura mais frágil e querem evitar problemas no futuro;
  • Pés de risco: engloba pessoas que sofrem com lesões, diabetes, problemas ortopédicos e outros que requerem maior atenção do profissional;
  • Podologia desportiva: especialidade com foco em atender os atletas, que precisam dos seus pés saudáveis e muito bem cuidados para ter um bom desempenho esportivo;
  • Quiropodologia: prioriza o uso de produtos e procedimentos naturais para tratar dos pés;
  • Podologia preventiva: oferece os tratamentos básicos para evitar que a pessoa desenvolva problemas nos pés e tenha sua saúde afetada;
  • Podologia laboral: cuida dos pés de trabalhadores de acordo com as especificidades das atividades desempenhadas, sendo um recurso de saúde ocupacional.

Onde os podólogos trabalham?

Isso vai depender da área de atuação escolhida. Um podólogo laboral costuma ser contratado por uma ou mais empresas para cuidar dos pés da equipe. Enquanto isso, os especialistas desportivos atuam em clubes ou acompanhando os atletas.

Outros locais de trabalho comuns são:

  • clínicas de saúde e estética;
  • academias;
  • spas;
  • casas de repousos;
  • hospitais.

O atendimento domiciliar também é uma alternativa, principalmente em casos de pacientes com alguma dificuldade de locomoção. Quem trabalha com idosos, por exemplo, pode ter um diferencial ao disponibilizar o tratamento home care.

Tour pela prova do Enem

Vale a pena investir na área?

Essa é uma dúvida que, com certeza, passa pela cabeça de quem se interessa pela Podologia. A curiosidade de saber quanto ganha um podólogo é legítima e estamos aqui para desvendá-la.

A realidade é que os ganhos em qualquer profissão podem variar bastante, principalmente com relação à região de trabalho e oportunidades conquistadas por cada profissional.

Capacitação e experiência são dois fatores que contribuem para ter melhores salários, mas é claro que em uma grande metrópole (como São Paulo) as chances de receber bem pelo serviço são maiores do que em uma cidade do interior.

Se essa é uma profissão que atrai o seu interesse, é claro que vale a pena apostar nela. O primeiro passo é garantir sua certificação em um curso de Podologia, que normalmente é oferecido no formato Tecnólogo.

Essa é uma das faculdades rápidas que oferecemos aqui na Unopar para ajudar você a entrar no mercado de trabalho em menos tempo –– o que não quer dizer que seja uma opção pior ou com menor reconhecimento. O Tecnólogo é um curso superior, assim como os Bacharelados e as Licenciaturas.

Por fim, vamos falar de uma questão que em algum momento passa a ser decisiva para todo profissional: crescer na carreira e ganhar mais dinheiro. Essa é uma preocupação compartilhada com quem está enfrentando os desafios do mercado de trabalho pós-pandemia, não é verdade?

Como os salários são mais limitados na condição de funcionário de uma empresa, uma solução para os podólogos aumentarem a renda é abrindo um empreendimento próprio.

Os profissionais autônomos conseguem ter maior flexibilidade de horários e preços, por exemplo. Com o crescimento do negócio, é possível contratar mais gente e potencializar os lucros.

Outra dica fundamental para ganhar mais é investir em conhecimento, sendo autônomo ou não. A experiência e atendimento de alta qualidade são aspectos especiais nesse mercado. A tecnologia também tem sido uma grande aliada no setor.

Como nem todos os clientes fazem a podologia preventiva, muitos acabam procurando os profissionais em situações críticas. Para tanto, o desenvolvimento de habilidades técnicas é tão relevante quanto das comportamentais para passar segurança no tratamento.

Para reforçar seus diferenciais, o curso de Podologia da Unopar oferece diversos benefícios para sua carreira, que vão desde a plataforma de empregabilidade Canal Conecta às possibilidades de aprendizado nas Aula Destaque e Trilhas de Carreira. Assim, você terá uma formação completa!

Aproveite essa oportunidade!

Agora que já descobriu quanto ganha um podólogo e sabe que esses ganhos podem ser multiplicados para quem presta um serviço de excelência, não deixe de investir na sua qualificação.

Comece conquistando sua formação na área: inscreva-se no vestibular aqui da Unopar para garantir sua vaga!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 27

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados