Gerontologia só se aplica à saúde do idoso? Descubra

saúde do idoso e Gerontologia

À medida que o número de pessoas com 60 anos ou mais no Brasil cresce, as profissões relacionadas ao cuidado ganham destaque nesse novo contexto. É o caso do gerontólogo. A saúde do idoso e a Gerontologia têm, de fato, uma forte ligação, mas quem se interessa por essa área precisa conhecer a profissão de maneira mais ampla.

A Gerontologia estuda o envelhecimento das pessoas, em todos os sentidos (social, econômico psicológico etc). Esse processo tem impactos na saúde e no comportamento do ser humano, exigindo várias adaptações e novos hábitos de vida. É uma área que exige bastante dedicação e qualificação dos profissionais.

No Brasil, existe o curso superior em Gerontologia para formar novos profissionais com capacidade de atender às demandas de trabalho do gerontólogo.

Tem interesse na área? Venha tirar suas dúvidas neste post. Vamos explicar a relação entre saúde do idoso e a Gerontologia, o que é Gerontologia, as possibilidades da área, dentre outros detalhes sobre a profissão de gerontólogo. Vamos lá!

Como é a atuação na Gerontologia?

O profissional especialista em Gerontologia propõe ações de prevenção aos problemas de saúde, sociais, econômicos e até psicológicos gerados pelo envelhecimento. Orienta na criação de condições adequadas para garantir a saúde e o bem-estar do idoso.

Também atua nos cuidados paliativos do paciente idoso para a garantia da dignidade e qualidade de vida até a sua morte, com forte apoio dos familiares e pessoas próximas.

No caso de pacientes que passam perdas resgatáveis ou irreversíveis, o gerontólogo atua na formulação de cuidados relacionados à reabilitação para a garantia de uma vida digna.

As áreas de trabalho mais comuns do gerontólogo são hospitais, clínicas de reabilitação, lar de idosos e órgãos responsáveis pela elaboração de políticas públicas voltadas à terceira idade.

Para atuar como gerontólogo, é preciso uma qualificação na área e o registro profissional. Embora exista a graduação de Gerontologia, profissionais formados em outros cursos na área de saúde, como Enfermagem, também podem atuar em posições semelhantes. Nesse caso, pode-se optar por fazer uma pós-graduação em Gerontologia.

Qual é a relação entre a Gerontologia e os idosos?

A terceira idade é o público-alvo das ações propostas por um especialista em Gerontologia. A área requer pessoas com vocação profissional para lidar com um público sensível, que demanda atenção, comprometimento e uma abordagem humanizada.

O gerontólogo olha para o bem-estar do idoso de maneira integral –– chamando atenção não apenas para as suas condições físicas, mas também para as condições sociais, econômicas e emocionais que torneiam a vida desse grupo de pacientes.

Então, esse profissional pode promover dinâmicas em grupo com idosos, realizar trabalhos manuais, atender e prestar apoio a idosos que enfrentam problemas como preconceitos ou maus-tratos.

Em suma, a preocupação de um gerontólogo é ajudar as pessoas a envelhecer da melhor forma possível. Orientações de planejamento e cuidados na rotina fazem parte das suas missões, entendendo sempre as necessidades de quem está com uma idade avançada.

Quais são as outras possibilidades de atuação em Gerontologia?

O campo de atuação do especialista em Gerontologia é abrangente. Além de atuar diretamente nos cuidados preventivos e paliativos com o público idoso, o gerontólogo pode optar por seguir carreiras nas seguintes atuações:

Teste Vocacional Rápido
  • pesquisa acadêmica;
  • ensino;
  • criação de políticas públicas de promoção à saúde
  • educação comunitária.

Qual é a importância da faculdade de Gerontologia para se destacar no mercado de trabalho?

O gerontólogo precisa pensar em formas de tornar a vida da população idosa mais saudável. Por isso, deve estar preparado para lidar com uma série de questões do envelhecimento que, às vezes, fogem as práticas de cuidado de saúde.

É preciso saber acolher e ouvir as pessoas, adaptar clínicas e consultórios para receber determinados pacientes, além de desenvolver um repertório de tratamentos e atividades adequadas à realidade de cada um.

Fazer o curso superior de Gerontologia é a melhor maneira de conhecer de perto todas essas questões e se preparar para os desafios de trabalhar com o público da terceira idade.

O curso superior também oferece aos estudantes a chance de aprender com experiências de profissionais qualificados que já estiveram em seu lugar. Essa troca é importante não só pela assimilação das técnicas, mas pelo preparo para os principais desafios que envolvem a área.

Por que estudar Gerontologia na Unopar?

Tornando-se aluno do curso de Gerontologia na Unopar, você tem acesso a vantagens que facilitam sua entrada no ensino superior, enriquecem sua grade de curricular e ainda ajudam você a ingressar mercado de trabalho.

Confira as vantagens a seguir.

Formas de ingresso diversificadas

Escolha a melhor forma de começar o seu curso superior da Unopar. Além do vestibular tradicional, a faculdade oferece as seguintes opções:

  • vestibular online (provas a distância):
  • nota do Enem (use sua pontuação do Enem e pule a prova do vestibular);
  • transferência externa (transfira sua graduação para a Unopar).

Bolsas de estudo

A bolsa de estudo é um auxílio destinados aos candidatos que não podem pagar o valor integral da mensalidade do curso superior. Se você precisa desse benefício, corra e veja quais são as opções oferecidas na Unopar:

  • bolsa Enem: bolsa de até 100% para os candidatos que usam a nota do Enem como forma de ingresso;
  • bolsa transferência externa: oferece desconto na mensalidade para quem transfere sua graduação para Unopar;
  • bolsa incentivo: destinada aos alunos da modalidade a distância que estão matriculados nos cursos participantes da oferta.

Qualificação para o mercado de trabalho

Os alunos da Unopar podem assistir a aulas exclusivas com profissionais bem conceituados no mercado de trabalho no programa Aula Destaque. É uma oportunidade de tirar dúvidas e absorver algumas dicas de quem tem experiência.

Nas Trilhas de Carreira, você participa de atividades extracurriculares para desenvolver habilidades valorizadas no mercado de trabalho. Tudo online e exclusivo para os alunos.

Não vê a hora de conseguir um estágio ou emprego? A Unopar coloca você para encontrar vagas exclusivas anunciadas no Canal Conecta, um portal online de empregabilidade.

Inscreva-se no vestibular!

Os gerontólogos não terão dificuldades de arrumar emprego com a crescente expectativa de vida da população brasileira. Mas a qualificação profissional continua sendo o primeiro passo para trabalhar na área de saúde. Com o diploma de graduação, sua jornada começa! Que tal aprender tudo sobre saúde do idoso e Gerontologia?

Aproveite agora para fazer sua inscrição online no vestibular da Unopar e garantir sua vaga no curso superior de Gerontologia!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Mudança de carreira: o guia prático para dar os primeiros passos
Volta aos estudos

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.