Você sabe como funciona o supletivo a distância? Descubra!

Você sabe como funciona o supletivo a distância? Descubra!

O supletivo a distância é uma excelente alternativa para quem deseja voltar a estudar e obter o certificado do ensino médio. A modalidade é recheada de vantagens, uma vez que o estudante tem a liberdade de dedicar-se em qualquer lugar e horário, bastando ter acesso à internet.

Por meio da certificação, é possível dar continuidade a cursos técnicos e acadêmicos, além da possibilidade de prestar concurso público para alcançar melhores cargos e salários. Atualmente, o Ministério da Educação reconhece e valida a aprendizagem via EAD — afinal, grande parte dos indivíduos que opta por este modelo precisa conciliar os estudos com outras atividades.

Para isso, continue acompanhando e saiba como funciona, quais são as diferenças para a modalidade presencial e, ainda, para quem o supletivo a distância é indicado. Confira a seguir!

O que é o supletivo?

O supletivo a distância consiste em aulas online em plataformas digitais nas quais o aluno tem a chance de concluir os diferentes níveis de ensino sem sair de casa. Sendo assim, tal modelo funciona de maneira eficiente para quem não tem tempo suficiente para se deslocar até a escola e necessita, em muitos casos, estudar sozinho.

Existem duas formas de prestar o supletivo a distância, podendo ser por correspondência e recebendo o material didático em casa, ou via internet.

No entanto, o MEC determina que, para ambas as opções, o estudante tem a obrigatoriedade de fazer as avaliações finais em algum polo presencial. Ou seja, a cada bimestre ou semestre, é preciso se deslocar para comprovar que você está apto para receber a certificação do curso.

Para quem é destinado?

De maneira geral, o supletivo a distância é destinado, sobretudo, para as pessoas mais velhas que, por algum motivo, não conseguiram concluir os estudos dentro da idade indicada. Assim, a modalidade vale tanto para os anos do ensino fundamental quanto para os do ensino médio, sendo possível terminar os estudos na metade do período da educação regular.

Tanto o formato a distância quanto o presencial são voltados para quem não finalizou as etapas da educação básica no tempo e na idade adequados. Portanto, o supletivo não pode ser feito por quem ainda esteja na idade escolar, por exemplo, com o intuito de acelerar os estudos.

Assim, a idade mínima determinada pelo MEC para cursar o supletivo do ensino fundamental é de 15 anos e, para o ensino médio, o mínimo é ter 18 anos. Quem já iniciou o ensino médio e conta com a conclusão de algumas disciplinas pelo Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) tem a opção de eliminar algumas matérias no supletivo a distância, bastando apresentar o histórico escolar ou o certificado parcial de proficiência no ato da matrícula.

Como fazer supletivo a distância?

Como comentamos, o supletivo a distância pode ser feito totalmente online ou por correspondência. No primeiro caso, todos os materiais são disponibilizados via internet para o estudo e, no segundo, as apostilas e os livros são encaminhados para o endereço do estudante.

Assim, o aluno deve estudar por meio dos materiais, cumprindo com a carga horária estipulada para o curso. Também é fundamental participar das provas que, nesse caso, são agendadas pela instituição de ensino responsável pelo supletivo. As avaliações, geralmente, ocorrem em polos EAD.

No modelo presencial, por exemplo, os estudantes matriculados devem frequentar as aulas e cumprir com uma carga horária muito mais extensa do que o formato a distância.

Como muitas pessoas que optam por tal modelo têm filhos ou trabalham, pode ficar inviável concluir os estudos dentro do período especificado. Por isso mesmo, cada vez mais o supletivo em casa, a distância, é procurado e torna-se a principal escolha de quem já passou da idade de formação dos níveis básicos da educação.

O que determina o MEC?

Conforme determina o MEC, por meio do Decreto n.º 5.622/2005, todas as avaliações finais do supletivo a distância precisam ser feitas de forma presencial. Ou seja, é preciso verificar se a escola segue tais determinações e, ainda, se oferece uma sede para a aplicação das provas. Além disso, a legislação também exige que cada aluno tenha, no mínimo, seis meses para concluir cada ano.

Sendo assim, o supletivo a distância do ensino fundamental deve durar no máximo 24 meses, enquanto a formação no ensino médio não pode ultrapassar 18 meses. Em ambos os casos, no entanto, o diploma oferecido tem a mesma validade que a modalidade presencial regular, mas é preciso estar atento para saber se o curso escolhido oferece uma duração menor, a fim de evitar problemas ou inconvenientes.

Como escolher onde fazer o supletivo?

Existem diversos casos de pessoas que concluíram o supletivo, mas que, por algum motivo, não conseguiram obter a certificação final do curso. Isso porque diversas instituições de ensino ofertam a modalidade sem estar, de fato, habilitadas a oferecer o programa.

Para isso, é imprescindível analisar, antes de fazer a matrícula, se a escola está em concordância com as diretrizes do MEC que mencionamos e se o supletivo atende às demandas do estudante. Nesse caso, você pode verificar na Secretaria de Educação do seu estado se o estabelecimento escolhido está autorizado a oferecer o curso.

Tendo a confirmação de que tudo está conforme a legislação, basta efetuar a matrícula e iniciar os seus estudos tranquilamente. Esteja atento, apenas, ao período especificado para cada ano e nível de ensino, pois assim você pode realizar um planejamento mais específico e saber qual o tempo necessário para finalizar o programa.

Optar pelo supletivo a distância pode ser uma excelente oportunidade para concluir os estudos e obter o certificado do ensino médio com o objetivo de conseguir melhores cargos no futuro. Lembre-se, no entanto, que é fundamental escolher uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC, pois assim você tem a certeza de que o seu investimento valerá, de fato, a pena!

Gostou do conteúdo? Esperamos que sim! Aproveite a visita e deixe o seu comentário dizendo o que achou das informações contidas no post!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 124

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Gostaria de me inscrever para fazer o supletivo. Para terminar o ensino médio.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.